Analisando e contribuindo com o ensino de matemática financeira em nível básico

In this work, a bibliographic research was conducted, where the National Curricular Parameters, the National Textbook Program, articles on Financial Education and Financial Literacy were consulted, with the main objective of presenting a proposal for teaching Financial Mathematics in Basic Education...

ver descrição completa

Autor principal: Fellini, Eperson Albino
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3043
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-3043
recordtype dspace
spelling riut-1-30432018-03-27T13:47:23Z Analisando e contribuindo com o ensino de matemática financeira em nível básico Analysing and contributing to financial mathematics teaching at basic level Fellini, Eperson Albino Silva, Rômel da Rosa da http://lattes.cnpq.br/3804309368611422 Silva, Rômel da Rosa da Pedroso, André Pereira Biesdorf, João Matemática financeira Educação financeira Matemática - Estudo e ensino Business mathematics Financial literacy Mathematics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Matemática In this work, a bibliographic research was conducted, where the National Curricular Parameters, the National Textbook Program, articles on Financial Education and Financial Literacy were consulted, with the main objective of presenting a proposal for teaching Financial Mathematics in Basic Education, with situations from the day to day of the students, contributing with their Financial Education, so that they know, for example, the best option in a purchase or an investment. More important than decorating formulas is to develop a contextualized view of the importance of Financial Mathematics in the student´s formation as a citizen. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Neste trabalho encontra-se uma pesquisa bibliográfica, foram consultados os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Programa Nacional dos Livros Didáticos, artigos sobre Educação Financeira e Letramento Financeiro com o objetivo principal de apresentar uma proposta para ensino da Matemática Financeira na Educação Básica, com situações do dia a dia dos alunos, contribuindo com a sua Educação Financeira, para que eles saibam, por exemplo, a melhor opção em uma compra ou em um investimento. Mais importante do que decorar fórmulas é desenvolver uma visão contextualizada da importância da Matemática Financeira na formação do aluno como cidadão. 2018-03-27T13:47:23Z 2018-03-27T13:47:23Z 2017-11-27 masterThesis FELLINI, Eperson Albino. Analisando e contribuindo com o ensino de matemática financeira em nível básico. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3043 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Matemática financeira
Educação financeira
Matemática - Estudo e ensino
Business mathematics
Financial literacy
Mathematics - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Matemática
spellingShingle Matemática financeira
Educação financeira
Matemática - Estudo e ensino
Business mathematics
Financial literacy
Mathematics - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Matemática
Fellini, Eperson Albino
Analisando e contribuindo com o ensino de matemática financeira em nível básico
description In this work, a bibliographic research was conducted, where the National Curricular Parameters, the National Textbook Program, articles on Financial Education and Financial Literacy were consulted, with the main objective of presenting a proposal for teaching Financial Mathematics in Basic Education, with situations from the day to day of the students, contributing with their Financial Education, so that they know, for example, the best option in a purchase or an investment. More important than decorating formulas is to develop a contextualized view of the importance of Financial Mathematics in the student´s formation as a citizen.
format Dissertação
author Fellini, Eperson Albino
author_sort Fellini, Eperson Albino
title Analisando e contribuindo com o ensino de matemática financeira em nível básico
title_short Analisando e contribuindo com o ensino de matemática financeira em nível básico
title_full Analisando e contribuindo com o ensino de matemática financeira em nível básico
title_fullStr Analisando e contribuindo com o ensino de matemática financeira em nível básico
title_full_unstemmed Analisando e contribuindo com o ensino de matemática financeira em nível básico
title_sort analisando e contribuindo com o ensino de matemática financeira em nível básico
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2018
citation FELLINI, Eperson Albino. Analisando e contribuindo com o ensino de matemática financeira em nível básico. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3043
_version_ 1805311984549232640
score 10,814766