Desenvolvimento de aplicativos como uma ferramenta de aprendizagem na área de matemática

In this work we present a detailed construction of the following mobile applications: Que Dia Foi which uses mathematical concepts of divisibility and congruence to determine the day of the week in which a date occurred and Cálculo de Áreas, which uses the Shoelace Theorem to determine the area of a...

ver descrição completa

Autor principal: Handa, Rene Augusto
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2980
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-2980
recordtype dspace
spelling riut-1-29802018-03-09T19:48:26Z Desenvolvimento de aplicativos como uma ferramenta de aprendizagem na área de matemática Applications development as a learning tool in mathematics Handa, Rene Augusto Gonçalves, João Luis http://lattes.cnpq.br/2719190119956611 Gonçalves, João Luis Steklain, Andre Fabiano Calegari, Priscila Cardoso Aplicativos móveis Matemática aplicada Computação - Matemática Matemática - Estudo e ensino Matemática Mobile apps Applied mathematics Computer - Mathematics Mathematics - Study and teaching Mathematics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA Matemática In this work we present a detailed construction of the following mobile applications: Que Dia Foi which uses mathematical concepts of divisibility and congruence to determine the day of the week in which a date occurred and Cálculo de Áreas, which uses the Shoelace Theorem to determine the area of a region defined by coordinates collected by GPS. The development of these mobile applications require skills that are common to mathematical thinking, as well as the mathematics concepts inherent in applications. In this way we aim to offer an option to project-based learning initiatives, which is the development of applications for mobile devices with Andriod operating system, through the online platform MIT App Inventor 2. The MIT App Inventor 2 platform allows to program by fitting blocks, that is, more visual and with a number of features available. Neste trabalho apresentamos a construção detalhada dos aplicativos: Que Dia Foi, que utiliza conceitos matemáticos de divisibilidade e congruência para determinar o dia da semana em que ocorreu determinada data e Cálculo de Áreas, que utiliza o Teorema do Cadarço para determinar a área de uma região definida por coordenadas coletadas via GPS. O desenvolvimento desses aplicativos requer habilidades que são comuns ao raciocínio matemático, além dos conceitos matemáticos inerentes aos aplicativos. Desta forma visamos oferecer uma opção para iniciativas de aprendizagem baseada em projetos, que é o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis com sistema operacional Android, através da plataforma on line MIT App Inventor 2. A plataforma MIT App Inventor 2 permite a programação por blocos que se encaixam, ou seja de forma mais visual e com uma série de recursos disponíveis. 2018-03-09T19:48:26Z 2018-03-09T19:48:26Z 2017-12-18 masterThesis HANDA, Rene Augusto. Desenvolvimento de aplicativos como uma ferramenta de aprendizagem na área de matemática. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2980 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Aplicativos móveis
Matemática aplicada
Computação - Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
Mobile apps
Applied mathematics
Computer - Mathematics
Mathematics - Study and teaching
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
Matemática
spellingShingle Aplicativos móveis
Matemática aplicada
Computação - Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
Mobile apps
Applied mathematics
Computer - Mathematics
Mathematics - Study and teaching
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
Matemática
Handa, Rene Augusto
Desenvolvimento de aplicativos como uma ferramenta de aprendizagem na área de matemática
description In this work we present a detailed construction of the following mobile applications: Que Dia Foi which uses mathematical concepts of divisibility and congruence to determine the day of the week in which a date occurred and Cálculo de Áreas, which uses the Shoelace Theorem to determine the area of a region defined by coordinates collected by GPS. The development of these mobile applications require skills that are common to mathematical thinking, as well as the mathematics concepts inherent in applications. In this way we aim to offer an option to project-based learning initiatives, which is the development of applications for mobile devices with Andriod operating system, through the online platform MIT App Inventor 2. The MIT App Inventor 2 platform allows to program by fitting blocks, that is, more visual and with a number of features available.
format Dissertação
author Handa, Rene Augusto
author_sort Handa, Rene Augusto
title Desenvolvimento de aplicativos como uma ferramenta de aprendizagem na área de matemática
title_short Desenvolvimento de aplicativos como uma ferramenta de aprendizagem na área de matemática
title_full Desenvolvimento de aplicativos como uma ferramenta de aprendizagem na área de matemática
title_fullStr Desenvolvimento de aplicativos como uma ferramenta de aprendizagem na área de matemática
title_full_unstemmed Desenvolvimento de aplicativos como uma ferramenta de aprendizagem na área de matemática
title_sort desenvolvimento de aplicativos como uma ferramenta de aprendizagem na área de matemática
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2018
citation HANDA, Rene Augusto. Desenvolvimento de aplicativos como uma ferramenta de aprendizagem na área de matemática. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2980
_version_ 1805298189339721728
score 10,814766