Construção de recurso didático para ensinar eletroquímica para alunos cegos

In chemistry, as in other subjects, there are many difficulties in achieving inclusion, as the didactic resources available for teachers to work in the classroom are scarce, and in many situations the use of didactic methods and resources of regular education in inclusive education occur. This work...

ver descrição completa

Autor principal: Ferreira, Wagner
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29912
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-29912
recordtype dspace
spelling riut-1-299122022-10-14T06:06:34Z Construção de recurso didático para ensinar eletroquímica para alunos cegos Construction of didactic resources to teach electrochemistry to blind students Ferreira, Wagner Almeida, Shiderlene Vieira de Valentin, Silvana Mendonça Lopes Almeida, Shiderlene Vieira de Bernardon, Dayse Grassi Nunes, Rodrigo Ruschel Inclusão escolar Estratégias de aprendizagem Ensino - Meios auxiliaries Mainstreaming in education Learning strategies Teaching - Aids and devices CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA In chemistry, as in other subjects, there are many difficulties in achieving inclusion, as the didactic resources available for teachers to work in the classroom are scarce, and in many situations the use of didactic methods and resources of regular education in inclusive education occur. This work aims to develop a teaching material for electrochemistry, emphasizing battery learning for blind high school students in an experimental class. The work carried out consists in the elaboration and availability of teaching material and, therefore, the entire production sequence is described, from the choice of materials used to the form of assembly. It is expected that the didactic material developed will serve to subsidize the practice of Chemistry teachers, emphasizing the importance of (re)thinking the necessary adaptations for the teaching and learning process of blind students. Na química, assim como em outras disciplinas, existem muitas dificuldades para realizar-se a inclusão, pois os recursos didáticos disponíveis para os docentes atuarem em sala são escassos, ocorrendo em muitas situações a utilização de métodos e recursos didáticos do ensino regular no ensino inclusivo. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um material didático de eletroquímica, enfatizando a aprendizagem sobre pilhas para os alunos cegos do ensino médio em uma aula experimental. O trabalho realizado consiste na elaboração e disponibilização de um material didático e, portanto, descreve-se toda a sequência de produção, desde a escolha dos materiais utilizados até a forma de montagem. Espera-se que o material didático desenvolvido sirva para subsidiar a prática dos professores de Química, enfatizando a importância de se (re)pensar as adaptações necessárias para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos cegos. 2022-10-13T14:12:24Z 2022-10-13T14:12:24Z 2021-12-10 bachelorThesis FERREIRA, Wagner. Construção de recurso didático para ensinar eletroquímica para alunos cegos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29912 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Licenciatura em Química UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Inclusão escolar
Estratégias de aprendizagem
Ensino - Meios auxiliaries
Mainstreaming in education
Learning strategies
Teaching - Aids and devices
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
spellingShingle Inclusão escolar
Estratégias de aprendizagem
Ensino - Meios auxiliaries
Mainstreaming in education
Learning strategies
Teaching - Aids and devices
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Ferreira, Wagner
Construção de recurso didático para ensinar eletroquímica para alunos cegos
description In chemistry, as in other subjects, there are many difficulties in achieving inclusion, as the didactic resources available for teachers to work in the classroom are scarce, and in many situations the use of didactic methods and resources of regular education in inclusive education occur. This work aims to develop a teaching material for electrochemistry, emphasizing battery learning for blind high school students in an experimental class. The work carried out consists in the elaboration and availability of teaching material and, therefore, the entire production sequence is described, from the choice of materials used to the form of assembly. It is expected that the didactic material developed will serve to subsidize the practice of Chemistry teachers, emphasizing the importance of (re)thinking the necessary adaptations for the teaching and learning process of blind students.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Ferreira, Wagner
author_sort Ferreira, Wagner
title Construção de recurso didático para ensinar eletroquímica para alunos cegos
title_short Construção de recurso didático para ensinar eletroquímica para alunos cegos
title_full Construção de recurso didático para ensinar eletroquímica para alunos cegos
title_fullStr Construção de recurso didático para ensinar eletroquímica para alunos cegos
title_full_unstemmed Construção de recurso didático para ensinar eletroquímica para alunos cegos
title_sort construção de recurso didático para ensinar eletroquímica para alunos cegos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation FERREIRA, Wagner. Construção de recurso didático para ensinar eletroquímica para alunos cegos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29912
_version_ 1805305569802715136
score 10,814766