As políticas de recursos humanos e sua influência sobre a rotatividade de pessoal: um estudo de caso no Hospital Policlínica Pato Branco S.A.
Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso realizado em uma empresa hospitalar, a constante alteração no quadro de profissionais tem efeitos negativos sobre a empresa e sobre a própria equipe de trabalho, afetando a qualidade serviço executado. A rotatividade elevada gera oscilação dos...
Autor principal: | Brisol, Francieli Madureira |
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Formato: | Trabalho Apresentado em Evento |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Curitiba
2013
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/467 |
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riut-1-4672015-03-07T06:07:03Z As políticas de recursos humanos e sua influência sobre a rotatividade de pessoal: um estudo de caso no Hospital Policlínica Pato Branco S.A. Brisol, Francieli Madureira Rotatividade de pessoal Administração de pessoal Departamentos de pessoal Labor turnover Personnel management Personnel departments Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso realizado em uma empresa hospitalar, a constante alteração no quadro de profissionais tem efeitos negativos sobre a empresa e sobre a própria equipe de trabalho, afetando a qualidade serviço executado. A rotatividade elevada gera oscilação dos níveis de serviços prestados, falta de senso de equipe e sobrecarga aos trabalhadores remanescentes. Além de representar demanda financeira e de tempo para a empresa, decorrente da repetição dos processos de recrutamento e seleção, treinamento, adaptação e desligamento, entre outros problemas. Considerando ainda, que a perda de pessoas significa perda de conhecimento, de capital intelectual, de inteligência, de entendimento e de domínio dos processos, perda de conexões com os clientes, de mercado e de negócios. Mediante isso, procurou-se uma abordagem diferenciada, que busca identificar os motivos da rotatividade, focando as atenções nas políticas de recursos humanos da organização, de forma global, e levando em conta as condições gerais do ambiente de trabalho em que os trabalhadores envolvidos estão inseridos. Assim, foi possível compreender, pela perspectiva dos entrevistados, que a organização em estudo não reconhece a importância da gestão de pessoas para o seu empreendimento, necessitando considerar seus colaboradores para o estabelecimento de estratégias organizacionais. 2023 2013-05-13T18:41:47Z 2012 conferenceObject BRISOL, Francieli Madureira. As políticas de recursos humanos e sua influência sobre a rotatividade de pessoal: um estudo de caso no Hospital Policlínica Pato Branco S.A. In: CONGRESSO BRASILEIRO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS, 1., 2012, Cascavel. Anais... Cascavel, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/467 por Congresso Brasileiro em Gestão de Negócios application/pdf Curitiba |
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Rotatividade de pessoal Administração de pessoal Departamentos de pessoal Labor turnover Personnel management Personnel departments |
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Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso realizado em uma empresa hospitalar, a constante alteração no quadro de profissionais tem efeitos negativos sobre a empresa e sobre a própria equipe de trabalho, afetando a qualidade serviço executado. A rotatividade elevada gera oscilação dos níveis de serviços prestados, falta de senso de equipe e sobrecarga aos trabalhadores remanescentes. Além de representar demanda financeira e de tempo para a empresa, decorrente da repetição dos processos de recrutamento e seleção, treinamento, adaptação e desligamento, entre outros problemas. Considerando ainda, que a perda de pessoas significa perda de conhecimento, de capital intelectual, de inteligência, de entendimento e de domínio dos processos, perda de conexões com os clientes, de mercado e de negócios. Mediante isso, procurou-se uma abordagem diferenciada, que busca identificar os motivos da rotatividade, focando as atenções nas políticas de recursos humanos da organização, de forma global, e levando em conta as condições gerais do ambiente de trabalho em que os trabalhadores envolvidos estão inseridos. Assim, foi possível compreender, pela perspectiva dos entrevistados, que a organização em estudo não reconhece a importância da gestão de pessoas para o seu empreendimento, necessitando considerar seus colaboradores para o estabelecimento de estratégias organizacionais. |
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