Gamificação como ferramenta de aprendizagem na engenharia eletrônica
Gamification has already been used extensively in education. Through active learning methodologies, the use of technological tools has become a significant factor in the student's life, as he experiences and applies such concepts in his daily life. From this perspective, this work, study has th...
Autor principal: | Franciscatto, Eduardo Pariz |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30491 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-30491 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-304912023-02-02T11:29:30Z Gamificação como ferramenta de aprendizagem na engenharia eletrônica Gamification as a learning tool in electronic engineering Franciscatto, Eduardo Pariz Cunha, Marcio Rodrigues da Monteiro, André Luiz Regis Tormena Junior, Osmar Cunha, Marcio Rodrigues da Jogos educativos Aprendizagem ativa Engenharia - Estudo e ensino Unity (Recurso eletrônico) Educational games Active learning Engineering - Study and teaching CNPQ::ENGENHARIAS Gamification has already been used extensively in education. Through active learning methodologies, the use of technological tools has become a significant factor in the student's life, as he experiences and applies such concepts in his daily life. From this perspective, this work, study has the general objective of analyzing the game engines (Game Engines) as a learning tool in an Electronic Engineering course, through bibliographic review and case study, in collaboration with the use of the Unity platform (a game) for the practical application of fundamentals learned in engineering disciplines, aiming at gamification as a study and a teaching tool, promoting praxis in an active and real way. The Unity as a game engine proved to be usable as a teaching tool due to the contextualization of electronic engineering concepts applied in the simulated environment. A gamificação já vem sendo usada de forma abrangente no ensino. Através de metodologias ativas de aprendizagem, o uso de ferramentas tecnológicas se tornou um fator significativo na vida do estudante, já que o mesmo vivencia e aplica tais conceitos em seu dia a dia. Partindo desta ótica, este trabalho tem como objetivo geral analisar os motores de jogos (Game Engines) como ferramenta de aprendizagem em um curso Engenharia Eletrônica, através de revisão bibliográfica e estudo de caso, em colaboração com o uso da plataforma Unity (um motor de jogo) para aplicação prática de fundamentos aprendidos nas disciplinas de engenharia, visando a gamificação como ferramenta de estudo e ensino, promovendo a práxis de maneira ativa e real. O motor de jogo Unity se mostrou utilizável como ferramenta de ensino devido a contextualização de conceitos da engenharia eletrônica aplicados no ambiente simulado. 2023-02-01T18:58:50Z 2023-02-01T18:58:50Z 2022-06-01 bachelorThesis FRANCISCATTO, Eduardo Pariz. Gamificação como ferramenta de aprendizagem na engenharia eletrônica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30491 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campo Mourao Brasil Departamento Acadêmico de Eletrônica Engenharia Eletrônica UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Jogos educativos Aprendizagem ativa Engenharia - Estudo e ensino Unity (Recurso eletrônico) Educational games Active learning Engineering - Study and teaching CNPQ::ENGENHARIAS |
spellingShingle |
Jogos educativos Aprendizagem ativa Engenharia - Estudo e ensino Unity (Recurso eletrônico) Educational games Active learning Engineering - Study and teaching CNPQ::ENGENHARIAS Franciscatto, Eduardo Pariz Gamificação como ferramenta de aprendizagem na engenharia eletrônica |
description |
Gamification has already been used extensively in education. Through active learning methodologies, the use of technological tools has become a significant factor in the student's life, as he experiences and applies such concepts in his daily life. From this perspective, this work, study has the general objective of analyzing the game engines (Game Engines) as a learning tool in an Electronic Engineering course, through bibliographic review and case study, in collaboration with the use of the Unity platform (a game) for the practical application of fundamentals learned in engineering disciplines, aiming at gamification as a study and a teaching tool, promoting praxis in an active and real way. The Unity as a game engine proved to be usable as a teaching tool due to the contextualization of electronic engineering concepts applied in the simulated environment. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Franciscatto, Eduardo Pariz |
author_sort |
Franciscatto, Eduardo Pariz |
title |
Gamificação como ferramenta de aprendizagem na engenharia eletrônica |
title_short |
Gamificação como ferramenta de aprendizagem na engenharia eletrônica |
title_full |
Gamificação como ferramenta de aprendizagem na engenharia eletrônica |
title_fullStr |
Gamificação como ferramenta de aprendizagem na engenharia eletrônica |
title_full_unstemmed |
Gamificação como ferramenta de aprendizagem na engenharia eletrônica |
title_sort |
gamificação como ferramenta de aprendizagem na engenharia eletrônica |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2023 |
citation |
FRANCISCATTO, Eduardo Pariz. Gamificação como ferramenta de aprendizagem na engenharia eletrônica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30491 |
_version_ |
1805302327472553984 |
score |
10,814766 |