O ensino de ciências na educação inclusiva: atuação dos professores e metodologias desenvolvidas

This work had as its theme to carry out a bibliographic survey in relation to the inclusive education of students with special needs in the regular school system, as well as the challenges faced by students and teachers in science teaching. The process of including students with special needs is a c...

ver descrição completa

Autor principal: Trentini, Caroline Portilho
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26865
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-26865
recordtype dspace
spelling riut-1-268652021-12-25T06:05:36Z O ensino de ciências na educação inclusiva: atuação dos professores e metodologias desenvolvidas The science teaching in inclusive education: performance of teachers and developed methodologies Trentini, Caroline Portilho Bortoli, Marlene Magnoni Bortoli, Marlene Magnoni Turmena, Leandro Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça Inclusão escolar Crianças com deficiência – Educação Ensino – Metodologia Mainstreaming in education Children with disabilities – Education Teaching – Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work had as its theme to carry out a bibliographic survey in relation to the inclusive education of students with special needs in the regular school system, as well as the challenges faced by students and teachers in science teaching. The process of including students with special needs is a challenging task, in the theoretical part and the legislation can seem to be an easy path, however the reality found in classrooms is different, and the care and attention that students need they do not fit in conventional methods, therefore new structures, processes and didactic practices must be developed and applied aiming at the adequate learning of all inclusion students. From the evaluation of the works published in the area of interest, the bibliographic survey demonstrated several educational resources that can be used, contributing to student learning from pedagogical practices and resources that increase the motivation and interest of students with disabilities and/or special needs, providing alternatives for teaching Science in the inclusion school environment, respecting the limits and uniqueness of each student. However, there is a need for continued training for teachers, as well as for the entire school team, in order to achieve learning objectives effectively. For the inclusion of students with disabilities and/or special needs to happen effectively, it is necessary to have teachers and school managers who are active and committed to learning that reflect and seek strategies that involve tools and methods that allow the teaching learning of these students. Este trabalho teve como temática realizar um levantamento bibliográfico em relação a educação inclusiva de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino, assim como os desafios enfrentados pelos alunos e professores no ensino de Ciências. O processo de inclusão de alunos com necessidades especiais é uma tarefa desafiadora, mesmo que na parte teórica e legislativa pareça ser um caminho fácil, no entanto a realidade encontrada nas salas de aulas é outra, sendo que o cuidado e a atenção que os alunos necessitam não se encaixam nos métodos convencionais, portanto novas estruturas processos e práticas didáticas devem ser desenvolvidas e aplicadas visando o adequado aprendizado de todos os alunos de inclusão. A partir da avaliação dos trabalhos publicados na área de interesse, o levantamento bibliográfico demonstrou diversos recursos educacionais que podem ser utilizados, contribuindo para aprendizagem do aluno a partir das práticas pedagógicas e recursos que aumentam a motivação e interesse do aluno com deficiência e/ou necessidades especiais, fornecendo alternativas para o ensino de Ciências no ambiente escolar de inclusão, respeitando os limites e singularidade de cada educando. No entanto é observada uma necessidade de formação continuada dos professores, assim como de todo equipe escolar, para que se alcance de forma eficaz os objetivos de aprendizagem. Para que efetivamente a inclusão de educandos com deficiência e/ou necessidades especiais aconteça, é preciso ter professores e gestores escolares atuantes e comprometidos com o aprendizado, que reflitam e procurem sempre buscar conhecimentos e estratégias que envolvam ferramentas e métodos que permitam e tragam melhorias no campo de aprendizagem e desenvolvimentos dos alunos. 2021-12-24T20:10:24Z 2021-12-24T20:10:24Z 2020-09-25 specializationThesis TRENTINI, Caroline Portilho. O ensino de ciências na educação inclusiva: atuação dos professores e metodologias desenvolvidas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26865 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Inclusão escolar
Crianças com deficiência – Educação
Ensino – Metodologia
Mainstreaming in education
Children with disabilities – Education
Teaching – Methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Inclusão escolar
Crianças com deficiência – Educação
Ensino – Metodologia
Mainstreaming in education
Children with disabilities – Education
Teaching – Methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Trentini, Caroline Portilho
O ensino de ciências na educação inclusiva: atuação dos professores e metodologias desenvolvidas
description This work had as its theme to carry out a bibliographic survey in relation to the inclusive education of students with special needs in the regular school system, as well as the challenges faced by students and teachers in science teaching. The process of including students with special needs is a challenging task, in the theoretical part and the legislation can seem to be an easy path, however the reality found in classrooms is different, and the care and attention that students need they do not fit in conventional methods, therefore new structures, processes and didactic practices must be developed and applied aiming at the adequate learning of all inclusion students. From the evaluation of the works published in the area of interest, the bibliographic survey demonstrated several educational resources that can be used, contributing to student learning from pedagogical practices and resources that increase the motivation and interest of students with disabilities and/or special needs, providing alternatives for teaching Science in the inclusion school environment, respecting the limits and uniqueness of each student. However, there is a need for continued training for teachers, as well as for the entire school team, in order to achieve learning objectives effectively. For the inclusion of students with disabilities and/or special needs to happen effectively, it is necessary to have teachers and school managers who are active and committed to learning that reflect and seek strategies that involve tools and methods that allow the teaching learning of these students.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Trentini, Caroline Portilho
author_sort Trentini, Caroline Portilho
title O ensino de ciências na educação inclusiva: atuação dos professores e metodologias desenvolvidas
title_short O ensino de ciências na educação inclusiva: atuação dos professores e metodologias desenvolvidas
title_full O ensino de ciências na educação inclusiva: atuação dos professores e metodologias desenvolvidas
title_fullStr O ensino de ciências na educação inclusiva: atuação dos professores e metodologias desenvolvidas
title_full_unstemmed O ensino de ciências na educação inclusiva: atuação dos professores e metodologias desenvolvidas
title_sort o ensino de ciências na educação inclusiva: atuação dos professores e metodologias desenvolvidas
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation TRENTINI, Caroline Portilho. O ensino de ciências na educação inclusiva: atuação dos professores e metodologias desenvolvidas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26865
_version_ 1805315970317680640
score 10,814766