A criança e o brincar científico na educação infantil

Acompanha: As linguagens das crianças e as linguagens da natureza

Autor principal: Fernandes, Márcia Rodrigues
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30186
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-30186
recordtype dspace
spelling riut-1-301862022-11-30T06:07:45Z A criança e o brincar científico na educação infantil The child and scientific playing in early child education Fernandes, Márcia Rodrigues Bezerra Junior, Arandi Ginane https://orcid.org/0000-0002-5145-5131 http://lattes.cnpq.br/7811492311173264 Mello, Paula Seixas https://orcid.org/0000-0001-9032-1104 http://lattes.cnpq.br/7469598134242918 Bezerra Junior, Arandi Ginane https://orcid.org/0000-0002-5145-5131 http://lattes.cnpq.br/7811492311173264 Florczak, Marcos Antonio https://orcid.org/0000-0002-3874-1926 http://lattes.cnpq.br/7037671532203196 Pinazza, Mônica Appezzato https://orcid.org/0000-0002-8980-6312 http://lattes.cnpq.br/2520460241135610 Ciência - Estudo e ensino Educação de crianças Planejamento educacional Brincadeiras Criatividade em crianças Professores - Formação Crianças - Linguagem Science - Study and teaching Early childhood education Educational planning Play Creative ability in children Teachers, Training of Children - Language CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino Acompanha: As linguagens das crianças e as linguagens da natureza This research seeks to investigate elements of how children’s experiences with the physical and natural world are manifested in the space of early childhood education. Based on this problem, it was also proposed to discuss whether – and how children’s play and their ways of apprehending and feeling the world problematize the teacher’s planning. Pedagogy in this study is the context of defined knowledge, and Science is the object of analysis as a fundamental and powerful right to exercise citizenship. The research, of a qualitative nature, is configured as a case study and was carried out based on reflections on childhood on the ideas of Loris Malaguzzi, John Dewey, Jerome Bruner, and Gaston Bachelard. Data analysis, obtained through pedagogical documentation, led to the conclusion that children experience sophisticated concepts of natural sciences daily in educational institutions. Because, when investigating the physical and natural world, children first observe, manipulate materials, explore space, raise hypotheses and consult sources of information; that is, they experience the conditions they must research. Subsequently, they produce information and, through multiple languages, build different images that allow them to share their research experiences and talk about the answers found. This favors the construction of real and imaginary thinking, actions and symbolizations, interactions, communications, and information about what they can accomplish. Thus, it is understood that for children, it is the action of investigating that provokes conceptual thinking, not the opposite. Scientific play and planning as a public fórum were key concepts revealed throughout the research, explaining a specific transformative experience at CMEI: “the flight of owls.” This experience forms the product of this master’s degree, complementing a series of booklets intended as reference documents for teacher training practices. Esta pesquisa busca investigar elementos de como as experiências das crianças com o mundo físico e natural se manifestam no espaço da Educação Infantil. A partir deste problema também se propôs discutir se – e como – o brincar da criança e os seus modos de apreender e sentir o mundo problematiza o planejamento do professor. A Pedagogia neste estudo é o contexto de conhecimento definido e a Ciência é o objeto de análise como direito essencial e potente para o exercício da cidadania. A pesquisa, de natureza qualitativa, configura-se como estudo de caso e foi realizada com base em estudos sobre a infância e nas ideias de Loris Malaguzzi, John Dewey, Jerome Bruner e Gaston Bachelard. A análise de dados, obtidos por meio da documentação pedagógica, levou a concluir que as crianças vivenciam conceitos sofisticados das ciências da natureza cotidianamente nas instituições educativas. Pois, ao investigarem o mundo físico e natural, as crianças a princípio observam, manipulam materiais, exploram o espaço, levantam hipóteses e consultam fontes de informações, isto é, experimentam as condições que possuem para pesquisar. Posteriormente, produzem informações e por meio de múltiplas linguagens corporais, gestuais e verbais constroem diferentes imagens que lhes permitem compartilhar as suas experiências com a pesquisa e conversar sobre as respostas encontradas. Isso favorece a construção do pensamento com relação ao mundo real e imaginário, das ações e simbolizações, das interações, comunicações e das informações sobre o que conseguem descobrir e realizar. Sendo assim, compreende-se que para as crianças é a ação de pesquisar que permite a elas a construção do pensamento conceitual, ou seja, não faz sentido para as crianças o conceito antes da ação. O brincar científico e o planejamento como fórum público foram conceitos-chave revelados ao longo da pesquisa, que explicita uma experiência transformadora específica ocorrida no CMEI: “o voo das corujas”. Esta experiência compõe o produto deste mestrado, que é complementado por uma série de livretos que se pretende a documentos de referência para práticas de formação docente. 2022-11-28T11:31:07Z 2022-11-28T11:31:07Z 2022-08-26 masterThesis FERNANDES, Marcia Rodrigues. A criança e o brincar científico na educação infantil. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30186 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ciência - Estudo e ensino
Educação de crianças
Planejamento educacional
Brincadeiras
Criatividade em crianças
Professores - Formação
Crianças - Linguagem
Science - Study and teaching
Early childhood education
Educational planning
Play
Creative ability in children
Teachers, Training of
Children - Language
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
spellingShingle Ciência - Estudo e ensino
Educação de crianças
Planejamento educacional
Brincadeiras
Criatividade em crianças
Professores - Formação
Crianças - Linguagem
Science - Study and teaching
Early childhood education
Educational planning
Play
Creative ability in children
Teachers, Training of
Children - Language
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
Fernandes, Márcia Rodrigues
A criança e o brincar científico na educação infantil
description Acompanha: As linguagens das crianças e as linguagens da natureza
format Dissertação
author Fernandes, Márcia Rodrigues
author_sort Fernandes, Márcia Rodrigues
title A criança e o brincar científico na educação infantil
title_short A criança e o brincar científico na educação infantil
title_full A criança e o brincar científico na educação infantil
title_fullStr A criança e o brincar científico na educação infantil
title_full_unstemmed A criança e o brincar científico na educação infantil
title_sort criança e o brincar científico na educação infantil
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation FERNANDES, Marcia Rodrigues. A criança e o brincar científico na educação infantil. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30186
_version_ 1805310212032167936
score 10,814766