A contribuição das técnicas de dinâmicas de grupo para a formação de docentes de nível médio

During our journey as a teachers’ educator, we found that students, even the ones who are finishing the course, do not master many skills. These skills we refer to are not of just conceptual order, but also social, emotional and interpersonal skills. We attribute these gaps in their training to the...

ver descrição completa

Autor principal: Scheibel, Márcia Regina
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3472
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-3472
recordtype dspace
spelling riut-1-34722018-10-05T06:00:38Z A contribuição das técnicas de dinâmicas de grupo para a formação de docentes de nível médio The contribution of group dynamics techniques for the training of middle level teachers Scheibel, Márcia Regina Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto http://lattes.cnpq.br/4964620822134669 Resende, Luis Mauricio Martins de http://lattes.cnpq.br/5368459603526305 Moreira, Herivelto Stadler, Rita de Cássia da Luz Resende, Luis Mauricio Martins de Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Professores - Formação Ensino - Metodologia Aprendizagem em equipe na educação Orientação de grupo na educação Teachers, Training of Teaching - Methodology Team learning approach in education Group guidance in education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Ensino de Ciências e Matemática During our journey as a teachers’ educator, we found that students, even the ones who are finishing the course, do not master many skills. These skills we refer to are not of just conceptual order, but also social, emotional and interpersonal skills. We attribute these gaps in their training to the school culture they were exposed to throughout their schooling. These findings mobilized us to look for answers so that we could offer students - future early childhood and first grades of elementary school educators - other elements which could add something more in their training. We find the answers to this educational intention in the studies carried out by the use of Group Dynamic Techniques, supported theoretical and methodological by Cooperative Learning conception. To give substance to our purpose we performed, during the period of six months, the insertion of the students in this study, that established as objectives: a) to offer the students the experience of a differentiated work proposal, more procedural, reflective and cooperative in nature; b) to observe whether the students, in the training field, would develop a teaching practice more creative and innovative, using Cooperative Learning elements; c) to prepare a didactical guide containing suggestions of Group Dynamic Techniques within a cooperative approach. The research adopted an interpretative nature qualitative approach, with participant observation. The data collection technique was conducted through daily of field, photos, discussions and the students' participation in the seminars. The sample had 22 students from a Public School post-medium Teacher Training Course, in the city of Ponta Grossa. This study main results showed that the Group Dynamic Techniques contribute significantly to the development of many thoughts and actions skills in the subjects in training. However, it is not enough to establish the methodology in the classroom, it requires the facilitator teacher to master theoretical and methodological approaches which would support and make scientific this kind of work, combining with the teacher differentiated pistemological attitude, while developing his teaching. Durante nossa caminhada como professora formadora de docentes verificou-se que os alunos, mesmo chegando à terminalidade dos cursos, não apresentam o domínio de inúmeras habilidades. Essas habilidades não são apenas de ordem conceitual, mas, também, as habilidades sociais, afetivas e interpessoais. Atribui-se essas lacunas deixadas em sua formação, à cultura escolar que esses alunos foram expostos ao longo de sua escolaridade. Essas constatações mobilizaram a busca de propostas para que se oferecesse aos alunos - futuros professores da Educação Infantil e das primeiras séries do Ensino Fundamental - outros elementos que viessem somar algo a mais em sua formação. As respostas para essa intenção educativa foram encontradas na metodologia de trabalho utilizando-se as Técnicas de Dinâmicas de Grupo, sustentadas teórica e metodologicamente pela concepção da Aprendizagem Cooperativa. Para dar concretude ao nosso propósito realizou-se, durante o período de seis meses, a inserção das alunas neste trabalho, que teve como objetivos: a) proporcionar às alunas a vivência em uma proposta de trabalho diferenciada, de caráter mais processual, reflexiva e cooperativa; b) observar se as alunas, no campo de estágio, desenvolveriam uma prática pedagógica mais criativa e inovadora, utilizando-se dos elementos da Aprendizagem Cooperativa; c) elaborar um guia didático contendo sugestões de Técnicas de Dinâmicas de Grupo dentro de um enfoque cooperativo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa com observação participante. A técnica de coleta de dados ocorreu por meio de registros em diários de campo, fotos, discussões e da participação das alunas nos seminários. A amostra contou com 22 alunas do Curso de Formação de Professores a nível pós-médio de uma Escola Estadual do Município de Ponta Grossa. Os principais resultados deste estudo mostraram que as Técnicas de Dinâmicas de Grupo contribuem significativamente para o desenvolvimento de inúmeras habilidades de pensamentos e ações nos sujeitos em formação. Entretanto, não basta que essa metodologia seja instituída em sala de aula, ela requer, por parte do professor, o domínio dos fundamentos teóricos e metodológicos que dão sustentação e cientificidade a este tipo de trabalho, aliado à postura epistemológica diferenciada do professor, ao desenvolver a sua ação docente. 2018-10-04T14:21:48Z 5000-01-01 2018-10-04T14:21:48Z 2010-09-24 masterThesis SCHEIBEL, Márcia Regina. A contribuição das técnicas de dinâmicas de grupo para a formação de docentes de nível médio. 2010. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3472 por embargoedAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Professores - Formação
Ensino - Metodologia
Aprendizagem em equipe na educação
Orientação de grupo na educação
Teachers, Training of
Teaching - Methodology
Team learning approach in education
Group guidance in education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Ensino de Ciências e Matemática
spellingShingle Professores - Formação
Ensino - Metodologia
Aprendizagem em equipe na educação
Orientação de grupo na educação
Teachers, Training of
Teaching - Methodology
Team learning approach in education
Group guidance in education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Ensino de Ciências e Matemática
Scheibel, Márcia Regina
A contribuição das técnicas de dinâmicas de grupo para a formação de docentes de nível médio
description During our journey as a teachers’ educator, we found that students, even the ones who are finishing the course, do not master many skills. These skills we refer to are not of just conceptual order, but also social, emotional and interpersonal skills. We attribute these gaps in their training to the school culture they were exposed to throughout their schooling. These findings mobilized us to look for answers so that we could offer students - future early childhood and first grades of elementary school educators - other elements which could add something more in their training. We find the answers to this educational intention in the studies carried out by the use of Group Dynamic Techniques, supported theoretical and methodological by Cooperative Learning conception. To give substance to our purpose we performed, during the period of six months, the insertion of the students in this study, that established as objectives: a) to offer the students the experience of a differentiated work proposal, more procedural, reflective and cooperative in nature; b) to observe whether the students, in the training field, would develop a teaching practice more creative and innovative, using Cooperative Learning elements; c) to prepare a didactical guide containing suggestions of Group Dynamic Techniques within a cooperative approach. The research adopted an interpretative nature qualitative approach, with participant observation. The data collection technique was conducted through daily of field, photos, discussions and the students' participation in the seminars. The sample had 22 students from a Public School post-medium Teacher Training Course, in the city of Ponta Grossa. This study main results showed that the Group Dynamic Techniques contribute significantly to the development of many thoughts and actions skills in the subjects in training. However, it is not enough to establish the methodology in the classroom, it requires the facilitator teacher to master theoretical and methodological approaches which would support and make scientific this kind of work, combining with the teacher differentiated pistemological attitude, while developing his teaching.
format Dissertação
author Scheibel, Márcia Regina
author_sort Scheibel, Márcia Regina
title A contribuição das técnicas de dinâmicas de grupo para a formação de docentes de nível médio
title_short A contribuição das técnicas de dinâmicas de grupo para a formação de docentes de nível médio
title_full A contribuição das técnicas de dinâmicas de grupo para a formação de docentes de nível médio
title_fullStr A contribuição das técnicas de dinâmicas de grupo para a formação de docentes de nível médio
title_full_unstemmed A contribuição das técnicas de dinâmicas de grupo para a formação de docentes de nível médio
title_sort contribuição das técnicas de dinâmicas de grupo para a formação de docentes de nível médio
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2018
citation SCHEIBEL, Márcia Regina. A contribuição das técnicas de dinâmicas de grupo para a formação de docentes de nível médio. 2010. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3472
_version_ 1805301515144921088
score 10,814766