Curta de animação como organizador prévio no ensino de física
David Ausubel´s Meaningful Learning Theory stresses the importance of previous knowledge on the teaching learning process. According to the principles of meaningful learning, new information interacts with student‟s specific knowledge structure, called subsumers. It can be understood as pre-existing...
Autor principal: | Ribeiro, Rafael João |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3517 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-3517 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-35172018-10-19T06:01:00Z Curta de animação como organizador prévio no ensino de física Computer-animated short as an advance organizer for physics teaching Ribeiro, Rafael João Koscianski, André http://lattes.cnpq.br/7693781941703733 Silva, Sani de Carvalho Rutz da http://lattes.cnpq.br/5694972079639390 Yonezawa, Wilson Massashiro Silva, Silvio Luiz Rutz da Stadler, Rita de Cássia da Luz Koscianski, André Silva, Sani de Carvalho Rutz da Animação (Cinematografia) Física - Estudo e ensino Estudantes do ensino médio Aprendizagem Animation (Cinematography) Physics - Study and teaching High school students Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Ensino de Ciências e Matemática David Ausubel´s Meaningful Learning Theory stresses the importance of previous knowledge on the teaching learning process. According to the principles of meaningful learning, new information interacts with student‟s specific knowledge structure, called subsumers. It can be understood as pre-existing relevant concepts. In order to avoid rote learning in subsumers absence, Ausubel's theory suggests the use of materials called advance organizers, as scaffolding for new concepts. This study reports the production and application of a 3D short animation as an advance organizer. The film aims to help students understand the concept “Moment of a Force”, important to Physics Teaching. The animation was produced from the ground using free software, following the usual steps in production of such material. It was put into practice with high school students from Arapoti city, PR. Pre and post-tests were elaborated and used to evaluate the film effectiveness. The results indicate that the animated film worked satisfactorily to prepare the learners' cognitive structure, as well as to facilitate meaningful learning and allow better retention of the concept taught. A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel considera importante aquilo que o aprendiz já sabe. No processo da aprendizagem significativa, a nova informação interage com uma estrutura de conhecimento específica do indivíduo chamada de subsunçor, que pode ser entendido como conceitos relevantes preexistentes. Na ausência de subsunçores, a teoria de Ausubel sugere, até mesmo para evitar a aprendizagem mecânica, o uso de materiais chamados de organizadores prévios, que servem de ancoradouro para o novo conhecimento. Essa pesquisa relata uma experiência didática da produção e aplicação de um curta-metragem de animação 3D com função de organizador prévio. O objetivo desse organizador prévio é auxiliar a aprendizagem do conceito “Momento de uma Força” pertinente ao Ensino de Física. O curta foi produzido com programas de computador livres, tendo como etapas: modelagem da personagem; modelagem do cenário; animação; iluminação e processamento digital das imagens. Após finalização do curta, a experiência didática foi aplicada com alunos do Ensino Médio em um colégio da cidade de Arapoti-Pr. Para avaliação do organizador prévio foram utilizados prétestes e pós-testes que foram aplicados durante a aula. Também foi realizado o registro de comentários dos alunos participantes. A pesquisa mostrou que o curta de animação como organizador prévio foi satisfatório para preparar a estrutura cognitiva dos aprendizes, assim como para facilitar a aprendizagem significativa e possibilitar uma maior aquisição e retenção do conceito tratado. 2018-10-18T15:50:10Z 5000-01-01 2018-10-18T15:50:10Z 2011-02-18 masterThesis RIBEIRO, Rafael João. Curta de animação como organizador prévio no ensino de física. 2011. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3517 por embargoedAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Animação (Cinematografia) Física - Estudo e ensino Estudantes do ensino médio Aprendizagem Animation (Cinematography) Physics - Study and teaching High school students Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Ensino de Ciências e Matemática |
spellingShingle |
Animação (Cinematografia) Física - Estudo e ensino Estudantes do ensino médio Aprendizagem Animation (Cinematography) Physics - Study and teaching High school students Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Ensino de Ciências e Matemática Ribeiro, Rafael João Curta de animação como organizador prévio no ensino de física |
description |
David Ausubel´s Meaningful Learning Theory stresses the importance of previous knowledge on the teaching learning process. According to the principles of meaningful learning, new information interacts with student‟s specific knowledge structure, called subsumers. It can be understood as pre-existing relevant concepts. In order to avoid rote learning in subsumers absence, Ausubel's theory suggests the use of materials called advance organizers, as scaffolding for new concepts. This study reports the production and application of a 3D short animation as an advance organizer. The film aims to help students understand the concept “Moment of a Force”, important to Physics Teaching. The animation was produced from the ground using free software, following the usual steps in production of such material. It was put into practice with high school students from Arapoti city, PR. Pre and post-tests were elaborated and used to evaluate the film effectiveness. The results indicate that the animated film worked satisfactorily to prepare the learners' cognitive structure, as well as to facilitate meaningful learning and allow better retention of the concept taught. |
format |
Dissertação |
author |
Ribeiro, Rafael João |
author_sort |
Ribeiro, Rafael João |
title |
Curta de animação como organizador prévio no ensino de física |
title_short |
Curta de animação como organizador prévio no ensino de física |
title_full |
Curta de animação como organizador prévio no ensino de física |
title_fullStr |
Curta de animação como organizador prévio no ensino de física |
title_full_unstemmed |
Curta de animação como organizador prévio no ensino de física |
title_sort |
curta de animação como organizador prévio no ensino de física |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2018 |
citation |
RIBEIRO, Rafael João. Curta de animação como organizador prévio no ensino de física. 2011. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3517 |
_version_ |
1805321184502349824 |
score |
10,814766 |