Circuitos microcontrolados utilizados como ferramentas de ensino

The curricular changes proposed by the National Common Curricular Base made it possible to use technology as a multidisciplinary teaching tool, through an active teaching methodology in which the student is able to understand and use the digital universe as a way of developing their critical and cre...

ver descrição completa

Autor principal: Reis Neto, João dos
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29750
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-29750
recordtype dspace
spelling riut-1-297502022-09-27T06:07:59Z Circuitos microcontrolados utilizados como ferramentas de ensino Microcontrolled circuits used as teaching tools Reis Neto, João dos Pilla Junior, Valfredo Busetti, Marco Antonio Pilla Junior, Valfredo Paula, Marco Antonio Busetti Borba, Gustavo Benvenutti Soffiatti, Patricia Tecnologia educacional Robótica Educação - Metodologia Método de projeto no ensino Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Educational technology Robotics Education - Methodology Project method in teaching Interdisciplinary approach in education CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA The curricular changes proposed by the National Common Curricular Base made it possible to use technology as a multidisciplinary teaching tool, through an active teaching methodology in which the student is able to understand and use the digital universe as a way of developing their critical and creative sense. Among the benefits of using technologies in the classroom, one can highlight the development of an individual who is aware of the environment to which he belongs, strengthening critical thinking and creativity in solving the problems present in the community to which he belongs. In this context, the present course conclusion work presents models of teaching projects based on the concepts of the development of a participatory methodology allied to the use of robotics within public and private schools, aiming at understanding the syllabus outside a traditional context of teaching. In this way, it is proposed to develop four teaching projects with technological bases and that can be used in the classroom, generating discussions on the themes present in everyday life. As mudanças curriculares propostas pela Base Nacional Comum Curricular possibilitaram a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino multidisciplinar, por meio de uma metodologia ativa de ensino no qual o aluno seja capaz de compreender e utilizar o universo digital como forma de desenvolver seu senso crítico e criativo. Dentre os benefícios do uso de tecnologias em sala de aula, pode-se destacar o desenvolvimento de um indivíduo consciente do ambiente a qual ele pertence, fortalecendo o pensamento crítico e a criatividade na solução dos problemas presentes na comunidade a qual ele está inserido. Neste contexto, o presente trabalho de conclusão de curso apresenta modelos de projetos de ensino com base nos conceitos do desenvolvimento de uma metodologia participativa aliada ao uso da robótica dentro das escolas públicas e privadas, visando a compreensão dos conteúdos programáticos fora de um contexto tradicional de ensino. Dessa maneira, é proposto desenvolver quatro projetos de ensinos com bases tecnológicas e que possam ser utilizados em sala de aula, gerando discussões sobre os temas presentes no cotidiano. 2022-09-27T00:01:53Z 2022-09-27T00:01:53Z 2022-07-01 bachelorThesis REIS NETO, João dos. Circuitos microcontrolados utilizados como ferramentas de ensino. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29750 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Engenharia Eletrônica UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Tecnologia educacional
Robótica
Educação - Metodologia
Método de projeto no ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Educational technology
Robotics
Education - Methodology
Project method in teaching
Interdisciplinary approach in education
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
spellingShingle Tecnologia educacional
Robótica
Educação - Metodologia
Método de projeto no ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Educational technology
Robotics
Education - Methodology
Project method in teaching
Interdisciplinary approach in education
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Reis Neto, João dos
Circuitos microcontrolados utilizados como ferramentas de ensino
description The curricular changes proposed by the National Common Curricular Base made it possible to use technology as a multidisciplinary teaching tool, through an active teaching methodology in which the student is able to understand and use the digital universe as a way of developing their critical and creative sense. Among the benefits of using technologies in the classroom, one can highlight the development of an individual who is aware of the environment to which he belongs, strengthening critical thinking and creativity in solving the problems present in the community to which he belongs. In this context, the present course conclusion work presents models of teaching projects based on the concepts of the development of a participatory methodology allied to the use of robotics within public and private schools, aiming at understanding the syllabus outside a traditional context of teaching. In this way, it is proposed to develop four teaching projects with technological bases and that can be used in the classroom, generating discussions on the themes present in everyday life.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Reis Neto, João dos
author_sort Reis Neto, João dos
title Circuitos microcontrolados utilizados como ferramentas de ensino
title_short Circuitos microcontrolados utilizados como ferramentas de ensino
title_full Circuitos microcontrolados utilizados como ferramentas de ensino
title_fullStr Circuitos microcontrolados utilizados como ferramentas de ensino
title_full_unstemmed Circuitos microcontrolados utilizados como ferramentas de ensino
title_sort circuitos microcontrolados utilizados como ferramentas de ensino
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation REIS NETO, João dos. Circuitos microcontrolados utilizados como ferramentas de ensino. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29750
_version_ 1805316038052544512
score 10,814766