Para além do entretenimento: a utilização da música nas aulas de língua inglesa para o desenvolvimento da compreensão auditiva

Music is part of the daily lives of most human beings and, with the advancement of technology, it became increasingly easy to access it. The present study has as its main objective to analyze how music was used in the classroom for the development of listening comprehension in the early 21st century...

ver descrição completa

Autor principal: Soares, Gabrielly
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30816
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-30816
recordtype dspace
spelling riut-1-308162023-03-14T06:07:31Z Para além do entretenimento: a utilização da música nas aulas de língua inglesa para o desenvolvimento da compreensão auditiva Beyond entertainment: the use of music in english language classes for the development of listening comprehension Soares, Gabrielly Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira Zago, Leandro Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira Dagios, Marcele Garbin Camilotti, Camila Paula Linguagem e línguas Aquisição da segunda língua Música na educação Language and languages Second language acquisition Music in education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Music is part of the daily lives of most human beings and, with the advancement of technology, it became increasingly easy to access it. The present study has as its main objective to analyze how music was used in the classroom for the development of listening comprehension in the early 21st century and, as it is being worked on recently. For this work, two studies were used, one from the year 2001 and the other from 2020, so that we could analyze differences and similarities between the activities with music. Furthermore, we discuss music as motivation, as a strategy and as a tool, as well as the use of music in the classroom as a tool to develop students' listening comprehension. For the bibliographical review, we used authors who study music in English classes, like Griffee (1990), Murphey (1992), Bonato (2014) and Negreiros (2018). At the end of this study, we conclude that technological advances and the internet impact the way we can produce our listening comprehension activities nowadays, giving us a greater possibility to use digital platforms, not restricting us to just using traditional activities. A música faz parte do cotidiano da maioria dos seres humanos e, com o avanço da tecnologia, o acesso aos mais diversos gêneros musicais foi facilitado. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como se trabalhava em sala de aula com a música para o desenvolvimento da compreensão auditiva no início do século XXI e como ela está sendo trabalhada recentemente. Para esse trabalho, foram utilizados dois estudos, um do ano de 2001 e outro de 2020, para que então pudéssemos analisar diferenças e semelhanças existentes entre as atividades com a música. Ainda, discorremos sobre a música como motivação, como estratégia e como ferramenta, bem como falamos sobre a utilização da música em sala de aula para o desenvolvimento da compreensão auditiva dos alunos. Para a revisão bibliográfica, utilizamos autores que estudam sobre a utilização da música nas aulas de inglês, como Griffee (1990), Murphey (1992), Bonato (2014) e Negreiros (2018). Ao final deste estudo, concluímos que os avanços tecnológicos e a internet impactam o modo como podemos produzir nossas atividades de compreensão auditiva hoje em dia, nos dando uma maior possibilidade de utilizar plataformas digitais, não nos restringindo apenas a usar atividades tradicionais. 2023-03-13T13:19:16Z 2023-03-13T13:19:16Z 2022-12-02 bachelorThesis SOARES, Gabrielly. Para além do entretenimento: a utilização da música nas aulas de língua inglesa para o desenvolvimento da compreensão auditiva. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30816 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Letras Licenciatura em Letras UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Linguagem e línguas
Aquisição da segunda língua
Música na educação
Language and languages
Second language acquisition
Music in education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Linguagem e línguas
Aquisição da segunda língua
Música na educação
Language and languages
Second language acquisition
Music in education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Soares, Gabrielly
Para além do entretenimento: a utilização da música nas aulas de língua inglesa para o desenvolvimento da compreensão auditiva
description Music is part of the daily lives of most human beings and, with the advancement of technology, it became increasingly easy to access it. The present study has as its main objective to analyze how music was used in the classroom for the development of listening comprehension in the early 21st century and, as it is being worked on recently. For this work, two studies were used, one from the year 2001 and the other from 2020, so that we could analyze differences and similarities between the activities with music. Furthermore, we discuss music as motivation, as a strategy and as a tool, as well as the use of music in the classroom as a tool to develop students' listening comprehension. For the bibliographical review, we used authors who study music in English classes, like Griffee (1990), Murphey (1992), Bonato (2014) and Negreiros (2018). At the end of this study, we conclude that technological advances and the internet impact the way we can produce our listening comprehension activities nowadays, giving us a greater possibility to use digital platforms, not restricting us to just using traditional activities.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Soares, Gabrielly
author_sort Soares, Gabrielly
title Para além do entretenimento: a utilização da música nas aulas de língua inglesa para o desenvolvimento da compreensão auditiva
title_short Para além do entretenimento: a utilização da música nas aulas de língua inglesa para o desenvolvimento da compreensão auditiva
title_full Para além do entretenimento: a utilização da música nas aulas de língua inglesa para o desenvolvimento da compreensão auditiva
title_fullStr Para além do entretenimento: a utilização da música nas aulas de língua inglesa para o desenvolvimento da compreensão auditiva
title_full_unstemmed Para além do entretenimento: a utilização da música nas aulas de língua inglesa para o desenvolvimento da compreensão auditiva
title_sort para além do entretenimento: a utilização da música nas aulas de língua inglesa para o desenvolvimento da compreensão auditiva
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2023
citation SOARES, Gabrielly. Para além do entretenimento: a utilização da música nas aulas de língua inglesa para o desenvolvimento da compreensão auditiva. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30816
_version_ 1805453070015922176
score 10,814766