Jogos didáticos no ensino de ciências: a importância de trabalhar o lúdico

This work had the theme of conducting a research, with the objective of evaluating the importance of using didactic games as a pedagogical resource in Science classes. The research was carried out in the city of Soledade, in the state of Rio Grande do Sul, with the application of a questionnaire to...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Saionara dos
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29139
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-29139
recordtype dspace
spelling riut-1-291392022-07-29T06:05:29Z Jogos didáticos no ensino de ciências: a importância de trabalhar o lúdico Santos, Saionara dos Pereira, Luciana Boemer Cesar Pereira, Luciana Boemer Cesar Tessaro, Dineia Micuanski, Viviane Cavaler Ciência - Estudo e ensino Aprendizagem Jogos educativos Science - Study and teaching Learning Educational games CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work had the theme of conducting a research, with the objective of evaluating the importance of using didactic games as a pedagogical resource in Science classes. The research was carried out in the city of Soledade, in the state of Rio Grande do Sul, with the application of a questionnaire to science teachers from 14 schools of the municipal education network. The research was qualitative, applied and interpretative in nature. The ludic shows it self as an important practice in the teaching-learning process of the students. The ludic activities are important methodological tools in the acquisition of scientific knowledge, contribute to the improvement of social attitudes that involve the respect to the colleague, the rules of the game, cooperation, as well as personal initiative. It was verified, through the research, how the elementary school teachers see the practice of play activities in the teaching-learning process. In this way, it was noticed that teachers consider teaching games an important pedagogical tool, but they do not use them very often. It was also observed that many routine methods are still used, traditional strategies and few differentiated and motivating methodologies. Este trabalho teve como temática a realização de uma pesquisa, com o objetivo de avaliar a importância de usar os jogos didáticos como recurso pedagógico, nas aulas de Ciências. A pesquisa foi realizada no município de Soledade, no estado do Rio Grande do Sul, com aplicação de um questionário a professores de Ciências de 14 escolas da rede municipal de ensino. A pesquisa foi de caráter qualitativo, aplicada e de cunho interpretativo. O lúdico mostra-se como uma importante prática no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. As atividades lúdicas são ferramentas metodológicas importantes na aquisição de conhecimentos científicos, contribuem para a melhoria de atitudes sociais que envolvem o respeito ao colega, às regras do jogo, cooperação, bem como a iniciativa pessoal. Verificou-se, através da pesquisa, como os professores do ensino fundamental veem a prática de atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, percebeu-se que os professores consideram os jogos didáticos uma importante ferramenta pedagógica, porém não os utilizam com muita frequência. Constatou-se também, que ainda são utilizados muitos métodos rotineiros, estratégias tradicionais e poucas metodologias diferenciadas e motivadoras. 2022-07-28T13:53:23Z 2022-07-28T13:53:23Z 2018-09-22 specializationThesis SANTOS, Saionara dos. Jogos didáticos no ensino de ciências: a importância de trabalhar o lúdico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29139 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Dois Vizinhos Brasil Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ciência - Estudo e ensino
Aprendizagem
Jogos educativos
Science - Study and teaching
Learning
Educational games
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Ciência - Estudo e ensino
Aprendizagem
Jogos educativos
Science - Study and teaching
Learning
Educational games
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Santos, Saionara dos
Jogos didáticos no ensino de ciências: a importância de trabalhar o lúdico
description This work had the theme of conducting a research, with the objective of evaluating the importance of using didactic games as a pedagogical resource in Science classes. The research was carried out in the city of Soledade, in the state of Rio Grande do Sul, with the application of a questionnaire to science teachers from 14 schools of the municipal education network. The research was qualitative, applied and interpretative in nature. The ludic shows it self as an important practice in the teaching-learning process of the students. The ludic activities are important methodological tools in the acquisition of scientific knowledge, contribute to the improvement of social attitudes that involve the respect to the colleague, the rules of the game, cooperation, as well as personal initiative. It was verified, through the research, how the elementary school teachers see the practice of play activities in the teaching-learning process. In this way, it was noticed that teachers consider teaching games an important pedagogical tool, but they do not use them very often. It was also observed that many routine methods are still used, traditional strategies and few differentiated and motivating methodologies.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Santos, Saionara dos
author_sort Santos, Saionara dos
title Jogos didáticos no ensino de ciências: a importância de trabalhar o lúdico
title_short Jogos didáticos no ensino de ciências: a importância de trabalhar o lúdico
title_full Jogos didáticos no ensino de ciências: a importância de trabalhar o lúdico
title_fullStr Jogos didáticos no ensino de ciências: a importância de trabalhar o lúdico
title_full_unstemmed Jogos didáticos no ensino de ciências: a importância de trabalhar o lúdico
title_sort jogos didáticos no ensino de ciências: a importância de trabalhar o lúdico
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation SANTOS, Saionara dos. Jogos didáticos no ensino de ciências: a importância de trabalhar o lúdico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29139
_version_ 1805322491149680640
score 10,814766