O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise
Acompanha: A escolha é sua: algumas orientações e sugestões para a escolha de um livro didático
Autor principal: | Cerqueira Netto, Fernando Paulino de |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29024 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-29024 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-290242022-07-07T06:06:16Z O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise The process of choosing textbooks by mathematics teachers: a movement of listening and analysis Cerqueira Netto, Fernando Paulino de Gonçalez, Mirian Maria Andrade https://orcid.org/0000-0001-5004-6320 http://lattes.cnpq.br/1268942033771382 Justulin, Andresa Maria https://orcid.org/ 0000-0003-4107-8464 http://lattes.cnpq.br/8269689492704497 Gonzales, Kátia Guerchi https://orcid.org/ 0000-0003-2827-2545 http://lattes.cnpq.br/8986329938280153 Gonçalez, Mirian Maria Andrade https://orcid.org/0000-0001-5004-6320 http://lattes.cnpq.br/1268942033771382 Livros didáticos Hermenêutica Matemática (Ensino fundamental) Textbooks Hermeneutics Mathematics (Fundamental education) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha: A escolha é sua: algumas orientações e sugestões para a escolha de um livro didático The present work longs for to elaborate an analysis of Mathematics schoolbooks for the sixth and ninth grades of Elementary School, from the Araribá Mais Matematica collection. The methodology used for the analysis was the Theoretical-Methodological Framework of Depth Hermeneutics, where we consider the book as a symbolic form and, therefore, capable of interpretation. To parameterize the analysis intended, we interviewed three Mathematics teachers from the public network who teach Mathematics in the final years of Elementary School. The collection chosen for the analysis was Araribá Mais Matemática, for being a work cited by the teachers during the interviews. To outline our analysis, we will take as a basis some elements presented in the interviews such as the font size of the book, presentation of images, figures, tables and charts, colors, presentation of contents, the mathematical language used, proposed exercises, so as well other elements.With the analysis of the book, we developed an Educational Product in the form of a set of guidelines that allow the teacher to make suggestions for choosing a textbook. The analysis of the books of the Araribá Mais Matematica collection showed that it corresponds to the topics highlighted by the teachers as a presentation of content suitable for the intended year and visual elements such as figures, graphs and table and meets and exemplifies all the requirements proposed in the Common National Base. Curriculum (BNCC). Este trabalho tem por objetivo elaborar uma análise dos livros didáticos de matemática do sexto e nono ano do Ensino Fundamental da coleção Araribá Mais Matemática. A metodologia utilizada para essa análise foi o Referencial Teórico-Metodológico da Hermenêutica de Profundidade, onde consideramos o livro como sendo uma forma simbólica e, portanto, passível de interpretação. Para parametrizar a análise que pretendíamos, entrevistamos três professoras de Matemática da rede pública que ministram aulas de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. A coleção escolhida para a análise foi a Araribá Mais Matemática por ter sido a obra citada pelas professoras durante as entrevistas. Para delinear a nossa análise, tomamos como base alguns elementos apresentados nas entrevistas como tamanho da fonte do livro, apresentação das imagens, figuras, tabelas e quadros, cores, apresentação dos conteúdos, a linguagem Matemática utilizada, exercícios propostos, entre outros elementos. Com a análise do livro desenvolvemos um Produto Educacional na forma de um conjunto de orientações que possibilite ao professor sugestões para a escolha de um livro didático. A análise dos exemplares da coleção Araribá Mais Matemática mostrou que a obra corresponde os tópicos destacados pelas professoras como uma apresentação de conteúdos adequada ao ano que se destina e elementos visuais como figuras, gráficos e tabelas, além de atender e exemplificar todos os requisitos propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2022-07-06T21:17:49Z 2022-07-06T21:17:49Z 2022-03-30 masterThesis CERQUEIRA NETTO, Fernando Paulino de. O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29024 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Livros didáticos Hermenêutica Matemática (Ensino fundamental) Textbooks Hermeneutics Mathematics (Fundamental education) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Engenharia/Tecnologia/Gestão |
spellingShingle |
Livros didáticos Hermenêutica Matemática (Ensino fundamental) Textbooks Hermeneutics Mathematics (Fundamental education) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Engenharia/Tecnologia/Gestão Cerqueira Netto, Fernando Paulino de O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise |
description |
Acompanha: A escolha é sua: algumas orientações e sugestões para a escolha de um livro didático |
format |
Dissertação |
author |
Cerqueira Netto, Fernando Paulino de |
author_sort |
Cerqueira Netto, Fernando Paulino de |
title |
O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise |
title_short |
O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise |
title_full |
O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise |
title_fullStr |
O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise |
title_full_unstemmed |
O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise |
title_sort |
o processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2022 |
citation |
CERQUEIRA NETTO, Fernando Paulino de. O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29024 |
_version_ |
1805299553839087616 |
score |
10,814766 |