Produção acadêmica em cursos de licenciatura: comparação entre os docentes de uma universidade tecnológica e uma clássica
This study aims to compare the university model through the academic production of professors teaching in undergraduate programs at a technological university with those at a traditional university. The study is comparative and quantitative. The sample consists of 1,017 undergraduate professors from...
Autor principal: | Lara, Luiz Marcelo de |
---|---|
Formato: | Tese |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27581 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-27581 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-275812022-03-10T06:06:18Z Produção acadêmica em cursos de licenciatura: comparação entre os docentes de uma universidade tecnológica e uma clássica Academic production in undergraduate courses: a comparison between professors at a technological and a traditional university Lara, Luiz Marcelo de Pilatti, Luiz Alberto https://orcid.org/0000-0003-2679-9191 http://lattes.cnpq.br/4854832473320818 Santos, Celso Bilynkievycz dos https://orcid.org/0000-0003-2107-8299 http://lattes.cnpq.br/0624178844533924 Pilatti, Luiz Alberto https://orcid.org/0000-0003-2679-9191 http://lattes.cnpq.br/4854832473320818 Oliveira Junior, Constantino Ribeiro de https://orcid.org/0000-0003-0577-5262 http://lattes.cnpq.br/7934725111247478 Cantorani, José Roberto Herrera https://orcid.org/0000-0003-1792-0383 http://lattes.cnpq.br/0674726819843483 Resende, Luis Mauricio Martins de http://orcid.org/0000-0003-4151-0843 http://lattes.cnpq.br/5368459603526305 Freitas Júnior, Miguel Archanjo de https://orcid.org/0000-0001-6636-8084 http://lattes.cnpq.br/3535289084806834 Universidades e faculdades Ensino superior Publicações científicas Currículos Universities and colleges Education, Higher Science publishing Education - Curricula CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Engenharia/Tecnologia/Gestão This study aims to compare the university model through the academic production of professors teaching in undergraduate programs at a technological university with those at a traditional university. The study is comparative and quantitative. The sample consists of 1,017 undergraduate professors from two universities: the Federal University of Paraná (UFPR) and the Federal University of Technology - Paraná (UTFPR), Brazil. The research corpus consists of professors’ curricula available on the Lattes Platform considering the period between 2013 and 2017. The identification of curricula to include in the corpus took place using the scriptLattes extraction tool. To analyze the collected data, a knowledge discovery in databases (KDD) process was used, which includes three macro steps: pre-processing of data; data mining; and post-processing of data. The results show that the academic production of undergraduate professors at UFPR is more consistent and qualified than those at UTFPR. Issues related to the period of the study and the consolidation of research can explain the results. We conclude that despite attempts to maintain the ideal of a technological university, UTFPR functions in a very similar manner to the traditional university model. O presente estudo tem como objetivo comparar o modelo de universidade através da produção acadêmica de docentes dos cursos de licenciatura de uma universidade tecnológica com os de uma universidade clássica. Trata-se de um estudo comparado, transversal e de natureza predominantemente quantitativa. A amostra foi composta por 1.017 docentes dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O corpus de pesquisa foi conformado por currículos disponíveis na Plataforma Lattes desses docentes considerando o período compreendido entre 2013 e 2017 e por documentos das duas instituições perquiridas. A recuperação dos currículos aconteceu através da ferramenta de extração scriptLattes. Para análise dos dados levantados foi utilizado o processo de descoberta de conhecimento em base de dados (DCBD). No processo foram percorridas três macroetapas: pré-processamento de mineração de dados; mineração de dados; e, pós-processamento de mineração de dados. Constatou-se que a produção acadêmica dos docentes dos cursos de licenciatura da UFPR é mais consistente e qualificada. A questão temporal e a pesquisa consolidada explicam o resultado. Conclui-se que a UTFPR, apesar de tentativas de manutenção do ideário tecnológico, está muito próxima do modelo clássico de universidade. 2022-03-09T18:07:08Z 2022-03-09T18:07:08Z 2021-12-20 doctoralThesis LARA, Luiz Marcelo de. Produção acadêmica em cursos de licenciatura: comparação entre os docentes de uma universidade tecnológica e uma clássica. 2021. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27581 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Universidades e faculdades Ensino superior Publicações científicas Currículos Universities and colleges Education, Higher Science publishing Education - Curricula CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Engenharia/Tecnologia/Gestão |
spellingShingle |
Universidades e faculdades Ensino superior Publicações científicas Currículos Universities and colleges Education, Higher Science publishing Education - Curricula CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Engenharia/Tecnologia/Gestão Lara, Luiz Marcelo de Produção acadêmica em cursos de licenciatura: comparação entre os docentes de uma universidade tecnológica e uma clássica |
description |
This study aims to compare the university model through the academic production of professors teaching in undergraduate programs at a technological university with those at a traditional university. The study is comparative and quantitative. The sample consists of 1,017 undergraduate professors from two universities: the Federal University of Paraná (UFPR) and the Federal University of Technology - Paraná (UTFPR), Brazil. The research corpus consists of professors’ curricula available on the Lattes Platform considering the period between 2013 and 2017. The identification of curricula to include in the corpus took place using the scriptLattes extraction tool. To analyze the collected data, a knowledge discovery in databases (KDD) process was used, which includes three macro steps: pre-processing of data; data mining; and post-processing of data. The results show that the academic production of undergraduate professors at UFPR is more consistent and qualified than those at UTFPR. Issues related to the period of the study and the consolidation of research can explain the results. We conclude that despite attempts to maintain the ideal of a technological university, UTFPR functions in a very similar manner to the traditional university model. |
format |
Tese |
author |
Lara, Luiz Marcelo de |
author_sort |
Lara, Luiz Marcelo de |
title |
Produção acadêmica em cursos de licenciatura: comparação entre os docentes de uma universidade tecnológica e uma clássica |
title_short |
Produção acadêmica em cursos de licenciatura: comparação entre os docentes de uma universidade tecnológica e uma clássica |
title_full |
Produção acadêmica em cursos de licenciatura: comparação entre os docentes de uma universidade tecnológica e uma clássica |
title_fullStr |
Produção acadêmica em cursos de licenciatura: comparação entre os docentes de uma universidade tecnológica e uma clássica |
title_full_unstemmed |
Produção acadêmica em cursos de licenciatura: comparação entre os docentes de uma universidade tecnológica e uma clássica |
title_sort |
produção acadêmica em cursos de licenciatura: comparação entre os docentes de uma universidade tecnológica e uma clássica |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2022 |
citation |
LARA, Luiz Marcelo de. Produção acadêmica em cursos de licenciatura: comparação entre os docentes de uma universidade tecnológica e uma clássica. 2021. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27581 |
_version_ |
1805312949170995200 |
score |
10,814766 |