Modelagem matemática e raciocínio proporcional na educação infantil

Acompanha: Modelagem matemática e raciocínio proporcional: orientações para professores da educação infantil

Autor principal: Coutinho, Letícia
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5141
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-5141
recordtype dspace
spelling riut-1-51412020-08-23T06:03:03Z Modelagem matemática e raciocínio proporcional na educação infantil Mathematical modeling and proportional reasoning in early childhood education Coutinho, Letícia Tortola, Emerson https://orcid.org/0000-0002-6716-3635 http://lattes.cnpq.br/3984024867334867 Tortola, Emerson https://orcid.org/0000-0002-6716-3635 http://lattes.cnpq.br/3984024867334867 Silva, Karina Alessandra Pessoa da https://orcid.org/0000-0002-1766-137X http://lattes.cnpq.br/4960826662569812 Almeida, Lourdes Maria Werle de http://orcid.org/0000-0001-8952-1176 http://lattes.cnpq.br/2660354136462141 Modelos matemáticos Raciocínio Educação infantil Matemática - Estudo e ensino Mathematical models Reasoning Mathematics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha: Modelagem matemática e raciocínio proporcional: orientações para professores da educação infantil This research aimed to investigate how the development of proportional reasoning occurs in activities of mathematical modeling developed by students of Early Childhood Education? For that, five mathematical modeling activities were developed, among which three were analyzed. These activities were developed in a class of Maternal III, with students of 3 and 4 years old, from a Municipal Center for Early Childhood Education, public, located in a city in the Center-Western region of Paraná. We consider Mathematical Modeling as a pedagogical alternative that allows us to approach mathematically situations that are not essentially mathematical. In this context, more than an answer to the problem, it seeks to encourage students to develop and explore mathematical ideas that can be used to understand real-world situations. For data collection, we used a camcorder, some audio recorders and two cell phones, in order to record students' speeches and gestures, as well as a field diary of the researcher teacher, where she wrote down her impressions and events that most caught his attention, and the written records produced by the students. For the analysis of the activities we are guided by a qualitative approach to the data, seeking understandings about the research question. The results signaled that Early Childhood Education students are able to solve problems and build mathematical models according to their experiences, based on their interactions with other children and adults, and that, in mathematical modeling activities, they expressed ideas and ways of think that they indicate the mobilization or development of proportional reasoning, such as quantities and covariation, sharing and comparison, unitization, 5 sources of meaning for a / b, measurement and relative reasoning. Esta pesquisa teve como objetivo investigar como se dá o desenvolvimento do raciocínio proporcional em atividades de modelagem matemática desenvolvidas por alunos da Educação Infantil? Para isso, foram desenvolvidas cinco atividades de modelagem matemática, dentre as quais três foram analisadas. Essas atividades foram desenvolvidas em uma turma de Maternal III, com alunos de 3 e 4 anos, de um Centro Municipal de Educação Infantil, público, localizado em uma cidade do Centro-Ocidental Paranaense. Consideramos a Modelagem Matemática com uma alternativa pedagógica que permite abordar matematicamente situações não essencialmente matemáticas. Nesse contexto, mais que uma resposta para o problema, busca-se encorajar os alunos a desenvolver e explorar ideias matemáticas que possam ser utilizadas na compreensão de situações do mundo real. Para a coleta de dados, usamos uma filmadora, alguns gravadores de áudio e dois celulares, com o objetivo de registrar as falas e expressões gestuais dos alunos, além de um diário de campo da professora pesquisadora, onde anotou a cada atividade suas impressões e os acontecimentos que mais lhe chamaram atenção, e dos registros escritos produzidos pelos alunos. Para a análise das atividades nos pautamos em uma abordagem qualitativa dos dados, buscando compreensões acerca da questão de pesquisa. Os resultados sinalizaram que alunos da Educação Infantil têm condições de resolver problemas e construir modelos matemáticos de acordo com experiências que possuem, a partir de suas interações com outras crianças e adultos, e que, nas atividades de modelagem matemática, eles manifestaram ideias e formas de pensar que indicam a mobilização ou desenvolvimento do raciocínio proporcional, como quantidades e covariação, partilha e comparação, unitização, 5 fontes de significado para a/b, medição e raciocínio relativo. 2020-08-22T00:26:14Z 2020-08-22T00:26:14Z 2020-07-13 masterThesis COUTINHO, Letícia. Modelagem matemática e raciocínio proporcional na educação infantil. 2020. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5141 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Modelos matemáticos
Raciocínio
Educação infantil
Matemática - Estudo e ensino
Mathematical models
Reasoning
Mathematics - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Modelos matemáticos
Raciocínio
Educação infantil
Matemática - Estudo e ensino
Mathematical models
Reasoning
Mathematics - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Coutinho, Letícia
Modelagem matemática e raciocínio proporcional na educação infantil
description Acompanha: Modelagem matemática e raciocínio proporcional: orientações para professores da educação infantil
format Dissertação
author Coutinho, Letícia
author_sort Coutinho, Letícia
title Modelagem matemática e raciocínio proporcional na educação infantil
title_short Modelagem matemática e raciocínio proporcional na educação infantil
title_full Modelagem matemática e raciocínio proporcional na educação infantil
title_fullStr Modelagem matemática e raciocínio proporcional na educação infantil
title_full_unstemmed Modelagem matemática e raciocínio proporcional na educação infantil
title_sort modelagem matemática e raciocínio proporcional na educação infantil
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation COUTINHO, Letícia. Modelagem matemática e raciocínio proporcional na educação infantil. 2020. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5141
_version_ 1805318379701010432
score 10,814766