Ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo
Acompanha: Promovendo discussões matemáticas: algumas ações do professor em sala de aula
Autor principal: | Volpato, Marcio Alexandre |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28931 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-28931 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-289312022-06-29T06:06:12Z Ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo Teacher actions to promote mathematical reasoning in moments of collective discussion in calculus classes Volpato, Marcio Alexandre Trevisan, André Luis https://orcid.org/0000-0001-8732-1912 http://lattes.cnpq.br/3166010229447391 Trevisan, André Luis https://orcid.org/0000-0001-8732-1912 http://lattes.cnpq.br/3166010229447391 Araman, Eliane Maria de Oliveira https://orcid.org/0000-0002-1808-2599 http://lattes.cnpq.br/1237757168533855 Aguiar, Marcia https://orcid.org/0000-0001-5824-0697 http://lattes.cnpq.br/9566810844019670 Matemática - Estudo e ensino Raciocínio Cálculo diferencial Cálculo integral Discussões e debates Mathematics - Study and teaching Reasoning Differential calculus Calculus integral Debates and debating CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha: Promovendo discussões matemáticas: algumas ações do professor em sala de aula In order to deepen investigations about mathematical reasoning in the context of Higher Education, the general objective of this work is to investigate the actions of the teacher in the conduct of collective discussions, in the context of working with tasks of an exploratory nature in Differential and Integral Calculus classes, and its role in promoting mathematical processes. Designed as a qualitative and interpretive research, the study considers data from a first cycle of intervention carried out with a group of students an Engineering course at a public university, who were studying this discipline. As a result, we emphasize that students were given opportunities to express themselves (in general, through the actions of inviting and guiding/supporting), elaborating justifications and reflecting on aspects they had not previously thought about (through the action of challenging), “stimulating” their creativity and, consequently, strengthening your reasoning. Such moments expanded the student’s ability to reason mathematically, making them think, understand mathematical ideas and apply them. No intuito de aprofundar investigações acerca do raciocínio matemático no âmbito do Ensino Superior, o objetivo geral deste trabalho é investigar as ações do professor na condução das discussões coletivas, no contexto do trabalho com tarefas de natureza exploratória em aulas de Cálculo Diferencial e Integral, e seu papel na promoção de processos do raciocínio matemático. Desenhado como uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, o estudo considera dados provenientes de um primeiro ciclo de intervenção realizado com uma turma de estudantes ingressantes em um curso de Engenharia de uma universidade pública, que cursavam essa disciplina. Como resultados, destacamos que foram oportunizados aos alunos momentos para se expressarem (em geral, pelas ações de convidar e guiar/apoiar), elaborarem justificativas e refletirem sobre aspectos nos quais não haviam pensado anteriormente (pela ação de desafiar), “estimulando” sua criatividade e, consequentemente, fortalecendo seu raciocínio. Tais momentos ampliaram a capacidade dos alunos de raciocinar matematicamente, fazendo-os pensar, compreender ideias matemáticas e aplicá-las. 2022-06-28T21:28:11Z 2022-06-28T21:28:11Z 2022-03-29 masterThesis VOLPATO, Marcio Alexandre. Ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28931 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Raciocínio Cálculo diferencial Cálculo integral Discussões e debates Mathematics - Study and teaching Reasoning Differential calculus Calculus integral Debates and debating CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Engenharia/Tecnologia/Gestão |
spellingShingle |
Matemática - Estudo e ensino Raciocínio Cálculo diferencial Cálculo integral Discussões e debates Mathematics - Study and teaching Reasoning Differential calculus Calculus integral Debates and debating CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Engenharia/Tecnologia/Gestão Volpato, Marcio Alexandre Ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo |
description |
Acompanha: Promovendo discussões matemáticas: algumas ações do professor em sala de aula |
format |
Dissertação |
author |
Volpato, Marcio Alexandre |
author_sort |
Volpato, Marcio Alexandre |
title |
Ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo |
title_short |
Ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo |
title_full |
Ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo |
title_fullStr |
Ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo |
title_full_unstemmed |
Ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo |
title_sort |
ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2022 |
citation |
VOLPATO, Marcio Alexandre. Ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28931 |
_version_ |
1805306154109108224 |
score |
10,814766 |