Uma contribuição didática do uso do lúdico para o processo de ensino-aprendizagem de química orgânica: um estudo de caso no curso de Tecnologia Mecânica na modalidade Produção Industrial de Móveis da UDESC - Planalto Norte

This dissertation presents a suggestion of using the pedagogy methodology with playful appeal to the teaching of organic chemistry in higher education. The theoretical framework guiding this study is the Theory of Meaningful Learning by David Ausubel and the Theory of Social-Interactionist by Vigots...

ver descrição completa

Autor principal: Campos, Débora Barni de
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3532
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-3532
recordtype dspace
spelling riut-1-35322018-10-20T06:00:40Z Uma contribuição didática do uso do lúdico para o processo de ensino-aprendizagem de química orgânica: um estudo de caso no curso de Tecnologia Mecânica na modalidade Produção Industrial de Móveis da UDESC - Planalto Norte Campos, Débora Barni de Moraes, Marcos Flávio Pádua Góes de http://lattes.cnpq.br/2800070476479019 Mello, Renato de http://lattes.cnpq.br/5793305645797277 Mello, Renato de Nolli, Dario Galera, Joscely Maria Basseto Moraes, Marcos Flávio Pádua Góes de Jogos educativos Aprendizagem Química orgânica - Estudo e ensino Ensino superior Educational games Learning Chemistry, Organic - Study and teaching Education, Higher CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Ensino de Ciências e Matemática This dissertation presents a suggestion of using the pedagogy methodology with playful appeal to the teaching of organic chemistry in higher education. The theoretical framework guiding this study is the Theory of Meaningful Learning by David Ausubel and the Theory of Social-Interactionist by Vigotsky. It was performed a comparative research between expositive methodology and playful-educational methodology, with the development of playful kit innovated of the games: ''Organic Chemistry Domino'', ''Organic Chemistry Game Board'', ''Macro Molecular Models'', and ''Organic Chemistry Memory''. 30 students from first degree of Mechanic Tecnology career of Santa Catarina University, of the Education Center of the Northern Plains, situated in São Bento do Sul - SC had participated of the experiments. The results showed the average improvement in the discipline in comparison to previous semesters in which expositive classes were given. It is concluded that the method of playful develops the autonomy granted to the development of subjectivity, expansion of the powers of initiative, creative ability, skill, teamwork, planning, assimilation and resolution of problems. Esta dissertação apresenta uma sugestão de uso da metodologia pedagógica do apelo lúdico, para o ensino de química orgânica na instrução superior. O referencial teórico norteador deste estudo é a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na Teoria Sócio Interacionista de Vigotsky. Foi realizada uma pesquisa comparativa entre a metodologia expositiva e a metodologia ludo educativa, com o desenvolvimento de um kit lúdico inédito dos jogos: “Dominó da Química Orgânica”, “Tabuleiro da Química Orgânica”, “Macro Modelos Moleculares” e “Memória da Química Orgânica”. Participaram dos experimentos 30 alunos da primeira fase de Tecnologia Mecânica da Universidade do Estado de Santa Catarina no Centro de Educação do Planalto Norte, localizado em São Bento do Sul/SC. Os resultados indicaram melhorias das médias na disciplina em comparação aos semestres letivos anteriores, em que foram ministradas aulas expositivas. Conclui se que o método lúdico desenvolve a autonomia, beneficia a elaboração da subjetividade, a ampliação da competência de iniciativa, capacidade criadora, habilidade de trabalho em equipe, planificação, assimilação e resolução de problemas. 2018-10-19T12:12:47Z 5000-01-01 2018-10-19T12:12:47Z 2009-11-18 masterThesis CAMPOS, Débora Barni de. Uma contribuição didática do uso do lúdico para o processo de ensino-aprendizagem de química orgânica: um estudo de caso no curso de Tecnologia Mecânica na modalidade Produção Industrial de Móveis da UDESC - Planalto Norte. 2009. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2009. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3532 por embargoedAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Jogos educativos
Aprendizagem
Química orgânica - Estudo e ensino
Ensino superior
Educational games
Learning
Chemistry, Organic - Study and teaching
Education, Higher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Ensino de Ciências e Matemática
spellingShingle Jogos educativos
Aprendizagem
Química orgânica - Estudo e ensino
Ensino superior
Educational games
Learning
Chemistry, Organic - Study and teaching
Education, Higher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Ensino de Ciências e Matemática
Campos, Débora Barni de
Uma contribuição didática do uso do lúdico para o processo de ensino-aprendizagem de química orgânica: um estudo de caso no curso de Tecnologia Mecânica na modalidade Produção Industrial de Móveis da UDESC - Planalto Norte
description This dissertation presents a suggestion of using the pedagogy methodology with playful appeal to the teaching of organic chemistry in higher education. The theoretical framework guiding this study is the Theory of Meaningful Learning by David Ausubel and the Theory of Social-Interactionist by Vigotsky. It was performed a comparative research between expositive methodology and playful-educational methodology, with the development of playful kit innovated of the games: ''Organic Chemistry Domino'', ''Organic Chemistry Game Board'', ''Macro Molecular Models'', and ''Organic Chemistry Memory''. 30 students from first degree of Mechanic Tecnology career of Santa Catarina University, of the Education Center of the Northern Plains, situated in São Bento do Sul - SC had participated of the experiments. The results showed the average improvement in the discipline in comparison to previous semesters in which expositive classes were given. It is concluded that the method of playful develops the autonomy granted to the development of subjectivity, expansion of the powers of initiative, creative ability, skill, teamwork, planning, assimilation and resolution of problems.
format Dissertação
author Campos, Débora Barni de
author_sort Campos, Débora Barni de
title Uma contribuição didática do uso do lúdico para o processo de ensino-aprendizagem de química orgânica: um estudo de caso no curso de Tecnologia Mecânica na modalidade Produção Industrial de Móveis da UDESC - Planalto Norte
title_short Uma contribuição didática do uso do lúdico para o processo de ensino-aprendizagem de química orgânica: um estudo de caso no curso de Tecnologia Mecânica na modalidade Produção Industrial de Móveis da UDESC - Planalto Norte
title_full Uma contribuição didática do uso do lúdico para o processo de ensino-aprendizagem de química orgânica: um estudo de caso no curso de Tecnologia Mecânica na modalidade Produção Industrial de Móveis da UDESC - Planalto Norte
title_fullStr Uma contribuição didática do uso do lúdico para o processo de ensino-aprendizagem de química orgânica: um estudo de caso no curso de Tecnologia Mecânica na modalidade Produção Industrial de Móveis da UDESC - Planalto Norte
title_full_unstemmed Uma contribuição didática do uso do lúdico para o processo de ensino-aprendizagem de química orgânica: um estudo de caso no curso de Tecnologia Mecânica na modalidade Produção Industrial de Móveis da UDESC - Planalto Norte
title_sort uma contribuição didática do uso do lúdico para o processo de ensino-aprendizagem de química orgânica: um estudo de caso no curso de tecnologia mecânica na modalidade produção industrial de móveis da udesc - planalto norte
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2018
citation CAMPOS, Débora Barni de. Uma contribuição didática do uso do lúdico para o processo de ensino-aprendizagem de química orgânica: um estudo de caso no curso de Tecnologia Mecânica na modalidade Produção Industrial de Móveis da UDESC - Planalto Norte. 2009. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2009.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3532
_version_ 1805304954479443968
score 10,814766