O ensino da supercondutividade na educação básica: aspectos teóricos e práticos

Acompanha produto educacional: O ensino da supercondutividade na educação básica

Autor principal: Heppner, Maria Roseli Salu dos Santos
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30347
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-30347
recordtype dspace
spelling riut-1-303472022-12-24T06:07:03Z O ensino da supercondutividade na educação básica: aspectos teóricos e práticos The teaching of superconductivity in basic education: theoretical and practical aspects Heppner, Maria Roseli Salu dos Santos Deimling, Cesar Vanderlei https://orcid.org/0000-0002-1554-0099 http://lattes.cnpq.br/3543120613457891 Deimling, Cesar Vanderlei https://orcid.org/0000-0002-1554-0099 http://lattes.cnpq.br/3543120613457891 Batista, Michel Corci https://orcid.org/0000-0001-7328-2721 http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 Zadorosny, Rafael https://orcid.org/0000-0002-2419-2049 http://lattes.cnpq.br/6913351251148957 Supercondutividade Pedagogia crítica Física (Ensino médio) Superconductivity Critical pedagogy CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino Acompanha produto educacional: O ensino da supercondutividade na educação básica This work aims to present, develop, and discuss a proposal for teaching superconductivity content in Physics, applied in basic education. For its development, different teaching strategies were used to facilitate the teaching and learning process, relating the content with applications closer to the student's daily life. The present work is a Professional Master's research conducted in the Graduate Program in Physics Teaching at the Federal Technological University of Paraná – Campo Mourão (UTFPR­CM), in partnership with the Brazilian Society of Physics (SBF). The theoretical ­methodological framework adopted in this research was based on the Historical ­Critical Pedagogy, proposed by Dermeval Saviani, which aims to contribute to the appropriation of knowledge historically produced by humanity. With the presentation of the theme, one developed intervention research with a qualitative approach in a class in the 3rd year of high school at Colégio Estadual Presidente Castelo Branco ­ High School, Normal and Professional, belonging to the Regional Center for Education of Toledo ­ PR. In view of the activities applied, the achieved results were satisfactory since the students' involvement and assimilation of the concepts related them to the main applications of everyday life. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Este trabalho objetiva apresentar, desenvolver e discutir uma proposta para o ensino do conteúdo supercondutividade na disciplina de Física, aplicado na educação básica. Para seu desenvolvimento, foram utilizadas diferentes estratégias de ensino como meio de facilitar o processo de ensino e aprendizagem, relacionando o conteúdo com aplicações mais próximas do cotidiano do educando. Esta é uma pesquisa de Mestrado Profissional, conduzida no Programa de Pós ­Graduação em Ensino de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campo Mourão (UTFPRCM), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF). O referencial teórico metodológico adotado nesta pesquisa teve por base a Pedagogia Histórico – Crítica, proposta por Dermeval Saviani, que objetiva contribuir para apropriação dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade. Com a apresentação do tema, desenvolveu-­se pesquisa ­intervenção de abordagem qualitativa em uma turma do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco ­Ensino Médio, Normal e Profissional, pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Toledo – PR. Diante das atividades aplicadas, pode-­se afirmar que os resultados alcançados foram satisfatórios, uma vez que houve envolvimento dos alunos e assimilação dos conceitos, relacionando-­os com as principais aplicações do cotidiano. 2022-12-23T14:43:21Z 2022-12-23T14:43:21Z 2022-06-02 masterThesis HEPPNER, Maria Roseli Salu dos Santos. O ensino da supercondutividade na educação básica: aspectos teóricos e práticos. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30347 por openAccess https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campo Mourao Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Supercondutividade
Pedagogia crítica
Física (Ensino médio)
Superconductivity
Critical pedagogy
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino
spellingShingle Supercondutividade
Pedagogia crítica
Física (Ensino médio)
Superconductivity
Critical pedagogy
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino
Heppner, Maria Roseli Salu dos Santos
O ensino da supercondutividade na educação básica: aspectos teóricos e práticos
description Acompanha produto educacional: O ensino da supercondutividade na educação básica
format Dissertação
author Heppner, Maria Roseli Salu dos Santos
author_sort Heppner, Maria Roseli Salu dos Santos
title O ensino da supercondutividade na educação básica: aspectos teóricos e práticos
title_short O ensino da supercondutividade na educação básica: aspectos teóricos e práticos
title_full O ensino da supercondutividade na educação básica: aspectos teóricos e práticos
title_fullStr O ensino da supercondutividade na educação básica: aspectos teóricos e práticos
title_full_unstemmed O ensino da supercondutividade na educação básica: aspectos teóricos e práticos
title_sort o ensino da supercondutividade na educação básica: aspectos teóricos e práticos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation HEPPNER, Maria Roseli Salu dos Santos. O ensino da supercondutividade na educação básica: aspectos teóricos e práticos. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30347
_version_ 1805313985920106496
score 10,814766