Brincar: qual o sentido para o desenvolvimento integral da criança?

This work had as objective to inquire if the teachers understand the true sense of the play. To refer theoretically to the research, authors were used to discuss the contextualization of play as a strategy for child development, play and the establishment of bonds and the importance of playing in sc...

ver descrição completa

Autor principal: Specht, Jocinéia
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29114
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-29114
recordtype dspace
spelling riut-1-291142022-07-29T06:05:25Z Brincar: qual o sentido para o desenvolvimento integral da criança? Together: what is the sense for development comprehensive child? Specht, Jocinéia Pereira, Luciana Boemer Cesar Pereira, Luciana Boemer Cesar Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça Vicari, Rosangela Luiza Crianças - Desenvolvimento Aprendizagem Ensino Child development Learning Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work had as objective to inquire if the teachers understand the true sense of the play. To refer theoretically to the research, authors were used to discuss the contextualization of play as a strategy for child development, play and the establishment of bonds and the importance of playing in school planning. Among the authors are Piaget (1968), Krmaer (1982), Carvalho (2002), Vygotsky (2007), Proetti (2006), Redin (2007), Friedmann (2012), Borba. In relation to the methodological procedures, this research was qualitative, of the field research type with a descriptive character. Among the results and the discussion it is concluded that it is up to the teacher to stimulate his students through the play methods so that they have an effective and enjoyable learning, being necessary the abandonment of the traditional stagnation of the pedagogical instruments so that a better and more dynamic one is formed, school environment. Este trabalho teve por objetivo indagar se os professores compreendem o verdadeiro sentido do brincar. Para referenciar teoricamente a pesquisa foram utilizados autores que discorrem sobre a contextualização do brincar como estratégia para o desenvolvimento da criança, o lúdico e o estabelecimento de vínculos e a importância do brincar no planejamento escolar. Dentre os autores apresentam-se Piaget (1968), Krmaer (1982), Carvalho (2002), Vygotsky (2007), Proetti (2006), Redin (2007), Friedmann (2012), Borba (2007) e Freire (1996). Em relação aos procedimentos metodológicos esta pesquisa foi qualitativa, do tipo pesquisa de campo com cunho descritivo. Dentre os resultados e a discussão realizada conclui-se que cabe ao docente estimular seus alunos através dos métodos lúdicos para que tenham um efetivo e prazeroso aprendizado, sendo necessário o abandono da estagnação tradicional dos instrumentos pedagógicos para que se forme um melhor, e mais dinâmico, ambiente escolar. 2022-07-28T12:47:46Z 2022-07-28T12:47:46Z 2018-09-22 specializationThesis SPECHT, Jocinéia. Brincar: qual o sentido para o desenvolvimento integral da criança?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidades) - Universidade Tecnológica do Paraná, Dois Vizinhos, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29114 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Dois Vizinhos Brasil Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Crianças - Desenvolvimento
Aprendizagem
Ensino
Child development
Learning
Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Crianças - Desenvolvimento
Aprendizagem
Ensino
Child development
Learning
Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Specht, Jocinéia
Brincar: qual o sentido para o desenvolvimento integral da criança?
description This work had as objective to inquire if the teachers understand the true sense of the play. To refer theoretically to the research, authors were used to discuss the contextualization of play as a strategy for child development, play and the establishment of bonds and the importance of playing in school planning. Among the authors are Piaget (1968), Krmaer (1982), Carvalho (2002), Vygotsky (2007), Proetti (2006), Redin (2007), Friedmann (2012), Borba. In relation to the methodological procedures, this research was qualitative, of the field research type with a descriptive character. Among the results and the discussion it is concluded that it is up to the teacher to stimulate his students through the play methods so that they have an effective and enjoyable learning, being necessary the abandonment of the traditional stagnation of the pedagogical instruments so that a better and more dynamic one is formed, school environment.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Specht, Jocinéia
author_sort Specht, Jocinéia
title Brincar: qual o sentido para o desenvolvimento integral da criança?
title_short Brincar: qual o sentido para o desenvolvimento integral da criança?
title_full Brincar: qual o sentido para o desenvolvimento integral da criança?
title_fullStr Brincar: qual o sentido para o desenvolvimento integral da criança?
title_full_unstemmed Brincar: qual o sentido para o desenvolvimento integral da criança?
title_sort brincar: qual o sentido para o desenvolvimento integral da criança?
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation SPECHT, Jocinéia. Brincar: qual o sentido para o desenvolvimento integral da criança?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidades) - Universidade Tecnológica do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29114
_version_ 1805313889804484608
score 10,814766