O ensino de ciências e o uso de tecnologias de informação e comunicação: dos planos de aula às concepções de ensino e aprendizagem dos professores
Contém produto: As tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino de ciências: uma conversa de professor para professor - Produto Educacional
Autor principal: | Atanazio, Alessandra Maria Cavichia |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3204 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-3204 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-32042018-05-28T19:56:38Z O ensino de ciências e o uso de tecnologias de informação e comunicação: dos planos de aula às concepções de ensino e aprendizagem dos professores Atanazio, Alessandra Maria Cavichia Leite, Álvaro Emílio http://lattes.cnpq.br/4151784868437918 Leite, Álvaro Emílio Motta, Marcelo Souza Artuso, Alysson Ramos Tecnologia da informação Prática de ensino Professores de ciência - Paraná Professores de biologia - Paraná Aprendizagem Planos de aula - Avaliação Análise de interação na educação Construtivismo (Educação) Tecnologia educacional Ciência - Estudo e ensino Information technology Student teaching Science teachers - Paraná Biology teachers - Paraná Learning Lesson planning - Rating of Interaction analysis in education Constructivism (Education) Educational technology Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Ensino de Ciências e Matemática Contém produto: As tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino de ciências: uma conversa de professor para professor - Produto Educacional Information and communication technologies (ICT) are present in our society and it is even more desirable that they could be used as resources in the educational context. However, to make it possible, it is known that numerous challenges and difficulties should be faced, such as deficiencies in teacher training for the use of technologies and lack of adequate infrastructure. In this context, it is necessary to understand how teachers, even those who face some challenges, plan to use ICT as a pedagogical strategy. This research, therefore, has the objective of analyzing the teachinglearning conceptions related to lesson plans that present the use of ICT in the school environment developed by Science and Biology teachers who work in public school. For this, the qualitative approach was privileged and, through content analysis (BARDIN, 1977), 35 Science and Biology lesson plans, written by teachers who work in public schools and that mentioned they have used ICT in their classes, were analyzed. The analysis related the lesson plans to the teaching-leaning approach presented by Mizukami (1986) and the corresponding epistemological models inherent to each one of them (BECKER, 1995). The results show that these teachers attribute to ICT uses and meanings that are closely linked to their teaching and learning conceptions. By analyzing the data, there are indications that in the lesson plans that have the teacher at the center of the teaching-learning process, the use of technologies tends to be done in the same way. On the other hand, in those plans that value the interaction between teacher and student, this assumes an active role in the construction of knowledge mediated by ICT. One of the factors that may contribute to this difference in teachers' conceptions is the training they have received when taking the graduation course. In general, teachers who presented a practice with constructivist characteristics attended the graduation after the second half of the 90's (period of digital revolution) and had more time of continuous training in the educational area and technology courses. With the aim of contributing to teacher training, the educational product was developed and it conconsists of a material for Science and Biology teachers, inspired by the use of technologies in a constructivist perspective. As tecnologias de informação e comunicação (TIC) estão presentes em nossa sociedade e, cada vez mais, é desejável que elas sejam utilizadas como recursos no contexto educativo. Entretanto, para que isso ocorra, sabe-se que há inúmeros desafios e dificuldades, como deficiências na formação dos professores para o uso das tecnologias e falta de infraestrutura adequada. Nesse contexto, sentiu-se a necessidade de compreender como professores, mesmo diante desses desafios, planejam utilizar as TIC como estratégia pedagógica. Dessa forma, esta pesquisa teve por objetivo analisar as concepções de ensino e aprendizagem subjacentes aos planos de aulas para o uso das TIC desenvolvidos por professores de Ciências e Biologia que atuam na rede pública estadual do Paraná. Para isso, privilegiou-se a abordagem qualitativa e, por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), analisou-se 35 planos de aula de professores de Ciências e Biologia da Rede Estadual do Paraná que declararam usar TIC em suas aulas, relacionando-os às abordagens de ensino e aprendizagem sistematizadas por Mizukami (1986) e aos correspondentes modelos epistemológicos inerentes a cada uma delas (BECKER, 1995). Os resultados apontam que esses professores atribuem às TIC usos e significados que estão intimamente ligados às suas concepções de ensino e aprendizagem. Pela análise dos dados, há indícios de que nos planos de aula que têm o professor no centro do processo ensino-aprendizagem, o uso das tecnologias tende a ser feito da mesma maneira. Já naqueles planos que valorizam a interação professor e aluno, este assume papel ativo na construção do conhecimento mediado pelas TIC. Um dos fatores que pode estar contribuindo para essa diferença nas concepções dos professores é a formação recebida. De maneira geral, os professores pesquisados que apresentaram indícios de uma prática com características construtivistas cursaram a graduação após a segunda metade da década de 90 (período marcado pela revolução digital e disseminação dos computadores) e têm maior tempo de formação continuada na área educacional e cursos específicos sobre tecnologia. Com o intuito de contribuir com a formação docente, desenvolveu-se o produto educacional, que consiste em um material destinado aos professores de Ciências e Biologia, inspirado no uso das tecnologias em uma perspectiva construtivista. 2018-05-28T19:56:38Z 2018-05-28T19:56:38Z 2018-03-27 masterThesis ATANAZIO, Alessandra Maria Cavichia. O ensino de ciências e o uso de tecnologias de informação e comunicação: dos planos de aula às concepções de ensino e aprendizagem dos professores. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3204 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Tecnologia da informação Prática de ensino Professores de ciência - Paraná Professores de biologia - Paraná Aprendizagem Planos de aula - Avaliação Análise de interação na educação Construtivismo (Educação) Tecnologia educacional Ciência - Estudo e ensino Information technology Student teaching Science teachers - Paraná Biology teachers - Paraná Learning Lesson planning - Rating of Interaction analysis in education Constructivism (Education) Educational technology Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Ensino de Ciências e Matemática |
spellingShingle |
Tecnologia da informação Prática de ensino Professores de ciência - Paraná Professores de biologia - Paraná Aprendizagem Planos de aula - Avaliação Análise de interação na educação Construtivismo (Educação) Tecnologia educacional Ciência - Estudo e ensino Information technology Student teaching Science teachers - Paraná Biology teachers - Paraná Learning Lesson planning - Rating of Interaction analysis in education Constructivism (Education) Educational technology Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Ensino de Ciências e Matemática Atanazio, Alessandra Maria Cavichia O ensino de ciências e o uso de tecnologias de informação e comunicação: dos planos de aula às concepções de ensino e aprendizagem dos professores |
description |
Contém produto: As tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino de ciências: uma conversa de professor para professor - Produto Educacional |
format |
Dissertação |
author |
Atanazio, Alessandra Maria Cavichia |
author_sort |
Atanazio, Alessandra Maria Cavichia |
title |
O ensino de ciências e o uso de tecnologias de informação e comunicação: dos planos de aula às concepções de ensino e aprendizagem dos professores |
title_short |
O ensino de ciências e o uso de tecnologias de informação e comunicação: dos planos de aula às concepções de ensino e aprendizagem dos professores |
title_full |
O ensino de ciências e o uso de tecnologias de informação e comunicação: dos planos de aula às concepções de ensino e aprendizagem dos professores |
title_fullStr |
O ensino de ciências e o uso de tecnologias de informação e comunicação: dos planos de aula às concepções de ensino e aprendizagem dos professores |
title_full_unstemmed |
O ensino de ciências e o uso de tecnologias de informação e comunicação: dos planos de aula às concepções de ensino e aprendizagem dos professores |
title_sort |
o ensino de ciências e o uso de tecnologias de informação e comunicação: dos planos de aula às concepções de ensino e aprendizagem dos professores |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2018 |
citation |
ATANAZIO, Alessandra Maria Cavichia. O ensino de ciências e o uso de tecnologias de informação e comunicação: dos planos de aula às concepções de ensino e aprendizagem dos professores. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3204 |
_version_ |
1805302333282713600 |
score |
10,814766 |