Estudo numérico de sustentação e arrasto em uma asa de alumínio utilizando uma análise fluido-estrutural particionada acoplada em duas vias

Aviation was a great milestone in history, as it directly reduced the travel time between origin and destination. Along with the importance of transporting people and cargo comes the focus on reliability studies, design improvements and also fault investigation (catastrophic failures, component life...

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Autor principal: Leuzenski, Alan
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27886
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spelling riut-1-278862022-04-07T06:08:28Z Estudo numérico de sustentação e arrasto em uma asa de alumínio utilizando uma análise fluido-estrutural particionada acoplada em duas vias Numerical study of lift and drag in a wing using a partitioned fluid-structure analysis coupled in two-ways Leuzenski, Alan Santos, Rodrigo Villaca Santos, Rodrigo Villaca Lima, Luiz Eduardo Melo Carvalho, Marcelo Vasconcelos de Análise numérica Fluidodinâmica computacional Método dos elementos finitos Aeronáutica Aerodinâmica Numerical analysis Computational fluid dynamics Finite element method Aeronautics Aerodynamics CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA Aviation was a great milestone in history, as it directly reduced the travel time between origin and destination. Along with the importance of transporting people and cargo comes the focus on reliability studies, design improvements and also fault investigation (catastrophic failures, component life control, material properties, etc.). Numerical solving methodologies for structural and fluid dynamics are not new in industry and academia, and are used to find deformations in a wing with a 1-meter chord, Selig-1223 profile and a 4-meter wingspan. Lift and drag results are obtained, with values in the stall region of 2.61 and 0.199. At the tip, there is a maximum deformation of 13 millimeters. Opportunities for further studies are found for constructive improvement, weight reduction and better reliability of results. A aviação foi um grande marco para a história, pois reduziu significativamente o tempo de viagem entre uma origem e um destino. Junto com a importância do transporte de pessoas e cargas, vem o foco em estudos de confiabilidade, melhorias de projeto e também investigação de falhas (falhas catastróficas, controle de vida do componente, propriedades de materiais, etc.). Metodologias de resolução numérica em problemas estruturais e fluidodinâmicos não são uma novidade na indústria e no meio acadêmico. Nesse contexto, o presente trabalho utiliza este tipo de metodologia para obter deformações em uma asa de perfil Selig-1223 com 1 metro de corda e envergadura de 4 metros. Resultados de sustentação e de arrasto são obtidos, com valores na região de estol de 2, 61 e 0, 199, respectivamente. Na ponta da asa, obtiveram-se deformações máximas de 13 milímetros. Observam-se oportunidades de estudos adicionais para uma melhoria construtiva, uma redução de peso e uma melhor confiabilidade dos resultados. 2022-04-06T15:31:50Z 2022-04-06T15:31:50Z 2021-12-10 bachelorThesis LEUZENSKI, Alan. Estudo numérico de sustentação e arrasto em uma asa de alumínio utilizando uma análise fluido-estrutural particionada acoplada em duas vias. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27886 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Departamento Acadêmico de Engenharia Mecânica Engenharia Mecânica UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
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language Português
topic Análise numérica
Fluidodinâmica computacional
Método dos elementos finitos
Aeronáutica
Aerodinâmica
Numerical analysis
Computational fluid dynamics
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CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
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Leuzenski, Alan
Estudo numérico de sustentação e arrasto em uma asa de alumínio utilizando uma análise fluido-estrutural particionada acoplada em duas vias
description Aviation was a great milestone in history, as it directly reduced the travel time between origin and destination. Along with the importance of transporting people and cargo comes the focus on reliability studies, design improvements and also fault investigation (catastrophic failures, component life control, material properties, etc.). Numerical solving methodologies for structural and fluid dynamics are not new in industry and academia, and are used to find deformations in a wing with a 1-meter chord, Selig-1223 profile and a 4-meter wingspan. Lift and drag results are obtained, with values in the stall region of 2.61 and 0.199. At the tip, there is a maximum deformation of 13 millimeters. Opportunities for further studies are found for constructive improvement, weight reduction and better reliability of results.
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