Ser mulher nas ciências e na pesquisa: o caso de (r)existência e ressignificação histórica de Joana D’Arc Felix

When considering education by the motto of culture, it is understood that the different cultural artifacts produce pedagogical effects on the subjects, that is, they modalize ways of learning, teaching and understanding the world. In the search for an understanding of being a woman scientist in Braz...

ver descrição completa

Autor principal: Soares, Sara Silva
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28725
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-28725
recordtype dspace
spelling riut-1-287252022-06-07T06:07:35Z Ser mulher nas ciências e na pesquisa: o caso de (r)existência e ressignificação histórica de Joana D’Arc Felix Woman in sciences and research: the case of (r)existence and historical resignification of Joana D’Arc Felix Soares, Sara Silva Pricinotto, Gustavo Pricinotto, Gustavo Crespan, Estela dos Reis Hyrycena, Ana Carolina Cultura - Estudo e ensino Negras Mulheres na ciência Discriminação Culture - Study and teaching Women, Black Women in science Discrimination CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO When considering education by the motto of culture, it is understood that the different cultural artifacts produce pedagogical effects on the subjects, that is, they modalize ways of learning, teaching and understanding the world. In the search for an understanding of being a woman scientist in Brazil, and how these bodies are marginalized, Joana D’Arc is brought to the scene as an affirmative icon of minority in the sciences. Woman, black, peripheral and scientist. However, due to her identity traits and her role in the media, a set of discursive placements place her as a “controversial” figure. From such a scenario derives this work, which aims to trace the production lines of Prof. Dra. Joana D'Arc Felix de Sousa and her representation, seeking to highlight the racial experiences suffered by her. To this end, news is raised that portrays its history, aiming to raise its titles as a synthesis of these narratives from the perspective of the Cultural Studies of Sciences and Education, as well as the narrative of its own history described by our interviewee in order to trace paths of (r)existence that our dirt faces daily. Therefore, it is necessary to understand some elements that strengthen or weaken the potential of racist discourses, seeking to rearticulate and (de)potentiate them. Ao considerar a educação pelo mote da cultura, compreende-se que os diferentes artefatos culturais produzem efeitos pedagógicos nos sujeitos, ou seja, estes modalizam modos de aprender, ensinar e compreender o mundo. Na busca pela compreensão do ser mulher cientista no Brasil, e de como estes corpos são marginalizados, Joana D’Arc é apresentada a cena como ícone afirmativo da minoridade nas ciências. mulher, negra, periférica e cientista. Todavia, por seus traços identitários e pelo protagonismo nas mídias um conjunto de veiculações discursivas a colocam como uma figura de “controvérsa”. De tal cenário deriva este trabalho, que tem por objetivo traçar as linhas de produção da imagem da Prof. Dra. Joana D’Arc Felix de Sousa e de sua representação, buscando evidenciar as experiências raciais sofridas por ela. Para tal são levantadas notícias que retratem a história da mesma, visando o levantamento de seus títulos como síntese destas narrativas sob a óptica dos Estudos Culturais das Ciências e Educação, como também a narrativa da sua própria história descritos por nossa entrevistada a fim de traçarmos caminhos de (r)existência que nossa sujeira enfrenta diariamente. Por isso, faz-se necessário compreender alguns elementos que fortalecem ou enfraquecem a potencialidade dos discursos racistas, buscando rearticulá-los e (des)potencializá-los. 2022-06-06T13:34:41Z 2022-06-06T13:34:41Z 2022-02-10 bachelorThesis SOARES, Sara Silva. Ser mulher nas ciências e na pesquisa: o caso de (r)existência e ressignificação histórica de Joana D’Arc Felix. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28725 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campo Mourao Brasil Departamento Acadêmico de Química Licenciatura em Química UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Cultura - Estudo e ensino
Negras
Mulheres na ciência
Discriminação
Culture - Study and teaching
Women, Black
Women in science
Discrimination
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Cultura - Estudo e ensino
Negras
Mulheres na ciência
Discriminação
Culture - Study and teaching
Women, Black
Women in science
Discrimination
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Soares, Sara Silva
Ser mulher nas ciências e na pesquisa: o caso de (r)existência e ressignificação histórica de Joana D’Arc Felix
description When considering education by the motto of culture, it is understood that the different cultural artifacts produce pedagogical effects on the subjects, that is, they modalize ways of learning, teaching and understanding the world. In the search for an understanding of being a woman scientist in Brazil, and how these bodies are marginalized, Joana D’Arc is brought to the scene as an affirmative icon of minority in the sciences. Woman, black, peripheral and scientist. However, due to her identity traits and her role in the media, a set of discursive placements place her as a “controversial” figure. From such a scenario derives this work, which aims to trace the production lines of Prof. Dra. Joana D'Arc Felix de Sousa and her representation, seeking to highlight the racial experiences suffered by her. To this end, news is raised that portrays its history, aiming to raise its titles as a synthesis of these narratives from the perspective of the Cultural Studies of Sciences and Education, as well as the narrative of its own history described by our interviewee in order to trace paths of (r)existence that our dirt faces daily. Therefore, it is necessary to understand some elements that strengthen or weaken the potential of racist discourses, seeking to rearticulate and (de)potentiate them.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Soares, Sara Silva
author_sort Soares, Sara Silva
title Ser mulher nas ciências e na pesquisa: o caso de (r)existência e ressignificação histórica de Joana D’Arc Felix
title_short Ser mulher nas ciências e na pesquisa: o caso de (r)existência e ressignificação histórica de Joana D’Arc Felix
title_full Ser mulher nas ciências e na pesquisa: o caso de (r)existência e ressignificação histórica de Joana D’Arc Felix
title_fullStr Ser mulher nas ciências e na pesquisa: o caso de (r)existência e ressignificação histórica de Joana D’Arc Felix
title_full_unstemmed Ser mulher nas ciências e na pesquisa: o caso de (r)existência e ressignificação histórica de Joana D’Arc Felix
title_sort ser mulher nas ciências e na pesquisa: o caso de (r)existência e ressignificação histórica de joana d’arc felix
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation SOARES, Sara Silva. Ser mulher nas ciências e na pesquisa: o caso de (r)existência e ressignificação histórica de Joana D’Arc Felix. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28725
_version_ 1805303058561761280
score 10,814766