Ensino de arte na educação de surdos: uma abordagem na escola bilíngue

Acompanha produção técnica: Arte surda

Autor principal: Andrade, Renan de Bastos
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29942
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-29942
recordtype dspace
spelling riut-1-299422022-10-19T06:06:46Z Ensino de arte na educação de surdos: uma abordagem na escola bilíngue Teaching arts in deaf education: an approach in the bilingual school Andrade, Renan de Bastos Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de https://orcid.org/0000-0002-2857-4159 http://lattes.cnpq.br/0394414374162107 Dessbesel, Renata da Silva https://orcid.org/0000-0002-2781-2397 http://lattes.cnpq.br/2172517835872493 Frasson, Antonio Carlos https://orcid.org/0000-0002-1229-9009 http://lattes.cnpq.br/4888650601323596 Costa, Messias Ramos https://orcid.org/0000-0002-5603-6593 http://lattes.cnpq.br/4425602922011749 Dessbesel, Renata da Silva https://orcid.org/0000-0002-2781-2397 http://lattes.cnpq.br/2172517835872493 Arte - Estudo e ensino Surdos - Educação Crianças surdas Educação bilíngue Art - Study and teaching Deaf - Education Deaf children Education, Bilingual CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha produção técnica: Arte surda The teaching of art, in the early years of Elementary School, presents the four languages (Visual Arts, Dance, Music, and Theater) in an integrated way and from a playful perspective. The study aims to analyze the teaching of art in the education of deaf children from the bilingual school perspective. The research is qualitative and interpretive. A teacher and seven students from a deaf bilingual school in Paraná participated in the study. The data were analyzed using a qualitative approach. The data collection instruments were observation, interviews and application of activities, analyzed from the perspective of content analysis.It was concluded that the teaching of art for deaf students must occur from the beginning of their schooling. Through this art, they find a way to effect their communication, their demonstration of feelings, and a construction of meanings much more significant than that they would do only using Sign Language. It is highlighted the importance of teaching art within the classrooms of a bilingual school and how much this subject can contribute to the educational development of students with deafness. The Arte Surda material was developed as an Educational Product, inspired by the works of the deaf painter Nancy Rourke, it was organized into three study units that investigate concepts of teaching Art in Elementary School, and which can serve as support material for the school community. O ensino de Arte, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, apresenta as quatro linguagens (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) de modo integrado e na perspectiva do lúdico. O estudo tem por objetivo analisar o ensino de Arte na educação de crianças surdas na perspectiva da escola bilíngue. A pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa. Participaram da pesquisa uma professora e sete alunos de uma escola bilíngue de surdos localizado no Paraná. Analisou-se os dados em uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação, entrevistas e aplicação de atividades, analisados sob a ótica da análise de conteúdo. Concluiu-se que o ensino de Arte, para os estudantes deve surdos deve ocorrer desde o início da sua escolarização, e por meio do ensino de Arte, encontrar uma forma de efetivar a sua comunicação, a sua demonstração de sentimentos e uma construção de significados muito maior do que fariam somente utilizando a Língua de Sinais. Destaca-se a importância do ensino de Arte dentro das salas de aula de uma escola bilingue e o quanto essa disciplina tem a contribuir no que diz respeito ao desenvolvimento educacional dos estudantes com surdos. Como Produto Educacional foi desenvolvido o material Arte Surda, inspirado pelas obras da pintora surda Nancy Rourke, foi organizado em três unidades de estudo que investigam conceitos do ensino de Arte no Ensino Fundamental, e que poderá ser servir como material de apoio para a comunidade escolar. 2022-10-18T12:20:29Z 2022-10-18T12:20:29Z 2022-07-28 masterThesis ANDRADE, Renan de Bastos. Ensino de arte na educação de surdos: uma abordagem na escola bilíngue. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29942 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Arte - Estudo e ensino
Surdos - Educação
Crianças surdas
Educação bilíngue
Art - Study and teaching
Deaf - Education
Deaf children
Education, Bilingual
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Arte - Estudo e ensino
Surdos - Educação
Crianças surdas
Educação bilíngue
Art - Study and teaching
Deaf - Education
Deaf children
Education, Bilingual
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Andrade, Renan de Bastos
Ensino de arte na educação de surdos: uma abordagem na escola bilíngue
description Acompanha produção técnica: Arte surda
format Dissertação
author Andrade, Renan de Bastos
author_sort Andrade, Renan de Bastos
title Ensino de arte na educação de surdos: uma abordagem na escola bilíngue
title_short Ensino de arte na educação de surdos: uma abordagem na escola bilíngue
title_full Ensino de arte na educação de surdos: uma abordagem na escola bilíngue
title_fullStr Ensino de arte na educação de surdos: uma abordagem na escola bilíngue
title_full_unstemmed Ensino de arte na educação de surdos: uma abordagem na escola bilíngue
title_sort ensino de arte na educação de surdos: uma abordagem na escola bilíngue
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation ANDRADE, Renan de Bastos. Ensino de arte na educação de surdos: uma abordagem na escola bilíngue. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29942
_version_ 1805316584889122816
score 10,814766