Sequências numéricas como desencadeadoras do conceito de convergência: episódios de resolução de tarefas
Acompanha: Caderno de tarefas: sequências numéricas como desencadeadoras do ensino de limite: uma proposta em cálculo diferencial e integral 1
Autor principal: | Ramos, Nélvia Santana |
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Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3045 |
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riut-1-30452018-03-27T14:11:13Z Sequências numéricas como desencadeadoras do conceito de convergência: episódios de resolução de tarefas Numerical sequences as triggers of the convergence concept: episodes of task resolution Ramos, Nélvia Santana Trevisan, André Luis http://lattes.cnpq.br/3166010229447391 Trevisan, André Luis Mendes, Marcele Tavares Ciani, Andréia Büttner Cargnin, Claudete Matemática - Estudo e ensino Sequências (Matemática) Cálculo integral Cálculo diferencial Mathematics - Study and teaching Sequences (Mathematics) Calculus integral Differential calculus CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino de Ciências e Matemática Acompanha: Caderno de tarefas: sequências numéricas como desencadeadoras do ensino de limite: uma proposta em cálculo diferencial e integral 1 The present dissertation results from the process of elaborating a proposal of a set of tasks for the initial study of numerical sequences and convergence criteria in episodes of task resolution, as triggers of limit teaching in the context of Differential and Integral Calculus (CDI) 1. The general objective of the research was to propose tasks that would allow students to explore ideas necessary to understand the concept of limit, especially tasks that allow the intuitive exploration of elements necessary to formulate the concept of convergence of a sequence numerical value. It adopts assumptions of the methodology known as Design Research and RME Realistic Mathematics Education. In the analysis of the process, Guided Reinvention as the guiding principle of the work from the application of this proposal in regular classes of an Engineering course of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) of the Londrina campus and Cornelio Procopio. After the application of the research cycles and retrospective analysis, three tasks were included to compose the final product. Because it is a master's degree in the professional field, the intention was to prepare a workbook (educational product) that after its redesign and application; we made available a result of our research proposition. A presente dissertação resulta do processo de elaboração de uma proposta de um conjunto de tarefas para o estudo inicial de sequências numéricas e critérios de convergência em episódios de resolução de tarefas, como desencadeadoras do ensino de limite no contexto de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) 1. Elencou-se como objetivo geral da pesquisa a proposição de tarefas que oportunize aos estudantes a exploração de ideias necessárias à compreensão do conceito de limite, em especial tarefas que possibilite a exploração intuitiva de elementos necessários à formulação do conceito de convergência de uma sequência numérica. Adota pressupostos da metodologia conhecida como Design Research e da Educação Matemática Realística RME, tomamos na análise do processo a Reinvenção Guiada enquanto norteadora do trabalho provenientes da aplicação dessa proposta em turmas regulares de um curso de Engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) do campus Londrina e Cornélio Procópio. Após a aplicação dos ciclos de pesquisa e análise retrospectiva, elencaram-se três tarefas para compor o produto final. Por se tratar de um mestrado no âmbito profissional intencionou-se a elaboração de um caderno de tarefas (produto educacional) que após seu redesenho e aplicação, disponibilizamos como resultado de nossa proposta de pesquisa. 2018-03-27T14:11:12Z 2018-03-27T14:11:12Z 2017-12-13 masterThesis RAMOS, Nélvia Santana. Sequências numéricas como desencadeadoras do conceito de convergência: episódios de resolução de tarefas. 2017. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3045 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática UTFPR |
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