As políticas de recursos humanos e sua influência sobre a rotatividade de pessoal: um estudo de caso no Hospital Policlínica Pato Branco S.A.

Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso realizado em uma empresa hospitalar, a constante alteração no quadro de profissionais tem efeitos negativos sobre a empresa e sobre a própria equipe de trabalho, afetando a qualidade serviço executado. A rotatividade elevada gera oscilação dos...

ver descrição completa

Autor principal: Brisol, Francieli Madureira
Formato: Trabalho Apresentado em Evento
Idioma: Português
Publicado em: Curitiba 2013
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/467
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso realizado em uma empresa hospitalar, a constante alteração no quadro de profissionais tem efeitos negativos sobre a empresa e sobre a própria equipe de trabalho, afetando a qualidade serviço executado. A rotatividade elevada gera oscilação dos níveis de serviços prestados, falta de senso de equipe e sobrecarga aos trabalhadores remanescentes. Além de representar demanda financeira e de tempo para a empresa, decorrente da repetição dos processos de recrutamento e seleção, treinamento, adaptação e desligamento, entre outros problemas. Considerando ainda, que a perda de pessoas significa perda de conhecimento, de capital intelectual, de inteligência, de entendimento e de domínio dos processos, perda de conexões com os clientes, de mercado e de negócios. Mediante isso, procurou-se uma abordagem diferenciada, que busca identificar os motivos da rotatividade, focando as atenções nas políticas de recursos humanos da organização, de forma global, e levando em conta as condições gerais do ambiente de trabalho em que os trabalhadores envolvidos estão inseridos. Assim, foi possível compreender, pela perspectiva dos entrevistados, que a organização em estudo não reconhece a importância da gestão de pessoas para o seu empreendimento, necessitando considerar seus colaboradores para o estabelecimento de estratégias organizacionais.