Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações

Acompanha: Atividades de modelagem matemática em livros didáticos, é possível?

Autor principal: Gois, Victor Hugo dos Santos
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4702
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-4702
recordtype dspace
spelling riut-1-47022020-02-11T06:00:51Z Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações Textbook and mathematical modeling activities: some articulations. Gois, Victor Hugo dos Santos Silva, Karina Alessandra Pessoa da https://orcid.org/0000-0002-1766-137X http://lattes.cnpq.br/4960826662569812 Silva, Karina Alessandra Pessoa da http://lattes.cnpq.br/4960826662569812 Dalto, Jader Otávio http://lattes.cnpq.br/3499880434249661 Rosa, Claudia Carreira da http://lattes.cnpq.br/7445744306144782 Matemática - Estudo e ensino Modelos matemáticos Livros didáticos Semiótica Teoria fundamentada em dados Mathematics - Study and teaching Mathematical models Textbooks Semiotics Grounded theory CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino de matemática Acompanha: Atividades de modelagem matemática em livros didáticos, é possível? The Mathematical Modeling, while an pedagogic alternative, allows the active participation of the students in the learning and teaching processes. Beyond that, there are several works that appoint that when the modeling is allied to the peircean semiotics facilitate the teacher to highlight meanings that the students give to the mathematical objects and, as of these perceptions, plot new strategies to the student’s learning. With that, we see a need to such pedagogic alternative to become more and more common and known to teachers that work on the different levels of education. For such, we propose an articulation between modelling and semiotics with the mathematics textbook, which is an important tool and very used by professors in the classroom. Thinking on the possibilities of these articulations, we investigated: “What situations-problem, that deal with functions that are defined by more than one sentence, present in textbooks from PNLD-2018, have the potential to be forwarded as Mathematical Modeling activities?”. For that, we analyzed High School mathematical textbooks that were approved on the National Program for Books and Didactic Material (PNLD – Plano Nacional do Livro e do Material Didático) from 2018. Starting from the analyzed activities, we planned and developed two modeling activities on 21 high school students from a State High School from Londrina and interviewed the class regent teacher. Inspired by the Grounded Theory, we exposed the codes that emerged, the analysis and categories performed from the signs identified on the development of the two activities. With that, we were able to infer that the selection of situations-problem on textbooks that can be forwarded as modeling activities must be done from themes that are close to the students’ day-today life. Beyond that, the “potential to” develop these modeling activities demands that the teacher know his students and develop an articulation with them. Lastly, we indicate the final considerations, taking in mind all the aspects of the research, beyond the description of the educational product linked to this master’s dissertation. A Modelagem Matemática enquanto alternativa pedagógica possibilita a participação ativa dos alunos nos processos de ensino e de aprendizagem. Além disso, há diversos trabalhos que apontam que, quando a modelagem é aliada à semiótica peirceana facilita ao professor evidenciar significados que os discentes atribuem aos objetos matemáticos e, a partir dessas percepções, traçar novas estratégias para aprendizagem dos alunos. Com isso, vemos a necessidade de tal alternativa pedagógica se tornar cada vez mais comum e conhecida por professores que atuam nos diferentes níveis de ensino. Para tal, propomos uma articulação entre modelagem e semiótica com o livro didático de matemática, que é uma importante ferramenta e muito usada por docentes em sala de aula. Pensando nas possibilidades dessas articulações, investigamos: “Que situações-problema, que tratam de funções definidas por mais de uma sentença, presentes em livros didáticos do PNLD–2018 têm potencial para serem encaminhadas enquanto atividades de Modelagem Matemática?”. Para isso, analisamos livros didáticos de matemática do Ensino Médio que foram aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2018. A partir das atividades analisadas, planejamos e desenvolvemos duas atividades de modelagem em uma turma de 21 alunos do Ensino Médio de um Colégio Estadual de Londrina e entrevistamos a professora regente da turma. Inspirados na Teoria Fundamentada em Dados (grounded theory) expomos os códigos que emergiram, as análises e categorias realizadas dos signos identificados no desenvolvimento das duas atividades. Com isso, pudemos inferir que a seleção de situações-problema em livros didáticos que podem ser encaminhadas como atividades de modelagem deve ser feita a partir de temas que se aproximam do cotidiano dos alunos. Além disso, o “potencial para” desenvolver essas atividades de modelagem demanda que o professor conheça seus alunos e estabeleça uma articulação com as experiências dos discentes. Por fim, indicamos as considerações finais considerando todos os aspectos da pesquisa, além da descrição do produto educacional vinculado a esta dissertação de mestrado. 2020-02-10T20:33:05Z 2020-02-10T20:33:05Z 2019-08-26 masterThesis GOIS, Victor Hugo dos Santos. Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações. 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4702 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Matemática - Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Livros didáticos
Semiótica
Teoria fundamentada em dados
Mathematics - Study and teaching
Mathematical models
Textbooks
Semiotics
Grounded theory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino de matemática
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Livros didáticos
Semiótica
Teoria fundamentada em dados
Mathematics - Study and teaching
Mathematical models
Textbooks
Semiotics
Grounded theory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino de matemática
Gois, Victor Hugo dos Santos
Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações
description Acompanha: Atividades de modelagem matemática em livros didáticos, é possível?
format Dissertação
author Gois, Victor Hugo dos Santos
author_sort Gois, Victor Hugo dos Santos
title Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações
title_short Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações
title_full Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações
title_fullStr Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações
title_full_unstemmed Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações
title_sort livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation GOIS, Victor Hugo dos Santos. Livro didático e atividades de modelagem matemática: algumas articulações. 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4702
_version_ 1805298344977760256
score 10,814766