Sequência didática com uso do software Scratch para o ensino da classificação dos triângulos quanto aos seus lados e ângulos

With the advance in technology and science, traditional teaching methods are no longer so effective in the teaching-learning process. We live in a century of constant transformations, in which the foundations of knowledge must be supported by creative learning and student protagonism. It is necessar...

ver descrição completa

Autor principal: Rigoti, Carlos Eduardo Dominicali
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29774
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-29774
recordtype dspace
spelling riut-1-297742022-09-30T06:07:49Z Sequência didática com uso do software Scratch para o ensino da classificação dos triângulos quanto aos seus lados e ângulos Lesson sequencing by using the software Scratch for teaching classification of triangles as to their sides and angles Rigoti, Carlos Eduardo Dominicali Nava, Daniela Trentin https://orcid.org/0000-0003-2131-3754 http://lattes.cnpq.br/6681448607094595 Fagundes, Regiane Slongo https://orcid.org/0000-0002-8560-916X http://lattes.cnpq.br/3383322132577252 Nava, Daniela Trentin https://orcid.org/0000-0003-2131-3754 http://lattes.cnpq.br/6681448607094595 Antunes, Francieli Cristina Agostinetto https://orcid.org/0000-0002-5874-9773 http://lattes.cnpq.br/8670412633799111 Fagundes, Regiane Slongo https://orcid.org/0000-0002-8560-916X http://lattes.cnpq.br/3383322132577252 Vinciguerra, Robson Willians https://orcid.org/0000-0002-0611-2471 http://lattes.cnpq.br/3992629684506399 Scratch (Linguagem de programação de computador) Aprendizagem centrada no aluno Triângulo Scratch (Computer program language) Student-centered learning Triangle CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Matemática With the advance in technology and science, traditional teaching methods are no longer so effective in the teaching-learning process. We live in a century of constant transformations, in which the foundations of knowledge must be supported by creative learning and student protagonism. It is necessary to pursue new strategies to approach subjects of mathematical knowledge in a playful and active manner. Therefore, based on this problematic we developed this work, which consisted on the application of a didactic sequence for studying triangle classification, executed with 9th grade students from a state high school of the Umuarama education nucleus, resorting the rotations by stations model and the Software Scratch. The didactic sequence was formulated based on subjects of knowledge from the Geometry thematic unit, of the curricular component of Mathematics and its Technologies, Five work phases were staged with activities and programming routines on Scratch. A test with questions from previous years of the SAEB’s test was applied as a form of assessment of the covered content, which revealed interesting results, around 78% of hits. Another importante result was the progress of the school’s Math grades in the SAEB’s test by 7,32 points, revealing that the didactic sequence and the use of Scratch significantly contribute to student’s learning. Com o avanço da tecnologia e da ciência, os métodos tradicionais1 de ensino deixaram de ser tão eficazes no processo de ensino e aprendizagem. Vivemos um século de constantes transformações, em que os alicerces do conhecimento devem ser apoiados em promover a aprendizagem criativa e no estudante como protagonista. Buscar novas estratégias para abordar objetos do conhecimento matemático de forma lúdica e ativa se faz necessário. Portanto, com base nessa problemática desenvolvemos este trabalho, que consistiu na aplicação de uma sequência didática2 para o estudo de classificação de triângulos realizada com estudantes do 9º ano de um colégio estadual do núcleo de Umuarama, utilizando o modelo de rotações por estações e o Software Scratch. A sequência didática foi elaborada com base nos objetos do conhecimento da unidade temática de geometrias, do componente curricular de matemática e suas tecnologias. Cinco etapas de trabalho foram organizadas com atividades e rotinas de programação no Scratch. Foi aplicado um simulado com questões da prova SAEB de anos anteriores como forma de avaliação do conteúdo abordado, o qual teve um resultado bastante interessante, cerca de 78% de acertos. Outro resultado importante foi o avanço na nota de matemática da prova SAEB do colégio em 7,32 pontos, mostrando que a sequência didática e o uso do Scratch contribuem significativamente para a aprendizagem dos estudantes. 2022-09-29T14:34:43Z 2022-09-29T14:34:43Z 2022-08-04 masterThesis RIGOTI, Carlos Eduardo Dominicali. Sequência didática com uso do software Scratch para o ensino da classificação dos triângulos quanto aos seus lados e ângulos. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29774 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Toledo Brasil Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Scratch (Linguagem de programação de computador)
Aprendizagem centrada no aluno
Triângulo
Scratch (Computer program language)
Student-centered learning
Triangle
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Matemática
spellingShingle Scratch (Linguagem de programação de computador)
Aprendizagem centrada no aluno
Triângulo
Scratch (Computer program language)
Student-centered learning
Triangle
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Matemática
Rigoti, Carlos Eduardo Dominicali
Sequência didática com uso do software Scratch para o ensino da classificação dos triângulos quanto aos seus lados e ângulos
description With the advance in technology and science, traditional teaching methods are no longer so effective in the teaching-learning process. We live in a century of constant transformations, in which the foundations of knowledge must be supported by creative learning and student protagonism. It is necessary to pursue new strategies to approach subjects of mathematical knowledge in a playful and active manner. Therefore, based on this problematic we developed this work, which consisted on the application of a didactic sequence for studying triangle classification, executed with 9th grade students from a state high school of the Umuarama education nucleus, resorting the rotations by stations model and the Software Scratch. The didactic sequence was formulated based on subjects of knowledge from the Geometry thematic unit, of the curricular component of Mathematics and its Technologies, Five work phases were staged with activities and programming routines on Scratch. A test with questions from previous years of the SAEB’s test was applied as a form of assessment of the covered content, which revealed interesting results, around 78% of hits. Another importante result was the progress of the school’s Math grades in the SAEB’s test by 7,32 points, revealing that the didactic sequence and the use of Scratch significantly contribute to student’s learning.
format Dissertação
author Rigoti, Carlos Eduardo Dominicali
author_sort Rigoti, Carlos Eduardo Dominicali
title Sequência didática com uso do software Scratch para o ensino da classificação dos triângulos quanto aos seus lados e ângulos
title_short Sequência didática com uso do software Scratch para o ensino da classificação dos triângulos quanto aos seus lados e ângulos
title_full Sequência didática com uso do software Scratch para o ensino da classificação dos triângulos quanto aos seus lados e ângulos
title_fullStr Sequência didática com uso do software Scratch para o ensino da classificação dos triângulos quanto aos seus lados e ângulos
title_full_unstemmed Sequência didática com uso do software Scratch para o ensino da classificação dos triângulos quanto aos seus lados e ângulos
title_sort sequência didática com uso do software scratch para o ensino da classificação dos triângulos quanto aos seus lados e ângulos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation RIGOTI, Carlos Eduardo Dominicali. Sequência didática com uso do software Scratch para o ensino da classificação dos triângulos quanto aos seus lados e ângulos. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29774
_version_ 1805311953652940800
score 10,814766