Pedagogias culturais em tempos de pandemia: educações nos muros de Londrina

This paper aims to outline considerations about cultural pedagogies on the walls of the city of Londrina-PR in times of pandemic. To this end, we use a hermeneutic look anchored in the Cultural Studies of Sciences and Education, based on epistemics in Michel Foucault and Bruno Latour. The interpreta...

ver descrição completa

Principais autores: Polizel, Alexandre Luiz, Fary, Bruna Adriane, Rezzadori, Cristiane Beatriz Dal Bosco
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Londrina 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28730
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.24.16067.060
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-28730
recordtype dspace
spelling riut-1-287302022-06-07T21:02:33Z Pedagogias culturais em tempos de pandemia: educações nos muros de Londrina Cultural pedagogies in pandemic times: education on the walls in Londrina Polizel, Alexandre Luiz Fary, Bruna Adriane Rezzadori, Cristiane Beatriz Dal Bosco Pedagogia crítica Cultura popular Grafitos Critical pedagogy Popular culture Graffiti CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This paper aims to outline considerations about cultural pedagogies on the walls of the city of Londrina-PR in times of pandemic. To this end, we use a hermeneutic look anchored in the Cultural Studies of Sciences and Education, based on epistemics in Michel Foucault and Bruno Latour. The interpretative is launched from two graffiti written on the walls of the central region of the city of Londrina-Paraná at the beginning of the COVID-19 pandemic, with the photo-capitized record in April 2020. From the reading of both it is possible to taxonomization of two cultural pedagogies that guide this manuscript: a) The reiteration of prevention techniques for viral infections; and b) A socio-cultural critique of the ethical possibilities of self-care. O presente trabalho tem por objetivo traçar considerações acerca das pedagogias culturais nos muros do município de Londrina-PR em tempos de pandemia. Para tal lançamos mãos de um olhar hermenêutico ancorado nos Estudos Culturais das Ciências e das Educações, de base epistêmica em Michel Foucault e Bruno Latour. A interpretativa é lançada a partir de dois pixo nas paredes da região central do município de Londrina-Paraná no início da pandemia de COVID-19, sendo o registro foto-capitado em abril de 2020. A partir da leitura de ambos é possível a taxonomização de duas pedagogias culturais operantes que orientam este manuscrito: a) O reiterar de técnicas de prevenção para com as infecções virais; e b) Uma crítica sócio-cultural das possibilidades éticas do cuidado de si. 2022-06-06T20:13:18Z 2022-06-06T20:13:18Z 2021 article POLIZEL, Alexandre Luiz; FARY, Bruna Adriane; REZZADORI, Cristiane Beatriz Dal Bosco. Pedagogias culturais em tempos de pandemia: educações nos muros de Londrina. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 24, p. 1-7, 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16067. Acesso em: 06 jun. 2022. 1984-0187 http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28730 https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.24.16067.060 por Olhar de Professor https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16067 openAccess http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Londrina Brasil
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Pedagogia crítica
Cultura popular
Grafitos
Critical pedagogy
Popular culture
Graffiti
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Pedagogia crítica
Cultura popular
Grafitos
Critical pedagogy
Popular culture
Graffiti
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Polizel, Alexandre Luiz
Fary, Bruna Adriane
Rezzadori, Cristiane Beatriz Dal Bosco
Pedagogias culturais em tempos de pandemia: educações nos muros de Londrina
description This paper aims to outline considerations about cultural pedagogies on the walls of the city of Londrina-PR in times of pandemic. To this end, we use a hermeneutic look anchored in the Cultural Studies of Sciences and Education, based on epistemics in Michel Foucault and Bruno Latour. The interpretative is launched from two graffiti written on the walls of the central region of the city of Londrina-Paraná at the beginning of the COVID-19 pandemic, with the photo-capitized record in April 2020. From the reading of both it is possible to taxonomization of two cultural pedagogies that guide this manuscript: a) The reiteration of prevention techniques for viral infections; and b) A socio-cultural critique of the ethical possibilities of self-care.
format Artigo
author Polizel, Alexandre Luiz
Fary, Bruna Adriane
Rezzadori, Cristiane Beatriz Dal Bosco
author_sort Polizel, Alexandre Luiz
title Pedagogias culturais em tempos de pandemia: educações nos muros de Londrina
title_short Pedagogias culturais em tempos de pandemia: educações nos muros de Londrina
title_full Pedagogias culturais em tempos de pandemia: educações nos muros de Londrina
title_fullStr Pedagogias culturais em tempos de pandemia: educações nos muros de Londrina
title_full_unstemmed Pedagogias culturais em tempos de pandemia: educações nos muros de Londrina
title_sort pedagogias culturais em tempos de pandemia: educações nos muros de londrina
publisher Londrina
publishDate 2022
citation POLIZEL, Alexandre Luiz; FARY, Bruna Adriane; REZZADORI, Cristiane Beatriz Dal Bosco. Pedagogias culturais em tempos de pandemia: educações nos muros de Londrina. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 24, p. 1-7, 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16067. Acesso em: 06 jun. 2022.
1984-0187
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28730
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.24.16067.060
_version_ 1805306145857863680
score 10,814766