Intervenção comportamental para treinadores no uso do estabelecimento de metas no tênis

The study evaluated the effects of training a tennis coach in the use of goal setting and consisted of three phases. At baseline (Phase 1),11 training sessions without interference from the researcher were recorded. The intervention (Phase 2) consisted of 10 sessions in which the coach was taught ho...

ver descrição completa

Principais autores: Sudo, Camila Harumi, Souza, Silvia Regina de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Londrina 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28637
https://doi.org/10.1590/S0103-166X2012000400011
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-28637
recordtype dspace
spelling riut-1-286372022-05-24T06:08:01Z Intervenção comportamental para treinadores no uso do estabelecimento de metas no tênis Behavioral intervention for coach in the use of goal setting in tennis Sudo, Camila Harumi Souza, Silvia Regina de Avaliação do comportamento Treinadores de atletas Metas (Psicologia) Behavioral assessment Athletic trainers Goal (Psychology) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA The study evaluated the effects of training a tennis coach in the use of goal setting and consisted of three phases. At baseline (Phase 1),11 training sessions without interference from the researcher were recorded. The intervention (Phase 2) consisted of 10 sessions in which the coach was taught how to observe and record the target behaviors, plan criteria for proficiency of the occurrences and provide feedback by proposing changes when necessary. The post-intervention (Phase 3) was similar in structure to the pretest. Throughout the phases, verbalizations and other behaviors of the coach (recording, participating and varying exercises) were recorded and categorized. An increase was noted in the percentage of instructions, corrections, descriptive compliments, records of athletes' performance and the coach's participation in the exercises, and a reduction in the percentage of critical/sarcastic attitudes throughout and after the intervention. The coach's behavior became generalized into other contexts and athletes reached their goals. Our results call for further discussion. O trabalho avaliou os efeitos da capacitação de um treinador de tênis para o uso de estabelecimento de metas. A pesquisa consistiu em três fases. Na linha de base (Fase 1) filmaram-se 11 sessões de treino, sem interferência da pesquisadora. A intervenção (Fase 2) consistiu em 10 sessões nas quais se ensinou ao treinador como observar e registrar comportamentos-alvo, planejar critérios de proficiência para suas ocorrências e fornecer feedback propondo mudanças quando necessárias. A pós-intervenção (Fase 3) foi semelhante, em estrutura, à linha de base. Ao longo das fases, verbalizações e outros comportamentos do treinador (registrar, participar e variar exercícios) foram registrados e categorizados. Verificou-se um aumento na porcentagem de instruções, correções, elogios descritivos, registros dos desempenhos dos atletas e participação do treinador nos exercícios, bem como redução na porcentagem de críticas/sarcasmos, durante e após a intervenção. Os comportamentos do treinador generalizaram-se para outros contextos, e os atletas alcançaram suas metas. Os resultados instigam novas discussões. 2022-05-23T21:57:57Z 2022-05-23T21:57:57Z 2012 article SUDO, Camila Harumi; SOUZA, Silvia Regina de. Intervenção comportamental para treinadores no uso do estabelecimento de metas no tênis. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 29, n. 4, p. 563-576, out.-dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/rxwHggbttD6rXdXFcXMJHvJ/?lang=pt. Acesso em: 23 maio 2022. 1982-0275 http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28637 https://doi.org/10.1590/S0103-166X2012000400011 por Estudos de Psicologia https://www.scielo.br/j/estpsi/a/rxwHggbttD6rXdXFcXMJHvJ/?lang=pt openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ application/pdf Londrina Brasil
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Avaliação do comportamento
Treinadores de atletas
Metas (Psicologia)
Behavioral assessment
Athletic trainers
Goal (Psychology)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
spellingShingle Avaliação do comportamento
Treinadores de atletas
Metas (Psicologia)
Behavioral assessment
Athletic trainers
Goal (Psychology)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Sudo, Camila Harumi
Souza, Silvia Regina de
Intervenção comportamental para treinadores no uso do estabelecimento de metas no tênis
description The study evaluated the effects of training a tennis coach in the use of goal setting and consisted of three phases. At baseline (Phase 1),11 training sessions without interference from the researcher were recorded. The intervention (Phase 2) consisted of 10 sessions in which the coach was taught how to observe and record the target behaviors, plan criteria for proficiency of the occurrences and provide feedback by proposing changes when necessary. The post-intervention (Phase 3) was similar in structure to the pretest. Throughout the phases, verbalizations and other behaviors of the coach (recording, participating and varying exercises) were recorded and categorized. An increase was noted in the percentage of instructions, corrections, descriptive compliments, records of athletes' performance and the coach's participation in the exercises, and a reduction in the percentage of critical/sarcastic attitudes throughout and after the intervention. The coach's behavior became generalized into other contexts and athletes reached their goals. Our results call for further discussion.
format Artigo
author Sudo, Camila Harumi
Souza, Silvia Regina de
author_sort Sudo, Camila Harumi
title Intervenção comportamental para treinadores no uso do estabelecimento de metas no tênis
title_short Intervenção comportamental para treinadores no uso do estabelecimento de metas no tênis
title_full Intervenção comportamental para treinadores no uso do estabelecimento de metas no tênis
title_fullStr Intervenção comportamental para treinadores no uso do estabelecimento de metas no tênis
title_full_unstemmed Intervenção comportamental para treinadores no uso do estabelecimento de metas no tênis
title_sort intervenção comportamental para treinadores no uso do estabelecimento de metas no tênis
publisher Londrina
publishDate 2022
citation SUDO, Camila Harumi; SOUZA, Silvia Regina de. Intervenção comportamental para treinadores no uso do estabelecimento de metas no tênis. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 29, n. 4, p. 563-576, out.-dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/rxwHggbttD6rXdXFcXMJHvJ/?lang=pt. Acesso em: 23 maio 2022.
1982-0275
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28637
https://doi.org/10.1590/S0103-166X2012000400011
_version_ 1805315420039675904
score 10,814766