Do trabalho para a escola: olhares de trabalhadores-estudantes e professores sobre as relações entre o saber da prática e o saber da escola

This work presents the results of an investigation performed in PROEJA courses in a professional education institution in the city of Curitiba. Its main objective was to identify and establish the relationships between the knowledge acquired by students at work, of practical and tacit nature, and kn...

ver descrição completa

Autor principal: Dal Moro, Guilherme Andre
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2013
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/389
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-389
recordtype dspace
spelling riut-1-3892015-03-07T06:05:54Z Do trabalho para a escola: olhares de trabalhadores-estudantes e professores sobre as relações entre o saber da prática e o saber da escola Dal Moro, Guilherme Andre Garcia, Nilson Marcos Dias Educação para o trabalho Física - Estudo e ensino Gestão do conhecimento Ensino profissional Tecnologia Career education Physics - Study and teaching Knowledge management Professional education Technology This work presents the results of an investigation performed in PROEJA courses in a professional education institution in the city of Curitiba. Its main objective was to identify and establish the relationships between the knowledge acquired by students at work, of practical and tacit nature, and knowledge of scientific and theoretical nature, especially the Physics ones, to which students had access in school. This research considered work as a central category and educational principle, and was supported by the work of Marx, Paulo Freire, Lukács, Gaudêncio Frigotto and Acácia Kuenzer, among others. It emphasized, on a theoretical referential, the ontological fundaments and the manners through which workers access knowledge. The research was developed in the range of technical courses of Civil Construction and Electromechanics and gave special attention to the base knowledge of civil construction and industrial production identified with workers‟ labour practices in the investigated areas. Academic and school knowledge or practical and tacit knowledge were considered in the study. Both students and teachers participated on the research, which had a qualitative nature and obtained the data through semi-structured interviews. The results analysis was conducted based on four categories: professional trajectories; work execution; tacit and school knowledge; and production Physics and school Physics. The results pointed out that, taking the intermittent or interrupted school trajectories into consideration, workers seek the knowledge they need in complementary courses, in their own professions and in the contact with more experienced workers. It was verified that this knowledge conquered through practice, the tacit knowledge, is closer to the school, theoretical one, and allows workers to have more possibility of knowledge articulation. As a reflex, it was observed that the integration of knowledge, provided in the PROEJA modality, grants more autonomy and freedom to the working students in their performed functions and more recognition in the work environment. São apresentados os resultados de uma investigação realizada em cursos da modalidade PROEJA em uma instituição de educação profissional da cidade de Curitiba. Seu objetivo principal foi identificar e estabelecer as relações entre os saberes que os estudantes adquirem no trabalho, de natureza prática e tácita, e os saberes de cunho científico e teórico, principalmente os de Física, aos quais tiveram acesso na escola. Tomando o trabalho como categoria central e como princípio educativo e apoiado, dentre outros, nos trabalhos de Marx, Paulo Freire, Lukács, Gaudêncio Frigotto e Acácia Kuenzer, enfatizou-se, no referencial teórico, os fundamentos ontológicos e as formas de acesso ao conhecimento por parte dos trabalhadores. Desenvolvida no âmbito de cursos técnicos de Edificações e Eletromecânica, foi dada atenção especial às bases dos conhecimentos do campo da Construção Civil e da produção industrial identificadas com as práticas laborais dos trabalhadores das áreas investigadas, sejam elas acadêmicos e escolares ou práticas e tácitas. Da pesquisa, de natureza qualitativa, participaram alunos e professores, e os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas. A análise dos resultados foi realizada tomando-se como base quatro categorias: trajetórias profissionais, exercício do trabalho, conhecimento tácito e conhecimento escolar, Física da produção e Física escolar. Os resultados apontaram que, face às trajetórias escolares intermitentes ou interrompidas, os trabalhadores buscam os saberes dos quais necessitam em cursos complementares, em suas próprias profissões e no contato com os trabalhadores mais experientes. Verificou-se que esses saberes conquistados na prática, tácitos, aproximam-se daqueles escolares, teóricos, e permitem aos trabalhadores maior possibilidade de articulação dos conhecimentos que constroem na escola. Como reflexo, observou-se que a integração dos saberes, proporcionada na modalidade PROEJA, confere aos trabalhadores-estudantes maior autonomia e liberdade em suas funções desempenhadas e maior valorização no ambiente profissional. 2013-02-01T15:53:08Z 2013-02-01T15:53:08Z 2012-08-03 masterThesis DAL MORO, Guilherme Andre. Do trabalho para a escola: olhares de trabalhadores-estudantes e professores sobre as relações entre o saber da prática e o saber da escola. 2012. 176 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/389 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Programa de Pós-Graduação em Tecnologia
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação para o trabalho
Física - Estudo e ensino
Gestão do conhecimento
Ensino profissional
Tecnologia
Career education
Physics - Study and teaching
Knowledge management
Professional education
Technology
spellingShingle Educação para o trabalho
Física - Estudo e ensino
Gestão do conhecimento
Ensino profissional
Tecnologia
Career education
Physics - Study and teaching
Knowledge management
Professional education
Technology
Dal Moro, Guilherme Andre
Do trabalho para a escola: olhares de trabalhadores-estudantes e professores sobre as relações entre o saber da prática e o saber da escola
description This work presents the results of an investigation performed in PROEJA courses in a professional education institution in the city of Curitiba. Its main objective was to identify and establish the relationships between the knowledge acquired by students at work, of practical and tacit nature, and knowledge of scientific and theoretical nature, especially the Physics ones, to which students had access in school. This research considered work as a central category and educational principle, and was supported by the work of Marx, Paulo Freire, Lukács, Gaudêncio Frigotto and Acácia Kuenzer, among others. It emphasized, on a theoretical referential, the ontological fundaments and the manners through which workers access knowledge. The research was developed in the range of technical courses of Civil Construction and Electromechanics and gave special attention to the base knowledge of civil construction and industrial production identified with workers‟ labour practices in the investigated areas. Academic and school knowledge or practical and tacit knowledge were considered in the study. Both students and teachers participated on the research, which had a qualitative nature and obtained the data through semi-structured interviews. The results analysis was conducted based on four categories: professional trajectories; work execution; tacit and school knowledge; and production Physics and school Physics. The results pointed out that, taking the intermittent or interrupted school trajectories into consideration, workers seek the knowledge they need in complementary courses, in their own professions and in the contact with more experienced workers. It was verified that this knowledge conquered through practice, the tacit knowledge, is closer to the school, theoretical one, and allows workers to have more possibility of knowledge articulation. As a reflex, it was observed that the integration of knowledge, provided in the PROEJA modality, grants more autonomy and freedom to the working students in their performed functions and more recognition in the work environment.
format Dissertação
author Dal Moro, Guilherme Andre
author_sort Dal Moro, Guilherme Andre
title Do trabalho para a escola: olhares de trabalhadores-estudantes e professores sobre as relações entre o saber da prática e o saber da escola
title_short Do trabalho para a escola: olhares de trabalhadores-estudantes e professores sobre as relações entre o saber da prática e o saber da escola
title_full Do trabalho para a escola: olhares de trabalhadores-estudantes e professores sobre as relações entre o saber da prática e o saber da escola
title_fullStr Do trabalho para a escola: olhares de trabalhadores-estudantes e professores sobre as relações entre o saber da prática e o saber da escola
title_full_unstemmed Do trabalho para a escola: olhares de trabalhadores-estudantes e professores sobre as relações entre o saber da prática e o saber da escola
title_sort do trabalho para a escola: olhares de trabalhadores-estudantes e professores sobre as relações entre o saber da prática e o saber da escola
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2013
citation DAL MORO, Guilherme Andre. Do trabalho para a escola: olhares de trabalhadores-estudantes e professores sobre as relações entre o saber da prática e o saber da escola. 2012. 176 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/389
_version_ 1805303231048318976
score 10,814766