A utilização do smartphone com intermédio de um aplicativo de realidade aumentada para a aprendizagem de estatistica

Acompanha: Livro interativo de realidade aumentada para o ensino de estatística.

Autor principal: Domingues, Mateus Augusto Ferreira Garcia
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4701
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-4701
recordtype dspace
spelling riut-1-47012020-02-11T06:00:53Z A utilização do smartphone com intermédio de um aplicativo de realidade aumentada para a aprendizagem de estatistica Using the smartphone through an augmented reality application for learning statistics Domingues, Mateus Augusto Ferreira Garcia Sturion, Leonardo http://lattes.cnpq.br/7994134300926513 Sturion, Leonardo http://lattes.cnpq.br/7994134300926513 Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia http://orcid.org/0000-0002-1489-6245 http://lattes.cnpq.br/6374015489865372 Reis, Marcia Cristina dos https://orcid.org/0000-0001-6199-0309 http://lattes.cnpq.br/8702637805691545 Tecnologia da informação Smartphones Realidade aumentada Livros eletrônicos Estatística - Estudo e ensino Information technology Augmented reality Electronic books Statistics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha: Livro interativo de realidade aumentada para o ensino de estatística. This research aims to verify the possibility of a collaborative work in the teaching of Statistics from an educational product (Interactive Book of Augmented Reality for the teaching of Statistics) and the degree of students satisfaction with the use of this technology. As a practical activity, it was used and made an augmented book in order to enhance the real and the virtual world through videos. This interactive book is the educational product intended to contribute to the teaching of statistics, as well as encouraging the use of mobile devices. This research was developed in a seventh grade elementary school class in the city of Londrina with 32 students. During the research the data collection instruments used were direct observations, audio and video recording, fieldwork and questionnaires. It was put to use the quantitative - qualitative methodology because it quantifies the data and makes a qualitative analysis of the application of the augmented book. The research results reveal that the augmented book and the smartphone with augmented reality have the potential to make the Math classes dynamic by exploring collaborative work, improving interaction among students, teacher and student, technology and student, teacher, technology and content. Esta pesquisa tem como objetivo verificar a possibilidade de um trabalho colaborativo no ensino de estatística a partir da aplicação de um produto educacional (Livro Interativo de Realidade Aumentada para o ensino de Estatística) e o grau de satisfação dos estudantes com a utilização dessa tecnologia. Como atividade prática, utilizou-se um livro interativo aumentado, elaborado de modo a complementar o mundo real e o virtual por meio de vídeos. Esse livro interativo é o produto educacional e tem por intuito contribuir para o ensino de Estatística, além de incentivar o uso dos dispositivos móveis. A pesquisa foi aplicada em uma turma do sétimo ano do ensino fundamental da cidade de Londrina, contendo 32 alunos. Durante a pesquisa, os instrumentos de coleta de dados utilizados foram as observações diretas, gravação de áudio e vídeos, diário de campo e questionários. Utilizou-se a metodologia quanti-qualitativa, pois se quantifica os dados e faz uma análise qualitativa da aplicação do livro aumentado. Os resultados da pesquisa revelam que o livro aumentado e o celular inteligente com aplicativo de realidade aumentada tem o potencial para dinamizar as aulas de matemática podendo explorar o trabalho colaborativo, melhorando a interação entre os alunos, aluno e professor, aluno e tecnologia, aluno, professor, tecnologia e conteúdo. 2020-02-10T20:01:02Z 2020-02-10T20:01:02Z 2019-12-14 masterThesis DOMINGUES, Mateus Augusto Ferreira Garcia. A utilização do smartphone com intermédio de um aplicativo de realidade aumentada para a aprendizagem de estatística. 2019. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4701 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Tecnologia da informação
Smartphones
Realidade aumentada
Livros eletrônicos
Estatística - Estudo e ensino
Information technology
Augmented reality
Electronic books
Statistics - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Tecnologia da informação
Smartphones
Realidade aumentada
Livros eletrônicos
Estatística - Estudo e ensino
Information technology
Augmented reality
Electronic books
Statistics - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Domingues, Mateus Augusto Ferreira Garcia
A utilização do smartphone com intermédio de um aplicativo de realidade aumentada para a aprendizagem de estatistica
description Acompanha: Livro interativo de realidade aumentada para o ensino de estatística.
format Dissertação
author Domingues, Mateus Augusto Ferreira Garcia
author_sort Domingues, Mateus Augusto Ferreira Garcia
title A utilização do smartphone com intermédio de um aplicativo de realidade aumentada para a aprendizagem de estatistica
title_short A utilização do smartphone com intermédio de um aplicativo de realidade aumentada para a aprendizagem de estatistica
title_full A utilização do smartphone com intermédio de um aplicativo de realidade aumentada para a aprendizagem de estatistica
title_fullStr A utilização do smartphone com intermédio de um aplicativo de realidade aumentada para a aprendizagem de estatistica
title_full_unstemmed A utilização do smartphone com intermédio de um aplicativo de realidade aumentada para a aprendizagem de estatistica
title_sort utilização do smartphone com intermédio de um aplicativo de realidade aumentada para a aprendizagem de estatistica
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation DOMINGUES, Mateus Augusto Ferreira Garcia. A utilização do smartphone com intermédio de um aplicativo de realidade aumentada para a aprendizagem de estatística. 2019. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4701
_version_ 1805316639119376384
score 10,814766