O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio
One of the most important and indispensable mathematical concepts that plays a central role, not only for mathematics, but for all science as well, is the concept of function. Functions are present in the description and study of most natural phenomena when the objective is to evaluate them quantita...
Autor principal: | Camargo, Jorge Matheus Fernandes de |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30226 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-30226 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-302262022-12-02T06:06:56Z O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio The use of digital resources and optimization problems as an interdisciplinary approach in high school Camargo, Jorge Matheus Fernandes de Ashtiani, Alireza Mohebi http://lattes.cnpq.br/5025709771742662 Andrade, Thiago Pinguello de http://lattes.cnpq.br/8824631510048176 Ashtiani, Alireza Mohebi http://lattes.cnpq.br/5025709771742662 Santos, Anderson Paiao dos http://lattes.cnpq.br/5070545194057569 Borssoi, Joelmir Andre http://lattes.cnpq.br/6054221596474652 Martins, Rogerio Mendonca Tafazolian, Saeed http://lattes.cnpq.br/8452287693990992 Funções computáveis Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Recursos eletrônicos de informação Computable functions Interdisciplinary approach in education Electronic information resources CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Matemática One of the most important and indispensable mathematical concepts that plays a central role, not only for mathematics, but for all science as well, is the concept of function. Functions are present in the description and study of most natural phenomena when the objective is to evaluate them quantitatively. Faced with this reality, this concept should occupy a place of prominence in High School, but, the vast majority of students have some difficulty in understanding the concept, and, this is a great challenge for high school mathematics teachers. Due to that, the necessity of seeking new teaching methods arises, through approaches that combine digital resources with interdisciplinarity, since traditional teaching methods can't keep students motivated and focused all of the time. In this work, we propose an integrated approach, between functions and optimization problems, which combines interdisciplinarity with active learning. The results show that the proposed interdisciplinary approach can significantly help high school students to understand the importance of the concept of functions, being no longer something abstract and irrelevant. Um dos conceitos matemáticos mais importantes e indispensáveis que tem um papel central não só para matemática como para toda ciência é o conceito de função. As funções são presentes na descrição e estudo de grande parte dos fenômenos naturais quando o objetivo é avaliar quantitativamente os mesmos. Diante desta realidade, o conceito deve ocupar um lugar de destaque no Ensino Médio, porém, a grande maioria dos estudantes apresenta uma certa dificuldade na compreensão deste conceito, e isso é um grande desafio para os professores de matemática do Ensino Médio. Diante disso, surge a necessidade de buscar novas metodologias de ensino, por intermédio dos recursos digitais e a interdisciplinaridade, já que as metodologias tradicionais de ensino não conseguem mais manter os alunos motivados e concentrados o tempo todo. Neste trabalho, propomos uma abordagem integrada, entre funções e problemas de otimização, que combina a interdisciplinaridade com a metodologia ativa. Os resultados mostram que a abordagem interdisciplinar proposta pode ajudar significativamente os alunos do Ensino Médio a entenderem a importância do conceito de funções, deixando de ser algo abstrato e sem relevância. 2022-12-01T14:43:26Z 2022-12-01T14:43:26Z 2022-09-16 masterThesis CAMARGO, Jorge Matheus Fernandes de. O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30226 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Cornelio Procopio Brasil Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Funções computáveis Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Recursos eletrônicos de informação Computable functions Interdisciplinary approach in education Electronic information resources CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Matemática |
spellingShingle |
Funções computáveis Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Recursos eletrônicos de informação Computable functions Interdisciplinary approach in education Electronic information resources CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Matemática Camargo, Jorge Matheus Fernandes de O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio |
description |
One of the most important and indispensable mathematical concepts that plays a central role, not only for mathematics, but for all science as well, is the concept of function. Functions are present in the description and study of most natural phenomena when the objective is to evaluate them quantitatively. Faced with this reality, this concept should occupy a place of prominence in High School, but, the vast majority of students have some difficulty in understanding the concept, and, this is a great challenge for high school mathematics teachers. Due to that, the necessity of seeking new teaching methods arises, through approaches that combine digital resources with interdisciplinarity, since traditional teaching methods can't keep students motivated and focused all of the time. In this work, we propose an integrated approach, between functions and optimization problems, which combines interdisciplinarity with active learning. The results show that the proposed interdisciplinary approach can significantly help high school students to understand the importance of the concept of functions, being no longer something abstract and irrelevant. |
format |
Dissertação |
author |
Camargo, Jorge Matheus Fernandes de |
author_sort |
Camargo, Jorge Matheus Fernandes de |
title |
O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio |
title_short |
O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio |
title_full |
O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio |
title_fullStr |
O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio |
title_full_unstemmed |
O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio |
title_sort |
o uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2022 |
citation |
CAMARGO, Jorge Matheus Fernandes de. O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2022. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30226 |
_version_ |
1805309321227010048 |
score |
10,814766 |