Da realidade ao inventário: a construção coletiva do inventário da realidade na educação do campo

Acompanha: Inventário da realidade.

Autor principal: Alves, Whendelly Lorena Leite
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5052
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-5052
recordtype dspace
spelling riut-1-50522020-08-11T06:02:49Z Da realidade ao inventário: a construção coletiva do inventário da realidade na educação do campo From reality to inventory: the collective construction of the reality inventory in rural education Alves, Whendelly Lorena Leite Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de https://orcid.org/0000-0001-7826-686X http://lattes.cnpq.br/7491007150992831 Barbosa, Linlya Natassia Sachs Camerlengo de https://orcid.org/0000-0001-7826-686X http://lattes.cnpq.br/7491007150992831 Franco Neto, Vanessa https://orcid.org/0000-0002-2129-8040 http://lattes.cnpq.br/7067680318081607 Rocha, Zenaide de Fatima Dante Correia http://orcid.org/0000-0002-1489-6245 http://lattes.cnpq.br/6374015489865372 Educação rural Escolas rurais Inventários Pesquisa-ação em educação Cartografia Education, Rural Rural schools Inventories Action research in education Cartography CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha: Inventário da realidade. The scope of this research is the Rural Education, aiming to present and discuss the process of collective construction of the reality inventory – which is a document in which an organized record of material or immaterial aspects of the community in question is presented –by professionals two rural schools, located in agrarian reform settlements, and, as a product of this, the inventory of reality itself. The assumptions of Action Research guided this process, considering that the demand for the reality inventory came from the school community itself, which collectively worked on its construction. Also, the cartography method was useful in production and description of the data and in the reflection made from them. The reality inventory is constituted as aneducational product with the potential to be used by the schools involved and, also, by other schools – in agrarian reform spaces, but not only – that are interested in building it, as is shown the description of the activities, the methods used in data gathering and the achieved results. Esta pesquisa se insere no âmbito da Educação do Campo e tem como objetivo apresentar e discutir o processo de construção coletiva do inventário da realidade - que é um documento no qual se apresenta um registro organizado de aspectos materiais ou imateriais da comunidade em questão – por profissionais de duas escolas do campo, localizadas em assentamentos da reforma agrária, e, como produto disso, o inventário da realidade propriamente dito. Os pressupostos da pesquisa-ação nortearam esse processo, considerando que a demanda pelo inventário da realidade veio da própria comunidade escolar, que coletivamente trabalhou em sua construção. Também, o método da cartografia foi útil na produção e na descrição dos dados e na reflexão realizadas a partir deles. O inventário da realidade se constitui como um produto educacional com potencialidade para ser utilizado pelas escolas envolvidas e, também, por outras escolas – em espaços de reforma agrária, mas não apenas – que tenham interesse em construí-lo, tendo sido apresentadas a descrição da organização das atividades, dos métodos empregados para produção dos dados e dos resultados obtidos. 2020-07-02T13:19:55Z 2020-07-02T13:19:55Z 2020-03-17 masterThesis ALVES, Whendelly Lorena Leite. Da realidade ao inventário: a construção coletiva do inventário da realidade na educação do campo. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5052 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação rural
Escolas rurais
Inventários
Pesquisa-ação em educação
Cartografia
Education, Rural
Rural schools
Inventories
Action research in education
Cartography
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Educação rural
Escolas rurais
Inventários
Pesquisa-ação em educação
Cartografia
Education, Rural
Rural schools
Inventories
Action research in education
Cartography
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Alves, Whendelly Lorena Leite
Da realidade ao inventário: a construção coletiva do inventário da realidade na educação do campo
description Acompanha: Inventário da realidade.
format Dissertação
author Alves, Whendelly Lorena Leite
author_sort Alves, Whendelly Lorena Leite
title Da realidade ao inventário: a construção coletiva do inventário da realidade na educação do campo
title_short Da realidade ao inventário: a construção coletiva do inventário da realidade na educação do campo
title_full Da realidade ao inventário: a construção coletiva do inventário da realidade na educação do campo
title_fullStr Da realidade ao inventário: a construção coletiva do inventário da realidade na educação do campo
title_full_unstemmed Da realidade ao inventário: a construção coletiva do inventário da realidade na educação do campo
title_sort da realidade ao inventário: a construção coletiva do inventário da realidade na educação do campo
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ALVES, Whendelly Lorena Leite. Da realidade ao inventário: a construção coletiva do inventário da realidade na educação do campo. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5052
_version_ 1805305616373121024
score 10,814766