Construção do conhecimento em educação infantil: sequências didáticas e lúdicas para o ensino de ciências e matemática

The objective of this paper is to verify the use of the didactic sequences in science and mathematic activities for Early Childhood Education. The methodology aims at a better organization for pedagogic job as well as the development of projects for the activities in the areas of knowledge proposed...

ver descrição completa

Autor principal: Tribeck, Priscila Meier de Andrade
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3528
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-3528
recordtype dspace
spelling riut-1-35282018-10-20T06:00:45Z Construção do conhecimento em educação infantil: sequências didáticas e lúdicas para o ensino de ciências e matemática Knowledge building in early childhood education: didactic and playful sequences for teaching science and mathematics Tribeck, Priscila Meier de Andrade Stadler, Rita de Cássia da Luz http://lattes.cnpq.br/5061895099378699 Tozetto, Suzana Soares Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de Lima, Siumara Aparecida de Stadler, Rita de Cássia da Luz Educação de crianças Conhecimento e aprendizagem Ciência - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino Early childhood education Knowledge and learning Science - Study and teaching Mathematics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Ensino de Ciências e Matemática The objective of this paper is to verify the use of the didactic sequences in science and mathematic activities for Early Childhood Education. The methodology aims at a better organization for pedagogic job as well as the development of projects for the activities in the areas of knowledge proposed by MEC (Ministry of Education) for this teaching mode. For a better growing of this research, it was based on the Social-historical theory about childhood education and human besides studies about didactic sequences and cross-curriculum. This is a methodological and practical research which made use of inductive method e observation. It was developed in 2008, in a private school of Ponta Grossa, in a level 4classroom with four year old students. Data collection occurred through the step by step proposed by didactic sequence: introduction of the situation and initial production, modules 1, 2, 3, 4, 5, 6 and final production. The didactic sequence will be the final product of this paper with the intention of applying it in Early Childhood education programs. As a result of research, there was greater interaction between students and the content of Sciences and Mathematics, from the proposed project “Planting energy harvesting health”. Por meio desse trabalho, buscou-se verificar a utilização das sequências didáticas em atividades de Ciências e Matemática na Educação Infantil. A metodologia da sequência didática visa a uma maior organização do trabalho pedagógico, auxiliando no desenvolvimento de projetos para as atividades de Ciências e Matemática propostas pelo MEC para essa modalidade de ensino. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, buscaram-se orientações da teoria Sócio-histórica sobre a Educação Infantil e o desenvolvimento humano, além da fundamentação teórica sobre sequências didáticas e interdisciplinaridade, que formaram a base deste trabalho. Trata-se de uma pesquisa metodológica e de campo, que utilizou o método indutivo de abordagem e observacional de procedimento. O trabalho se desenvolveu na turma de Educação Infantil, nível IV, com 15 (quinze) alunos, em um colégio da rede particular de ensino, em Ponta Grossa (PR). A coleta de dados se deu por meio do passo a passo proposto pela sequência didática: apresentação da situação produção inicial, módulos 1, 2, 3, 4, 5, 6 e produção final, analisando as mesmas e questionários aos pais sobre o trabalho realizado. O produto (exigência do Mestrado Profissional) desta dissertação foi a confecção de um caderno didático contendo três eixos, entre eles as sequências didáticas e sugestões de conteúdos a serem trabalhados, que pode ser utilizado por professores na Educação Infantil. Como resultado da pesquisa, observou-se uma maior interação por parte dos alunos com os conteúdos de Ciências e Matemática, a partir do projeto proposto “Plantando energia, colhendo saúde” que foi a base de toda pesquisa. 2018-10-19T11:40:34Z 5000-01-01 2018-10-19T11:40:34Z 2010-02-26 masterThesis TRIBECK, Priscila Meier de Andrade. Construção do conhecimento em educação infantil: sequências didáticas e lúdicas para o ensino de ciências e matemática. 2010. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3528 por embargoedAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação de crianças
Conhecimento e aprendizagem
Ciência - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
Early childhood education
Knowledge and learning
Science - Study and teaching
Mathematics - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Ensino de Ciências e Matemática
spellingShingle Educação de crianças
Conhecimento e aprendizagem
Ciência - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
Early childhood education
Knowledge and learning
Science - Study and teaching
Mathematics - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Ensino de Ciências e Matemática
Tribeck, Priscila Meier de Andrade
Construção do conhecimento em educação infantil: sequências didáticas e lúdicas para o ensino de ciências e matemática
description The objective of this paper is to verify the use of the didactic sequences in science and mathematic activities for Early Childhood Education. The methodology aims at a better organization for pedagogic job as well as the development of projects for the activities in the areas of knowledge proposed by MEC (Ministry of Education) for this teaching mode. For a better growing of this research, it was based on the Social-historical theory about childhood education and human besides studies about didactic sequences and cross-curriculum. This is a methodological and practical research which made use of inductive method e observation. It was developed in 2008, in a private school of Ponta Grossa, in a level 4classroom with four year old students. Data collection occurred through the step by step proposed by didactic sequence: introduction of the situation and initial production, modules 1, 2, 3, 4, 5, 6 and final production. The didactic sequence will be the final product of this paper with the intention of applying it in Early Childhood education programs. As a result of research, there was greater interaction between students and the content of Sciences and Mathematics, from the proposed project “Planting energy harvesting health”.
format Dissertação
author Tribeck, Priscila Meier de Andrade
author_sort Tribeck, Priscila Meier de Andrade
title Construção do conhecimento em educação infantil: sequências didáticas e lúdicas para o ensino de ciências e matemática
title_short Construção do conhecimento em educação infantil: sequências didáticas e lúdicas para o ensino de ciências e matemática
title_full Construção do conhecimento em educação infantil: sequências didáticas e lúdicas para o ensino de ciências e matemática
title_fullStr Construção do conhecimento em educação infantil: sequências didáticas e lúdicas para o ensino de ciências e matemática
title_full_unstemmed Construção do conhecimento em educação infantil: sequências didáticas e lúdicas para o ensino de ciências e matemática
title_sort construção do conhecimento em educação infantil: sequências didáticas e lúdicas para o ensino de ciências e matemática
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2018
citation TRIBECK, Priscila Meier de Andrade. Construção do conhecimento em educação infantil: sequências didáticas e lúdicas para o ensino de ciências e matemática. 2010. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3528
_version_ 1805318272906690560
score 10,814766