Estratégias para iniciar o desenvolvimento do pensamento estatístico na educação infantil

Acompanha produção técnica: O pensamento estatístico na educação infantil: observando algumas estratégias

Autor principal: Bronoski, Silvia Ferreira
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30592
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-30592
recordtype dspace
spelling riut-1-305922023-02-17T06:07:16Z Estratégias para iniciar o desenvolvimento do pensamento estatístico na educação infantil Strategies to begin the development of statistical thinking in child education Bronoski, Silvia Ferreira Santos Junior, Guataçara dos https://orcid.org/0000-0002-6234-7961 http://lattes.cnpq.br/5026078100746374 Santos Junior, Guatacara dos https://orcid.org/0000-0002-6234-7961 http://lattes.cnpq.br/5026078100746374 Brandalise, Mary Ângela Teixeira https://orcid.org/0000-0003-3674-5314 http://lattes.cnpq.br/3215978829755641 Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel https://orcid.org/0000-0003-3313-1472 http://lattes.cnpq.br/9560346396921728 Estatística Matemática - Estudo e ensino Educação de crianças Statistics Mathematics - Study and teaching Early childhood education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha produção técnica: O pensamento estatístico na educação infantil: observando algumas estratégias This research aimed to analyze what contributions a teaching based on contextualized activities can bring to the initiation of the development of statistical thinking in Early Childhood Education. For this purpose, a methodoly with a qualitative approach, of an interpretive nature, was used. Thus, four teaching strategies were proposed, applied to a group of students aged between five and six years old, in a Municipal Center for Early Childhood Education in the city of Carambeí/PR. From the application of the proposed teaching strategies, we sought to verify if statistical thinking was being developed, even if initially. In order to assess the data collected during the research, Content Analysis was used. Thus, we tried to observe, during the activities developed and the students’ speeches, whether among the contentes produced, statistical thinking was present. After applying the teaching strategies, it was possible to verify that the students initially demonstrated an understanding of the process of production, tabulation and analysis of data in order to help them make more assertive decisions or seek a solution to a possible problem or question. Thus, it was concluded that the proposed strategies contributed to the initiation of the development of statistical thinking in Early Childhood Education. The research also generated pedagogical didactic material aimed at teachers who are interested in initiating the development of statistical thinking since Early Childhood Education. A presente pesquisa objetivou analisar quais contribuições um ensino pautado em atividades contextualizadas pode trazer para a iniciação ao desenvolvimento do pensamento estatístico na Educação Infantil. Para tanto, utilizou-se uma metodologia com enfoque qualitativo, de cunho interpretativo. Assim, foram propostas quatro estratégias de ensino, aplicadas em uma turma de alunos que apresentam faixa etária entre cinco e seis anos de idade, em um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de Carambeí/PR. A partir da aplicação das estratégias de ensino propostas, buscou-se verificar se o pensamento estatístico estava sendo desenvolvido, ainda que inicialmente. Para realizar a apreciação dos dados coletados durante a pesquisa foi utilizada a Análise de Conteúdo. Assim, procurou-se observar, durante as atividades desenvolvidas e as falas dos alunos, se entre os conteúdos produzidos, o pensamento estatístico se fez presente. Após a aplicação das estratégias de ensino, foi possível verificar que os alunos demonstraram compreender inicialmente, o processo de produção, tabulação e análise dos dados no intuito de auxiliá-los a tomar decisões mais assertivas ou buscar solução para um possível problema ou questionamento. Assim, concluiu-se que as estratégias propostas contribuíram para a iniciação ao desenvolvimento do pensamento estatístico na Educação Infantil. A pesquisa também gerou um material didático pedagógico direcionado a professores que apresentam interesse em iniciar o desenvolvimento do pensamento estatístico desde a Educação Infantil. 2023-02-16T12:22:35Z 2023-02-16T12:22:35Z 2022-12-09 masterThesis BRONOSKI, Silvia Ferreira. Estratégias para iniciar o desenvolvimento do pensamento estatístico na educação infantil. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30592 por openAccess Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Estatística
Matemática - Estudo e ensino
Educação de crianças
Statistics
Mathematics - Study and teaching
Early childhood education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Estatística
Matemática - Estudo e ensino
Educação de crianças
Statistics
Mathematics - Study and teaching
Early childhood education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Bronoski, Silvia Ferreira
Estratégias para iniciar o desenvolvimento do pensamento estatístico na educação infantil
description Acompanha produção técnica: O pensamento estatístico na educação infantil: observando algumas estratégias
format Dissertação
author Bronoski, Silvia Ferreira
author_sort Bronoski, Silvia Ferreira
title Estratégias para iniciar o desenvolvimento do pensamento estatístico na educação infantil
title_short Estratégias para iniciar o desenvolvimento do pensamento estatístico na educação infantil
title_full Estratégias para iniciar o desenvolvimento do pensamento estatístico na educação infantil
title_fullStr Estratégias para iniciar o desenvolvimento do pensamento estatístico na educação infantil
title_full_unstemmed Estratégias para iniciar o desenvolvimento do pensamento estatístico na educação infantil
title_sort estratégias para iniciar o desenvolvimento do pensamento estatístico na educação infantil
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2023
citation BRONOSKI, Silvia Ferreira. Estratégias para iniciar o desenvolvimento do pensamento estatístico na educação infantil. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30592
_version_ 1805452955433828352
score 10,814766