Não se abre à força um botão de rosa, e sobretudo, com as mãos sujas: agruras da educação sexual no ambiente escolar e os desafios atuais frente à ideologia de gênero
The purpose of this thesis is to analyze how the emergence of the discourse about gender ideology is characterized by a contrary reaction to the effectiveness of sex education in Brazil. This work articulates the discussion that is linking gender with the discourse of the "Gender Ideology"...
Autor principal: | Almeida, Kaciane Daniella de |
---|---|
Formato: | Tese |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3808 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-3808 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-38082019-02-09T05:00:44Z Não se abre à força um botão de rosa, e sobretudo, com as mãos sujas: agruras da educação sexual no ambiente escolar e os desafios atuais frente à ideologia de gênero You do not open a rose button by force, especially with dirty hands: sexual education in the school environment and the current challenges in front of gender ideology Almeida, Kaciane Daniella de Luz, Nanci Stancki da http://lattes.cnpq.br/4274116207418522 Reis, Antonio Luiz Martins Carvalho, Marília Gomes de Figueiro, Mary Neide Damico Ribeiro, Cláudia Maria Luz, Nanci Stancki Identidade de gênero na Educação Educação sexual para crianças Educação sexual para a juventude Educação sexual para adolescentes Crianças e sexo Ideologia - Educação Orientação sexual Tecnologia Gender identity in education Sex instruction for children Sex instruction for youth Sex instruction for teenagers Children and sex Ideology - Education Sexual orientation Technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS Sociais e Humanidades The purpose of this thesis is to analyze how the emergence of the discourse about gender ideology is characterized by a contrary reaction to the effectiveness of sex education in Brazil. This work articulates the discussion that is linking gender with the discourse of the "Gender Ideology" and the systematic sex education in Brazil. The methodology consists of a documentary research, supported in the post-critical theoretical reference using the analysis of the Foucaultian discourse as an analytical instrument. In order to develop this work, an Internet research was carried out on the term Gender Ideology and its notoriety during the vote on the National Education Plan - PNE (2014-2024). The research gathered information through a free search on Google. Seventeen articles were selected, which composes Table 1 - Gender ideology, which sought the origin of the term gender ideology, and eighteen articles that compose Table 5 - Gender ideology in PNE, in which the key words: gender ideology in PNE, were used. The term "gender ideology" began to be used in movements contrary to gender and orientation discussion, the term gained notoriety during the PNE (2014-2024) vote, and was disseminated through the Catholic Church. In the dialogue established between Sexual Education and the "Gender Ideology", it was verified that there is a conservative discourse that provides a basis for a debate regarding the existence of "gender ideology" to the detriment of gender studies. The discourse identified in relation to Sexual Education at other times in history is similar to the present one, in which there is a marked presence of family and religion in political positions of the State. These political groups develop a discourse that encourages the protection of the child, depriving it of the content of Sexual Education, as well as the discussion that involves the responsibility of educating for sexuality. O objetivo desta tese é analisar como a emergência do discurso sobre “Ideologia de gênero” caracteriza uma reação contrária à efetivação da Educação Sexual no Brasil. Este trabalho articula a discussão que vem vinculando gênero com o discurso da “Ideologia de gênero” e à Educação Sexual sistemática no Brasil. A metodologia consiste em pesquisa documental, apoiada no referencial teórico pós-crítico utilizando a análise do discurso foucaultiana como instrumento analítico. Para desenvolver este trabalho, realizou-se uma pesquisa na internet sobre o termo “Ideologia de gênero” e sua notoriedade durante a votação do Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024). A pesquisa recolheu informações por meio da ferramenta de busca livre no Google, em que foram selecionadas dezessete matérias que compõem o Quadro 1 - Ideologia de gênero, em que buscou a origem do termo “Ideologia de gênero”, e dezoito matérias que compõem o Quadro 5 Ideologia, em que foram usadas as palavras chaves, “Ideologia de gênero” no PNE. O termo “Ideologia de gênero” passou a ser usado por movimentos contrários à discussão de gênero e orientação sexual, e ganhou notoriedade durante a votação do PNE (2014-2024), difundido por meio da igreja Católica. No diálogo que se estabeleceu entre a Educação Sexual e a “Ideologia de gênero”, verificou-se que existe um discurso conservador que vem alicerçando um debate a respeito de existir tal “Ideologia de gênero” em detrimento do campo de estudos de gênero. O discurso identificado em relação à Educação Sexual em outros momentos da história se assemelha com o atual, em que há presença marcante da família e da religião em posicionamentos políticos do Estado. Esses seguimentos conseguem alavancar um discurso que estimula a proteção da criança, privando-a do conteúdo da Educação Sexual, bem como a discussão que envolve a responsabilidade de educar para a sexualidade. 2019-02-08T12:38:18Z 2019-02-08T12:38:18Z 2017-12-08 doctoralThesis ALMEIDA, Kaciane Daniella de. Não se abre à força um botão de rosa, e sobretudo, com as mãos sujas: agruras da educação sexual no ambiente escolar e os desafios atuais frente à ideologia de gênero. 2018. 150 f. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3808 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Identidade de gênero na Educação Educação sexual para crianças Educação sexual para a juventude Educação sexual para adolescentes Crianças e sexo Ideologia - Educação Orientação sexual Tecnologia Gender identity in education Sex instruction for children Sex instruction for youth Sex instruction for teenagers Children and sex Ideology - Education Sexual orientation Technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS Sociais e Humanidades |
spellingShingle |
Identidade de gênero na Educação Educação sexual para crianças Educação sexual para a juventude Educação sexual para adolescentes Crianças e sexo Ideologia - Educação Orientação sexual Tecnologia Gender identity in education Sex instruction for children Sex instruction for youth Sex instruction for teenagers Children and sex Ideology - Education Sexual orientation Technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS Sociais e Humanidades Almeida, Kaciane Daniella de Não se abre à força um botão de rosa, e sobretudo, com as mãos sujas: agruras da educação sexual no ambiente escolar e os desafios atuais frente à ideologia de gênero |
description |
The purpose of this thesis is to analyze how the emergence of the discourse about gender ideology is characterized by a contrary reaction to the effectiveness of sex education in Brazil. This work articulates the discussion that is linking gender with the discourse of the "Gender Ideology" and the systematic sex education in Brazil. The methodology consists of a documentary research, supported in the post-critical theoretical reference using the analysis of the Foucaultian discourse as an analytical instrument. In order to develop this work, an Internet research was carried out on the term Gender Ideology and its notoriety during the vote on the National Education Plan - PNE (2014-2024). The research gathered information through a free search on Google. Seventeen articles were selected, which composes Table 1 - Gender ideology, which sought the origin of the term gender ideology, and eighteen articles that compose Table 5 - Gender ideology in PNE, in which the key words: gender ideology in PNE, were used. The term "gender ideology" began to be used in movements contrary to gender and orientation discussion, the term gained notoriety during the PNE (2014-2024) vote, and was disseminated through the Catholic Church. In the dialogue established between Sexual Education and the "Gender Ideology", it was verified that there is a conservative discourse that provides a basis for a debate regarding the existence of "gender ideology" to the detriment of gender studies. The discourse identified in relation to Sexual Education at other times in history is similar to the present one, in which there is a marked presence of family and religion in political positions of the State. These political groups develop a discourse that encourages the protection of the child, depriving it of the content of Sexual Education, as well as the discussion that involves the responsibility of educating for sexuality. |
format |
Tese |
author |
Almeida, Kaciane Daniella de |
author_sort |
Almeida, Kaciane Daniella de |
title |
Não se abre à força um botão de rosa, e sobretudo, com as mãos sujas: agruras da educação sexual no ambiente escolar e os desafios atuais frente à ideologia de gênero |
title_short |
Não se abre à força um botão de rosa, e sobretudo, com as mãos sujas: agruras da educação sexual no ambiente escolar e os desafios atuais frente à ideologia de gênero |
title_full |
Não se abre à força um botão de rosa, e sobretudo, com as mãos sujas: agruras da educação sexual no ambiente escolar e os desafios atuais frente à ideologia de gênero |
title_fullStr |
Não se abre à força um botão de rosa, e sobretudo, com as mãos sujas: agruras da educação sexual no ambiente escolar e os desafios atuais frente à ideologia de gênero |
title_full_unstemmed |
Não se abre à força um botão de rosa, e sobretudo, com as mãos sujas: agruras da educação sexual no ambiente escolar e os desafios atuais frente à ideologia de gênero |
title_sort |
não se abre à força um botão de rosa, e sobretudo, com as mãos sujas: agruras da educação sexual no ambiente escolar e os desafios atuais frente à ideologia de gênero |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2019 |
citation |
ALMEIDA, Kaciane Daniella de. Não se abre à força um botão de rosa, e sobretudo, com as mãos sujas: agruras da educação sexual no ambiente escolar e os desafios atuais frente à ideologia de gênero. 2018. 150 f. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3808 |
_version_ |
1805320630089809920 |
score |
10,814766 |