Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento

Once the appropriation of the alphabetic writing system and the reading processes are related to the development of Phonemic Awareness, the work with Phonological Awareness, as it involves the manipulation of these smaller units of the language, is of great importance in the development of Reading a...

ver descrição completa

Autor principal: Picolotto, Elena Adriana Dietrich
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28590
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-28590
recordtype dspace
spelling riut-1-285902022-05-20T06:08:27Z Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento Teachers' beliefs and attitudes regarding working with phono logical awareness in literacy and literacy processes Picolotto, Elena Adriana Dietrich Silva, Susiele Machry da https://orcid.org/0000-0002-7125-947X http://lattes.cnpq.br/5389305649634357 Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira https://orcid.org/0000-0003-4904-607X http://lattes.cnpq.br/8520264000160507 Rigatti-Scherer, Ana Paula https://orcid.org/0000-0003-2171-0952 http://lattes.cnpq.br/9151861650830746 Winfield, Claudia Marchese https://orcid.org/0000-0002-3215-2506 http://lattes.cnpq.br/6508465745136312 Silva, Susiele Machry da https://orcid.org/0000-0002-7125-947X http://lattes.cnpq.br/5389305649634357 Superstição Fonologia Alfabetização Leitura Superstition Phonology Literacy Reading CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Engenharia/Tecnologia/Gestão Once the appropriation of the alphabetic writing system and the reading processes are related to the development of Phonemic Awareness, the work with Phonological Awareness, as it involves the manipulation of these smaller units of the language, is of great importance in the development of Reading and Writing by children in the Literacy and Literacy phase. Given that, the theme of this research includes an investigation into what teachers who work in the early years of Elementary School 1 know about working with Phonological Awareness and if they do, how they develop activities that involve these skills in their classroom. The research sample included a group of teachers who work in the initial phase of literacy, which comprises the classes of Preschool, 1st year, 2nd year and 3rd year of Elementary School I. These teachers were consulted through a questionnaire, via Google Forms, with questions that sought to know: (a) if they know and work with Phonological Awareness; (b) how they think the Phonological Awareness contributes to the teaching and learning process; in addition, (c) how phonemes, syllables and rhymes are used in their classes. The obtained results show that most of the literacy teachers that were interviewed have knowledge about what it is and what it involves to work with Phonological Awareness, as well as they agree with its contribution to the development of reading and writing. In practice, however, these teachers, in their majority, still show preference for syllabic and alphabetic literacy methods, also because they are better known for being present in the material they use. Therefore, the need for preparing the teacher to work with skills that involve Phonological Awareness is evaluated. Uma vez que apropriação do sistema de escrita alfabético e os processos de leitura estão em relação com o desenvolvimento da Consciência Fonêmica, o trabalho com a Consciência Fonológica, por envolver a manipulação destas unidades menores da língua, é de suma relevância no desenvolvimento da Leitura e da Escrita por crianças em fase de Alfabetização e Letramento. Frente a isso, o tema desta pesquisa compreende uma investigação do que os professores que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental 1 conhecem sobre o trabalho com a Consciência Fonológica e, se, e como desenvolvem atividades que envolvam estas habilidades em sua sala de aula. A amostra da pesquisa contou com um grupo de professores que trabalham na fase inicial da alfabetização, que compreende as turmas de Pré escola, 1º ano, 2º ano e 3º ano do Ensino Fundamental I. Estes professores foram consultados por meio de questionário, via Google forms, com questões que buscaram conhecer sobre: (a) se conhecem e trabalham com Consciência Fonológica; (b) o que pensam sobre como a Consciência Fonológica contribui no processo de ensino e aprendizagem; além disso, (c) como os fonemas, sílabas e rimas são trabalhados nas suas aulas. Os resultados obtidos mostram que a maioria das professoras alfabetizadoras entrevistadas possui conhecimento sobre o que é e o que envolve o trabalho com a Consciência Fonológica, bem como concordam com a sua contribuição para o dedesenvolvimento da leitura e da escrita. Na prática, não obstante, estes professores, em maioria, revelam ainda dar preferência aos métodos de alfabetização silábico e alfabético, até mesmo por serem estes mais conhecidos e estarem presentes no material que usam. Avaliase, com isso, a necessidade de um preparo do professor para o trabalho com as habilidades que envolvam a Consciência Fonológica. 2022-05-19T12:41:26Z 2022-05-19T12:41:26Z 2022-03-22 masterThesis PICOLOTTO, Elena Adriana Dietrich. Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28590 por openAccess https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Programa de Pós-Graduação em Letras UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Superstição
Fonologia
Alfabetização
Leitura
Superstition
Phonology
Literacy
Reading
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Superstição
Fonologia
Alfabetização
Leitura
Superstition
Phonology
Literacy
Reading
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Picolotto, Elena Adriana Dietrich
Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento
description Once the appropriation of the alphabetic writing system and the reading processes are related to the development of Phonemic Awareness, the work with Phonological Awareness, as it involves the manipulation of these smaller units of the language, is of great importance in the development of Reading and Writing by children in the Literacy and Literacy phase. Given that, the theme of this research includes an investigation into what teachers who work in the early years of Elementary School 1 know about working with Phonological Awareness and if they do, how they develop activities that involve these skills in their classroom. The research sample included a group of teachers who work in the initial phase of literacy, which comprises the classes of Preschool, 1st year, 2nd year and 3rd year of Elementary School I. These teachers were consulted through a questionnaire, via Google Forms, with questions that sought to know: (a) if they know and work with Phonological Awareness; (b) how they think the Phonological Awareness contributes to the teaching and learning process; in addition, (c) how phonemes, syllables and rhymes are used in their classes. The obtained results show that most of the literacy teachers that were interviewed have knowledge about what it is and what it involves to work with Phonological Awareness, as well as they agree with its contribution to the development of reading and writing. In practice, however, these teachers, in their majority, still show preference for syllabic and alphabetic literacy methods, also because they are better known for being present in the material they use. Therefore, the need for preparing the teacher to work with skills that involve Phonological Awareness is evaluated.
format Dissertação
author Picolotto, Elena Adriana Dietrich
author_sort Picolotto, Elena Adriana Dietrich
title Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento
title_short Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento
title_full Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento
title_fullStr Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento
title_full_unstemmed Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento
title_sort crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation PICOLOTTO, Elena Adriana Dietrich. Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28590
_version_ 1805305542034325504
score 10,814766