Percepções sobre a qualificação profissional para adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas de prestação de serviços comunitários ou liberdade assistida: o projeto Tempo de Despertar

The objective of this dissertation is to analyze the possibilities of professional qualification for the social transformation of the adolescents who are graduates and in fulfillment of socio-educational measures of community service and / or assisted freedom, based on the case study of a group of t...

ver descrição completa

Autor principal: Bastos, Stephanie Freires
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4567
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-4567
recordtype dspace
spelling riut-1-45672019-11-20T06:00:45Z Percepções sobre a qualificação profissional para adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas de prestação de serviços comunitários ou liberdade assistida: o projeto Tempo de Despertar Perceptions about the professional qualification for adolescent graduates and in compliance with socio-educational measures of community service delivery or assisted freedom: the project Tempo de Despertar Bastos, Stephanie Freires Amorim, Mário Lopes http://lattes.cnpq.br/5344824750599654 Dias, Maria Sara de Lima http://lattes.cnpq.br/4807954398668607 Mocelin, Márcia Regina http://lattes.cnpq.br/9090961981502357 Bernardim, Márcio Luiz http://lattes.cnpq.br/0503194694586499 Amorim, Mário Lopes http://lattes.cnpq.br/5344824750599654 Assistência a menores - Araucária (PR) - Estudo de casos Qualificações profissionais Formação profissional Aprendizagem Percepção Delinquentes juvenis - Assistência em instituições Delinquentes juvenis - Reabilitação Serviços correcionais comunitários Educação para o trabalho Tecnologia Child welfare - Araucária (PR) - Case studies Vocational qualifications Occupational training Learning Perception Juvenile delinquents - Institutional care Juvenile delinquents - Rehabilitation Community service (Punishment) Career education Technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Sociais e Humanidades The objective of this dissertation is to analyze the possibilities of professional qualification for the social transformation of the adolescents who are graduates and in fulfillment of socio-educational measures of community service and / or assisted freedom, based on the case study of a group of the Learning Program entitled Awakening Time. The Project is developed through a partnership signed between the Municipality of Araucária, the Public Ministry of the State of Paraná and a teaching institution that we will call a Keeping Institution to maintain secrecy. It is based on the foundations of historical and dialectical materialism, and it is used as methodology the bibliographical research for the structuring of the theoretical reference, documentary research of the legislation referring to adolescents in fulfillment of socio-educational measures, and instruments of data collection as semi-structured interviews carried out with the adolescents and technical team participating in the Program to carry out the analysis of possible perceptions about the transformation of the social reality of the adolescents in question. We sought to present results about the possibilities of transforming the social reality of the adolescents who participated in the program, as well as verifying the level of schooling and its future perspective. The intention was to understand if the strategy of the development of Learning Program, as a possibility of social interaction in new environments, brought to the adolescent a new perspective of life. It is concluded that the passage through the Project Time of Awakening facilitated to make possible a change in the social reality of the adolescents of socioeducation, in order to compete for non-recurrence in situations that led them to the exercise of socio-educational measures. Esta dissertação tem por objetivo analisar as possibilidades da qualificação profissional para a transformação social dos adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas de prestação de serviços comunitários e/ou liberdade assistida, tomando como base o estudo de caso de uma turma do Programa de Aprendizagem intitulado Tempo de Despertar. O Projeto é desenvolvido através de uma parceria firmada entre a Prefeitura do Município de Araucária, o Ministério Público do Estado do Paraná e uma instituição de ensino que intitularemos de Instituição Mantenedora para mantermos o sigilo. Apoia-se nos fundamentos do materialismo histórico e dialético, e utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica para a estruturação do referencial teórico, pesquisa documental da legislação referente a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, e instrumentos de coleta de dados como entrevistas semiestruturadas realizadas com os adolescentes e equipe técnica participante do Programa para realizar a análise das possíveis percepções sobre a transformação da realidade social dos adolescentes em questão. Buscou-se apresentar resultados em torno das possibilidades de transformação da realidade social dos adolescentes que participaram do programa, além de verificar o nível de escolaridade e sua perspectiva de futuro. Pretendeu-se compreender se a estratégia do desenvolvimento de Programa de Aprendizagem, como possibilidade de convívio social em novos ambientes, trouxe ao adolescente uma nova perspectiva de vida. Conclui-se que a passagem pelo Projeto Tempo de Despertar contribuiu para tornar possível uma mudança na realidade social dos adolescentes da socioeducação, no sentido de concorrer para a não reincidência em situações que os levaram ao exercício das medidas socioeducativas. 2019-11-19T14:46:48Z 2019-11-19T14:46:48Z 2019-06-14 masterThesis BASTOS, Stephanie Freires. Percepções sobre a qualificação profissional para adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas de prestação de serviços comunitários ou liberdade assistida: o projeto Tempo de Despertar. 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4567 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Assistência a menores - Araucária (PR) - Estudo de casos
Qualificações profissionais
Formação profissional
Aprendizagem
Percepção
Delinquentes juvenis - Assistência em instituições
Delinquentes juvenis - Reabilitação
Serviços correcionais comunitários
Educação para o trabalho
Tecnologia
Child welfare - Araucária (PR) - Case studies
Vocational qualifications
Occupational training
Learning
Perception
Juvenile delinquents - Institutional care
Juvenile delinquents - Rehabilitation
Community service (Punishment)
Career education
Technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Sociais e Humanidades
spellingShingle Assistência a menores - Araucária (PR) - Estudo de casos
Qualificações profissionais
Formação profissional
Aprendizagem
Percepção
Delinquentes juvenis - Assistência em instituições
Delinquentes juvenis - Reabilitação
Serviços correcionais comunitários
Educação para o trabalho
Tecnologia
Child welfare - Araucária (PR) - Case studies
Vocational qualifications
Occupational training
Learning
Perception
Juvenile delinquents - Institutional care
Juvenile delinquents - Rehabilitation
Community service (Punishment)
Career education
Technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Sociais e Humanidades
Bastos, Stephanie Freires
Percepções sobre a qualificação profissional para adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas de prestação de serviços comunitários ou liberdade assistida: o projeto Tempo de Despertar
description The objective of this dissertation is to analyze the possibilities of professional qualification for the social transformation of the adolescents who are graduates and in fulfillment of socio-educational measures of community service and / or assisted freedom, based on the case study of a group of the Learning Program entitled Awakening Time. The Project is developed through a partnership signed between the Municipality of Araucária, the Public Ministry of the State of Paraná and a teaching institution that we will call a Keeping Institution to maintain secrecy. It is based on the foundations of historical and dialectical materialism, and it is used as methodology the bibliographical research for the structuring of the theoretical reference, documentary research of the legislation referring to adolescents in fulfillment of socio-educational measures, and instruments of data collection as semi-structured interviews carried out with the adolescents and technical team participating in the Program to carry out the analysis of possible perceptions about the transformation of the social reality of the adolescents in question. We sought to present results about the possibilities of transforming the social reality of the adolescents who participated in the program, as well as verifying the level of schooling and its future perspective. The intention was to understand if the strategy of the development of Learning Program, as a possibility of social interaction in new environments, brought to the adolescent a new perspective of life. It is concluded that the passage through the Project Time of Awakening facilitated to make possible a change in the social reality of the adolescents of socioeducation, in order to compete for non-recurrence in situations that led them to the exercise of socio-educational measures.
format Dissertação
author Bastos, Stephanie Freires
author_sort Bastos, Stephanie Freires
title Percepções sobre a qualificação profissional para adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas de prestação de serviços comunitários ou liberdade assistida: o projeto Tempo de Despertar
title_short Percepções sobre a qualificação profissional para adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas de prestação de serviços comunitários ou liberdade assistida: o projeto Tempo de Despertar
title_full Percepções sobre a qualificação profissional para adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas de prestação de serviços comunitários ou liberdade assistida: o projeto Tempo de Despertar
title_fullStr Percepções sobre a qualificação profissional para adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas de prestação de serviços comunitários ou liberdade assistida: o projeto Tempo de Despertar
title_full_unstemmed Percepções sobre a qualificação profissional para adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas de prestação de serviços comunitários ou liberdade assistida: o projeto Tempo de Despertar
title_sort percepções sobre a qualificação profissional para adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas de prestação de serviços comunitários ou liberdade assistida: o projeto tempo de despertar
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2019
citation BASTOS, Stephanie Freires. Percepções sobre a qualificação profissional para adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas de prestação de serviços comunitários ou liberdade assistida: o projeto Tempo de Despertar. 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4567
_version_ 1805296625915002880
score 10,814766