A música enquanto instrumento de abordagem do pensamento filosófico: uma experiência de trabalho em Adorno, Horkheimer e Arendt com adolescentes

Historically, music is a human construction of subjectivity and creativity of individuals and, as well as a construction of group identity. Music reveals a society's anxieties, way of being and desires, among others. To analyze the lyrics of songs is to unveil a universe within a community in a...

ver descrição completa

Principais autores: Camilo, Merielle, Neves, Marcos Cesar Danhoni, Beloni, Belmiro Marcos, Dutra, Alessandra
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Londrina 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28161
http://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e020.id984
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-28161
recordtype dspace
spelling riut-1-281612022-04-30T06:07:42Z A música enquanto instrumento de abordagem do pensamento filosófico: uma experiência de trabalho em Adorno, Horkheimer e Arendt com adolescentes Music as a tool for approaching philosophical thought: an experiment in Adorno, Horkheimer and Arendt with adolescents Camilo, Merielle Neves, Marcos Cesar Danhoni Beloni, Belmiro Marcos Dutra, Alessandra Música - Análise, apreciação Música e filosofia Indústria cultural Music appreciation Music and philosophy Cultural industries CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Historically, music is a human construction of subjectivity and creativity of individuals and, as well as a construction of group identity. Music reveals a society's anxieties, way of being and desires, among others. To analyze the lyrics of songs is to unveil a universe within a community in a given context. In the present work, the third year high school students were asked to analyze songs of different musical genres, chosen at their own criteria, with the following themes: racism, xenophobia, homophobia, misogyny, and feminicide. The objective was to make explicit the relationships between the lyrics of wellknown songs and how the reproduced message is introjected and normalized by the listeners, regardless of their excluding or oppressive discourse. After the choice process, the participants were able to discuss the concepts of cultural industry, propaganda, mass culture (Frankfurt School) and the banalization of evil (Hannah Arendt), with a surprising result of the students' interest and expansion of their critical sense in relation to the world around them. Historicamente, a música é uma construção humana da subjetividade e criatividade dos indivíduos e, ao mesmo tempo, uma construção da identidade de grupo. A música revela ansiedades, modo de ser e desejos de uma sociedade, entre outros. Analisar as letras de músicas é desvendar um universo dentro de uma comunidade em determinado contexto. No presente trabalho, os alunos do terceiro ano do ensino médio foram instigados a analisarem músicas de diversos gêneros musicais, escolhidas a critério deles mesmos, com as temáticas: racismo, xenofobia, homofobia, misoginia e feminicídio. Objetivou-se explicitar as relações entre as letras de músicas conhecidas e como a mensagem reproduzida é introjetada e normalizada pelos ouvintes, não importando o discurso excludente ou opressor destas. Os participantes, após o processo de escolha, puderam discutir os conceitos de indústria cultural, propaganda, cultura de massas (Escola de Frankfurt) e a banalização da maldade (Hannah Arendt), com resultado surpreendente do interesse dos alunos e ampliação de seu senso crítico em relação ao mundo ao seu redor. 2022-04-29T23:57:56Z 2022-04-29T23:57:56Z 2021 article CAMILO, Merielle et al. A música enquanto instrumento de abordagem do pensamento filosófico: uma experiência de trabalho em Adorno, Horkheimer e Arendt com adolescentes. Revista Prática Docente, Confresa, v. 6, n. 1, p. 1-15, jan./abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/984. Acesso em: 29 abr. 2022. 2526-2149 http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28161 http://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e020.id984 por Revista Prática Docente https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/984 openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ application/pdf Londrina Brasil
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Música - Análise, apreciação
Música e filosofia
Indústria cultural
Music appreciation
Music and philosophy
Cultural industries
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Música - Análise, apreciação
Música e filosofia
Indústria cultural
Music appreciation
Music and philosophy
Cultural industries
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Camilo, Merielle
Neves, Marcos Cesar Danhoni
Beloni, Belmiro Marcos
Dutra, Alessandra
A música enquanto instrumento de abordagem do pensamento filosófico: uma experiência de trabalho em Adorno, Horkheimer e Arendt com adolescentes
description Historically, music is a human construction of subjectivity and creativity of individuals and, as well as a construction of group identity. Music reveals a society's anxieties, way of being and desires, among others. To analyze the lyrics of songs is to unveil a universe within a community in a given context. In the present work, the third year high school students were asked to analyze songs of different musical genres, chosen at their own criteria, with the following themes: racism, xenophobia, homophobia, misogyny, and feminicide. The objective was to make explicit the relationships between the lyrics of wellknown songs and how the reproduced message is introjected and normalized by the listeners, regardless of their excluding or oppressive discourse. After the choice process, the participants were able to discuss the concepts of cultural industry, propaganda, mass culture (Frankfurt School) and the banalization of evil (Hannah Arendt), with a surprising result of the students' interest and expansion of their critical sense in relation to the world around them.
format Artigo
author Camilo, Merielle
Neves, Marcos Cesar Danhoni
Beloni, Belmiro Marcos
Dutra, Alessandra
author_sort Camilo, Merielle
title A música enquanto instrumento de abordagem do pensamento filosófico: uma experiência de trabalho em Adorno, Horkheimer e Arendt com adolescentes
title_short A música enquanto instrumento de abordagem do pensamento filosófico: uma experiência de trabalho em Adorno, Horkheimer e Arendt com adolescentes
title_full A música enquanto instrumento de abordagem do pensamento filosófico: uma experiência de trabalho em Adorno, Horkheimer e Arendt com adolescentes
title_fullStr A música enquanto instrumento de abordagem do pensamento filosófico: uma experiência de trabalho em Adorno, Horkheimer e Arendt com adolescentes
title_full_unstemmed A música enquanto instrumento de abordagem do pensamento filosófico: uma experiência de trabalho em Adorno, Horkheimer e Arendt com adolescentes
title_sort música enquanto instrumento de abordagem do pensamento filosófico: uma experiência de trabalho em adorno, horkheimer e arendt com adolescentes
publisher Londrina
publishDate 2022
citation CAMILO, Merielle et al. A música enquanto instrumento de abordagem do pensamento filosófico: uma experiência de trabalho em Adorno, Horkheimer e Arendt com adolescentes. Revista Prática Docente, Confresa, v. 6, n. 1, p. 1-15, jan./abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/984. Acesso em: 29 abr. 2022.
2526-2149
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28161
http://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e020.id984
_version_ 1805321123836985344
score 10,814766