Demonstrações em geometria no ensino médio: uma proposta de atividades para se trabalhar de forma remota

Mathematical proofs develop in students the ability to argue, question, raise hypotheses and solve problems. The benefits achieved when working with proofs go far beyond the acquisition of mathematical knowledge. These skills, once acquired, are carried throughout life, providing the formation of cr...

ver descrição completa

Autor principal: Camara, Luciano Tavares
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27054
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-27054
recordtype dspace
spelling riut-1-270542022-02-11T06:05:12Z Demonstrações em geometria no ensino médio: uma proposta de atividades para se trabalhar de forma remota Proofs in geometry in high school: a proposal for activities to work remotely Camara, Luciano Tavares Santos, Anderson Paiao dos https://orcid.org/0000-0001-5613-8808 http://lattes.cnpq.br/5070545194057569 Vieira, Anderson da Silva http://lattes.cnpq.br/9406773693721226 Santos, Anderson Paiao dos http://lattes.cnpq.br/5070545194057569 Albanez, Debora Aparecida Francisco http://lattes.cnpq.br/7903321043316413 Andrade, Thiago Pinguello de http://lattes.cnpq.br/8824631510048176 Silva, Weslem Liberato http://lattes.cnpq.br/8238746956354442 Geometria Matemática - Estudo e ensino Matemática aplicada Geometry Mathematics - Study and teaching Applied mathematics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Matemática Mathematical proofs develop in students the ability to argue, question, raise hypotheses and solve problems. The benefits achieved when working with proofs go far beyond the acquisition of mathematical knowledge. These skills, once acquired, are carried throughout life, providing the formation of critical citizens who knows how to position themselves before society. Therefore, this work aims to propose activities that exercise the students deductive sense and arouse in them the curiosity for mathematical knowledge culminating in proofs of some important theorems of geometry. Such activities were designed the teacher can develop them remotely with high school students. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) As demonstrações em matemática desenvolvem no educando a capacidade de argumentar, questionar, levantar hipóteses e resolver problemas. Os benefícios alcançados ao se trabalhar com demonstrações vão muito além da aquisição de conhecimentos matemáticos. Essas habilidades, uma vez adquiridas, são levadas por toda a vida, propiciando a formação de um cidadão crítico que saiba se posicionar perante a sociedade. Diante disso, este trabalho tem como objetivo propor atividades que exercitem o senso dedutivo do aluno e desperte nele a curiosidade pelo saber matemático culminando em demonstrações de alguns teoremas importantes da geometria. Tais atividades foram pensadas para que o professor possa desenvolvê-las de forma remota com alunos do ensino médio. 2022-02-10T21:49:03Z 2022-02-10T21:49:03Z 2021-02-04 masterThesis CAMARA, Luciano Tavares. Demonstrações em geometria no ensino médio: uma proposta de atividades para se trabalhar de forma remota. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27054 por openAccess https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Cornelio Procopio Brasil Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Geometria
Matemática - Estudo e ensino
Matemática aplicada
Geometry
Mathematics - Study and teaching
Applied mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Matemática
spellingShingle Geometria
Matemática - Estudo e ensino
Matemática aplicada
Geometry
Mathematics - Study and teaching
Applied mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Matemática
Camara, Luciano Tavares
Demonstrações em geometria no ensino médio: uma proposta de atividades para se trabalhar de forma remota
description Mathematical proofs develop in students the ability to argue, question, raise hypotheses and solve problems. The benefits achieved when working with proofs go far beyond the acquisition of mathematical knowledge. These skills, once acquired, are carried throughout life, providing the formation of critical citizens who knows how to position themselves before society. Therefore, this work aims to propose activities that exercise the students deductive sense and arouse in them the curiosity for mathematical knowledge culminating in proofs of some important theorems of geometry. Such activities were designed the teacher can develop them remotely with high school students.
format Dissertação
author Camara, Luciano Tavares
author_sort Camara, Luciano Tavares
title Demonstrações em geometria no ensino médio: uma proposta de atividades para se trabalhar de forma remota
title_short Demonstrações em geometria no ensino médio: uma proposta de atividades para se trabalhar de forma remota
title_full Demonstrações em geometria no ensino médio: uma proposta de atividades para se trabalhar de forma remota
title_fullStr Demonstrações em geometria no ensino médio: uma proposta de atividades para se trabalhar de forma remota
title_full_unstemmed Demonstrações em geometria no ensino médio: uma proposta de atividades para se trabalhar de forma remota
title_sort demonstrações em geometria no ensino médio: uma proposta de atividades para se trabalhar de forma remota
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation CAMARA, Luciano Tavares. Demonstrações em geometria no ensino médio: uma proposta de atividades para se trabalhar de forma remota. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27054
_version_ 1805307407995240448
score 10,819481