Aprendizagem baseada em problemas em atividades colaborativas como promotora de integração curricular em uma escola de ensino técnico profissional do estado de São Paulo

Acompanha: Processo educativo tecnológico: aprendizagem baseada em problemas em atividades colaborativas como promotora de integração curricular em uma escola de ensino técnico profissional do estado de São Paulo.

Autor principal: Santos Junior, Nazor dos
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29673
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-29673
recordtype dspace
spelling riut-1-296732022-09-21T06:08:14Z Aprendizagem baseada em problemas em atividades colaborativas como promotora de integração curricular em uma escola de ensino técnico profissional do estado de São Paulo Problem-based learning in collaborative activities as a promoter of curricular integration in a professional technical education school in the state of São Paulo Santos Junior, Nazor dos Pereira, David da Silva https://orcid.org/0000-0003-3946-7807 http://lattes.cnpq.br/7653898592619442 Rivelini, Angelica Cristina https://orcid.org/0000-0003-1050-8003 http://lattes.cnpq.br/3622391715613904 Pereira, David da Silva https://orcid.org/0000-0003-3946-7807 http://lattes.cnpq.br/7653898592619442 Vicentin, Marcelo https://orcid.org/0000-0003-0476-0587 http://lattes.cnpq.br/7624558088673225 Professores - Formação Aprendizagem baseada em problemas Aprendizagem ativa Ensino integrado Teachers, Training of Problem-based learning Active learning Articulation (Education) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino Acompanha: Processo educativo tecnológico: aprendizagem baseada em problemas em atividades colaborativas como promotora de integração curricular em uma escola de ensino técnico profissional do estado de São Paulo. This investigation aimed to apply an active learning methodology as a tool to build a continuing teacher education in a Technical-Professional High School in the state of São Paulo and to promote curricular integration through a technological educational process. This training used Problem-Based Learning (PBL) through eight meetings (two face-to-face and six remote). Therefore, the problem question was: how to develop a continuous collaborative formation with professors of a course of administration to promote the curricular integration from the PBL? After a collective analysis of the curriculum and the course plan, these professionals employed this active methodology through a technological educational process, whose sequence was presented in the separate volume in the form of an appendix of this dissertation. The meetings were recorded after authorization of the participants and the detailed verification of these procedures by the Institutional Ethics Committee. As a result of this collective work, it was observed the construction of activities that integrate contents of curricular components, as well as an expressive participation of the participants who deepened their awareness about the need to present integrated knowledge to students in training for professional practice. Thus, it is expected to contribute to studies related to continuing education in school environments that aim to intensify the collective commitment of educators to student learning. Esta investigação teve o objetivo de aplicar uma metodologia ativa de aprendizagem como ferramenta de construção de uma formação continuada docente em uma escola Técnica-Profissional de Nível Médio no estado de São Paulo e promover a integração curricular por meio de um processo educacional tecnológico. Essa formação utilizou a Aprendizagem Baseada em Problemas ou Problem-Based Learning (PBL) por meio de oito encontros (dois presenciais e seis remotos). Para tanto, a questão-problema foi: como desenvolver uma formação continuada colaborativa com docentes de um curso de administração para promover a integração curricular a partir da PBL? Após uma análise coletiva do currículo e do plano de curso, esses profissionais empregaram essa metodologia ativa por meio de um processo educativo tecnológico, cuja sequência foi apresentada no volume apartado na forma de apêndice desta dissertação. Os encontros foram gravados após autorização dos participantes e a verificação detalhada desses procedimentos pelo Comitê de Ética Institucional. Como resultados desse trabalho coletivo, observou-se a construção de atividades integradoras de conteúdos de componentes curriculares, bem como uma participação expressiva dos participantes que aprofundaram suas consciências acerca da necessidade de apresentar aos alunos em formação conhecimentos integrados para a prática profissional. Assim, espera-se contribuir para os estudos relacionados a formação continuada em ambientes escolares que têm por objetivo intensificar compromisso coletivo dos educadores com a aprendizagem discente. 2022-09-20T22:20:21Z 2022-09-20T22:20:21Z 2022-08-12 masterThesis SANTOS JUNIOR, Nazor dos. Aprendizagem baseada em problemas em atividades colaborativas como promotora de integração curricular em uma escola de ensino técnico profissional do estado de são paulo. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29673 por openAccess https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Professores - Formação
Aprendizagem baseada em problemas
Aprendizagem ativa
Ensino integrado
Teachers, Training of
Problem-based learning
Active learning
Articulation (Education)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
spellingShingle Professores - Formação
Aprendizagem baseada em problemas
Aprendizagem ativa
Ensino integrado
Teachers, Training of
Problem-based learning
Active learning
Articulation (Education)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
Santos Junior, Nazor dos
Aprendizagem baseada em problemas em atividades colaborativas como promotora de integração curricular em uma escola de ensino técnico profissional do estado de São Paulo
description Acompanha: Processo educativo tecnológico: aprendizagem baseada em problemas em atividades colaborativas como promotora de integração curricular em uma escola de ensino técnico profissional do estado de São Paulo.
format Dissertação
author Santos Junior, Nazor dos
author_sort Santos Junior, Nazor dos
title Aprendizagem baseada em problemas em atividades colaborativas como promotora de integração curricular em uma escola de ensino técnico profissional do estado de São Paulo
title_short Aprendizagem baseada em problemas em atividades colaborativas como promotora de integração curricular em uma escola de ensino técnico profissional do estado de São Paulo
title_full Aprendizagem baseada em problemas em atividades colaborativas como promotora de integração curricular em uma escola de ensino técnico profissional do estado de São Paulo
title_fullStr Aprendizagem baseada em problemas em atividades colaborativas como promotora de integração curricular em uma escola de ensino técnico profissional do estado de São Paulo
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em problemas em atividades colaborativas como promotora de integração curricular em uma escola de ensino técnico profissional do estado de São Paulo
title_sort aprendizagem baseada em problemas em atividades colaborativas como promotora de integração curricular em uma escola de ensino técnico profissional do estado de são paulo
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation SANTOS JUNIOR, Nazor dos. Aprendizagem baseada em problemas em atividades colaborativas como promotora de integração curricular em uma escola de ensino técnico profissional do estado de são paulo. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29673
_version_ 1805303111907016704
score 10,814766