A produção escrita nos sexto e sétimo anos do ensino fundamental: uma análise da BNCC

The objective of this work is to investigate how the Common National Curriculum Base (BRASIL, 2017/2018) addresses the teaching axis (or language practice) “Written Production” (sixth and seventh grades/Elementary School). The interest arose from knowing that the Base intends that the work with the...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Thamires Gomes
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27108
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-27108
recordtype dspace
spelling riut-1-271082022-02-15T06:06:42Z A produção escrita nos sexto e sétimo anos do ensino fundamental: uma análise da BNCC Written production in the sixth and seventh years of elementary school: an analysis of BNCC Silva, Thamires Gomes Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski Catelan, Evandro de Melo Silva, Luciana Pereira da Língua portuguesa - Estudo e ensino Textos Escrita Base Nacional Comum Curricular Portuguese language - Study and teaching Texts Writing CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS The objective of this work is to investigate how the Common National Curriculum Base (BRASIL, 2017/2018) addresses the teaching axis (or language practice) “Written Production” (sixth and seventh grades/Elementary School). The interest arose from knowing that the Base intends that the work with the Portuguese language in the classroom takes place by means of the text. This research is bibliographical, documental and also analytical. Thus, to support this study, the official education documents are used, as well as the conceptions about textual production of theorists such as: Geraldi (1985), Geraldi (1991), Marcuschi (2002), Antunes (2002) and Bakhtin (2011). From these foundations, an analysis of the writing practice for the years determined in this research is carried out, in the National Base (BNCC), investigating contents, skills and reflecting on the articulation (or not) between these elements. The results show that there are nine objects of knowledge highlighted in relation to the production of texts and thirteen skills to be developed by students over the sixth and seventh years, also related to the productions. The main genres recommended for the series are the news (which, by the way, has a great focus), letters (especially those from the readers), opinion articles, critical reviews, articles for scientific dissemination, short stories and the poem. Furthermore, the BNCC brings, even if modestly, approaches on hypertexts, in an attempt to insert multimodality in basic education. Finally, it is concluded that the BNCC is a document that can significantly help the development of textual production classes, despite its gaps to be filled. Este trabalho tem como objetivo estudar como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017/2018) aborda o eixo de ensino (ou prática de linguagem) “Produção Escrita” (sexto e sétimo anos/Ensino Fundamental II). O interesse deu-se por saber que a Base intenciona que o trabalho com a Língua Portuguesa em sala de aula se dê por meio do texto. Esta pesquisa tem cunho bibliográfico, documental e também analítico. Assim, para fundamentar este estudo são utilizados os documentos oficiais da educação, bem como as concepções sobre produção textual de teóricos como: Geraldi (1985), Geraldi (1991), Marcuschi (2002), Antunes (2002) e Bakhtin (1997/2011). A partir desses fundamentos, realiza-se uma análise da prática de escrita para os anos determinados nesta pesquisa, na Base Nacional (BNCC), investigando-se conteúdos, habilidades e refletindo-se sobre a articulação (ou não) entre esses elementos. Os resultados mostram que há nove objetos de conhecimentos destacados em relação à produção de textos e treze habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos ao longo dos sexto e sétimo anos, também em relação às produções. Já os principais gêneros recomendados para as séries são a notícia (que possui, por sinal, um grande enfoque), as cartas (principalmente as de leitores), o artigo de opinião, a resenha crítica, o artigo de divulgação científica, o conto e o poema. Além disso, a BNCC traz, ainda timidamente, enfoques sobre os hipertextos, em uma tentativa de inserção da multimodalidade no ensino básico. Por fim, conclui-se que a BNCC é um documento que pode auxiliar muito o desenvolvimento das aulas de produção textual, apesar de suas lacunas a serem supridas. 2022-02-14T22:21:57Z 2022-02-14T22:21:57Z 2021-12-02 bachelorThesis SILVA, Thamires Gomes. A produção escrita nos sexto e sétimo anos do ensino fundamental: uma análise da BNCC. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27108 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Licenciatura em Letras UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino
Textos
Escrita
Base Nacional Comum Curricular
Portuguese language - Study and teaching
Texts
Writing
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Língua portuguesa - Estudo e ensino
Textos
Escrita
Base Nacional Comum Curricular
Portuguese language - Study and teaching
Texts
Writing
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Silva, Thamires Gomes
A produção escrita nos sexto e sétimo anos do ensino fundamental: uma análise da BNCC
description The objective of this work is to investigate how the Common National Curriculum Base (BRASIL, 2017/2018) addresses the teaching axis (or language practice) “Written Production” (sixth and seventh grades/Elementary School). The interest arose from knowing that the Base intends that the work with the Portuguese language in the classroom takes place by means of the text. This research is bibliographical, documental and also analytical. Thus, to support this study, the official education documents are used, as well as the conceptions about textual production of theorists such as: Geraldi (1985), Geraldi (1991), Marcuschi (2002), Antunes (2002) and Bakhtin (2011). From these foundations, an analysis of the writing practice for the years determined in this research is carried out, in the National Base (BNCC), investigating contents, skills and reflecting on the articulation (or not) between these elements. The results show that there are nine objects of knowledge highlighted in relation to the production of texts and thirteen skills to be developed by students over the sixth and seventh years, also related to the productions. The main genres recommended for the series are the news (which, by the way, has a great focus), letters (especially those from the readers), opinion articles, critical reviews, articles for scientific dissemination, short stories and the poem. Furthermore, the BNCC brings, even if modestly, approaches on hypertexts, in an attempt to insert multimodality in basic education. Finally, it is concluded that the BNCC is a document that can significantly help the development of textual production classes, despite its gaps to be filled.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Silva, Thamires Gomes
author_sort Silva, Thamires Gomes
title A produção escrita nos sexto e sétimo anos do ensino fundamental: uma análise da BNCC
title_short A produção escrita nos sexto e sétimo anos do ensino fundamental: uma análise da BNCC
title_full A produção escrita nos sexto e sétimo anos do ensino fundamental: uma análise da BNCC
title_fullStr A produção escrita nos sexto e sétimo anos do ensino fundamental: uma análise da BNCC
title_full_unstemmed A produção escrita nos sexto e sétimo anos do ensino fundamental: uma análise da BNCC
title_sort produção escrita nos sexto e sétimo anos do ensino fundamental: uma análise da bncc
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation SILVA, Thamires Gomes. A produção escrita nos sexto e sétimo anos do ensino fundamental: uma análise da BNCC. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27108
_version_ 1760450984752971776
score 10,966579