Ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo

Acompanha: Promovendo discussões matemáticas: algumas ações do professor em sala de aula

Autor principal: Volpato, Marcio Alexandre
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28931
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-28931
recordtype dspace
spelling riut-1-289312022-06-29T06:06:12Z Ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo Teacher actions to promote mathematical reasoning in moments of collective discussion in calculus classes Volpato, Marcio Alexandre Trevisan, André Luis https://orcid.org/0000-0001-8732-1912 http://lattes.cnpq.br/3166010229447391 Trevisan, André Luis https://orcid.org/0000-0001-8732-1912 http://lattes.cnpq.br/3166010229447391 Araman, Eliane Maria de Oliveira https://orcid.org/0000-0002-1808-2599 http://lattes.cnpq.br/1237757168533855 Aguiar, Marcia https://orcid.org/0000-0001-5824-0697 http://lattes.cnpq.br/9566810844019670 Matemática - Estudo e ensino Raciocínio Cálculo diferencial Cálculo integral Discussões e debates Mathematics - Study and teaching Reasoning Differential calculus Calculus integral Debates and debating CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha: Promovendo discussões matemáticas: algumas ações do professor em sala de aula In order to deepen investigations about mathematical reasoning in the context of Higher Education, the general objective of this work is to investigate the actions of the teacher in the conduct of collective discussions, in the context of working with tasks of an exploratory nature in Differential and Integral Calculus classes, and its role in promoting mathematical processes. Designed as a qualitative and interpretive research, the study considers data from a first cycle of intervention carried out with a group of students an Engineering course at a public university, who were studying this discipline. As a result, we emphasize that students were given opportunities to express themselves (in general, through the actions of inviting and guiding/supporting), elaborating justifications and reflecting on aspects they had not previously thought about (through the action of challenging), “stimulating” their creativity and, consequently, strengthening your reasoning. Such moments expanded the student’s ability to reason mathematically, making them think, understand mathematical ideas and apply them. No intuito de aprofundar investigações acerca do raciocínio matemático no âmbito do Ensino Superior, o objetivo geral deste trabalho é investigar as ações do professor na condução das discussões coletivas, no contexto do trabalho com tarefas de natureza exploratória em aulas de Cálculo Diferencial e Integral, e seu papel na promoção de processos do raciocínio matemático. Desenhado como uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, o estudo considera dados provenientes de um primeiro ciclo de intervenção realizado com uma turma de estudantes ingressantes em um curso de Engenharia de uma universidade pública, que cursavam essa disciplina. Como resultados, destacamos que foram oportunizados aos alunos momentos para se expressarem (em geral, pelas ações de convidar e guiar/apoiar), elaborarem justificativas e refletirem sobre aspectos nos quais não haviam pensado anteriormente (pela ação de desafiar), “estimulando” sua criatividade e, consequentemente, fortalecendo seu raciocínio. Tais momentos ampliaram a capacidade dos alunos de raciocinar matematicamente, fazendo-os pensar, compreender ideias matemáticas e aplicá-las. 2022-06-28T21:28:11Z 2022-06-28T21:28:11Z 2022-03-29 masterThesis VOLPATO, Marcio Alexandre. Ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28931 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Matemática - Estudo e ensino
Raciocínio
Cálculo diferencial
Cálculo integral
Discussões e debates
Mathematics - Study and teaching
Reasoning
Differential calculus
Calculus integral
Debates and debating
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Raciocínio
Cálculo diferencial
Cálculo integral
Discussões e debates
Mathematics - Study and teaching
Reasoning
Differential calculus
Calculus integral
Debates and debating
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Volpato, Marcio Alexandre
Ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo
description Acompanha: Promovendo discussões matemáticas: algumas ações do professor em sala de aula
format Dissertação
author Volpato, Marcio Alexandre
author_sort Volpato, Marcio Alexandre
title Ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo
title_short Ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo
title_full Ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo
title_fullStr Ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo
title_full_unstemmed Ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo
title_sort ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation VOLPATO, Marcio Alexandre. Ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28931
_version_ 1805306154109108224
score 10,814766