Proposta de uma sequência didática para trabalhar gravitação universal com uma discente com transtorno do espectro autista

This study proposes the elaboration and investigation of the pedagogical potential of a didactic sequence involving some methodological resources for teaching of Universal Gravitation, to a student with Autistic Spectrum Disorder (ASD). This material consists of texts and videos with a historical fo...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Tânia Cristina Serenini dos
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5165
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-5165
recordtype dspace
spelling riut-1-51652020-09-05T06:03:26Z Proposta de uma sequência didática para trabalhar gravitação universal com uma discente com transtorno do espectro autista Proposal of a teaching sequence to work universal gravitation with a discent with autistic spectrum disorder Santos, Tânia Cristina Serenini dos Fontes, Adriana da Silva https://orcid.org/0000-0002-0085-5020 http://lattes.cnpq.br/0948799905374439 Fontes, Adriana da Silva https://orcid.org/0000-0002-0085-5020 http://lattes.cnpq.br/0948799905374439 Laczkowski, Ivan Marcelo https://orcid.org/0000-0001-5567-0827 http://lattes.cnpq.br/9125564173199172 Pezarini, Rogério Ribeiro http://lattes.cnpq.br/7496217577608849 Transtornos do espectro autista Estratégias de aprendizagem Gravitação Autism spectrum disorders Learning strategies Gravitation CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Ensino This study proposes the elaboration and investigation of the pedagogical potential of a didactic sequence involving some methodological resources for teaching of Universal Gravitation, to a student with Autistic Spectrum Disorder (ASD). This material consists of texts and videos with a historical focus, the use of TDIC as simulators and the development of models seeking insertion and contribution to the teaching-learning process. Interviews were carried out with a student who has Autism Spectrum Disorder, parents, teachers and the pedagogical team, in order to understand how the teaching-learning processes occur. The physics content was worked in the evening, concurrent with regular classes with the student of the 1st year of high school, in a public school in the city of São Tomé, State of Paraná. The material developed was applied in the second half of 2019 to a student with TEA. The data collected during the implementation of the didactic sequence showed significant changes in relation to the student's learning, which can be observed through the performance of evaluations and in the development of the activities proposed in the didactic sequence. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) O presente estudo propõe a elaboração e investigação do potencial pedagógico de uma sequência didática envolvendo alguns recursos metodológicos para o ensino de Gravitação Universal, a uma discente com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este material é composto por textos e vídeos com enfoque histórico, utilização de TDIC como simuladores e elaboração de maquetes buscando a inserção e contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Foram realizadas entrevistas com uma discente que possui Transtorno do Espectro Autista, pais, professores e equipe pedagógica, visando compreender como ocorrem os processos de ensinoaprendizagem desta. O conteúdo de física foi trabalhado em período contraturno, concomitante as aulas regulares com a aluno do 1º ano do ensino médio, em um Colégio da rede pública de ensino do Município de São Tomé, Estado do Paraná. O material desenvolvido foi aplicado no segundo semestre de 2019, a uma aluna com o TEA. Os dados coletados durante a implementação da sequência didática apresentaram significativas mudanças em relação a aprendizagem da aluna, o que pode ser observado mediante a realização de avaliações e no desenvolvimento das atividades propostas na sequência didática. 2020-09-04T22:14:12Z 2020-09-04 2020-09-04T22:14:12Z 2020-04-20 masterThesis SANTOS, Tânia Cristina Serenini dos. Proposta de uma sequência didática para trabalhar gravitação universal com uma discente com transtorno do espectro autista. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5165 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campo Mourao Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Transtornos do espectro autista
Estratégias de aprendizagem
Gravitação
Autism spectrum disorders
Learning strategies
Gravitation
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Ensino
spellingShingle Transtornos do espectro autista
Estratégias de aprendizagem
Gravitação
Autism spectrum disorders
Learning strategies
Gravitation
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Ensino
Santos, Tânia Cristina Serenini dos
Proposta de uma sequência didática para trabalhar gravitação universal com uma discente com transtorno do espectro autista
description This study proposes the elaboration and investigation of the pedagogical potential of a didactic sequence involving some methodological resources for teaching of Universal Gravitation, to a student with Autistic Spectrum Disorder (ASD). This material consists of texts and videos with a historical focus, the use of TDIC as simulators and the development of models seeking insertion and contribution to the teaching-learning process. Interviews were carried out with a student who has Autism Spectrum Disorder, parents, teachers and the pedagogical team, in order to understand how the teaching-learning processes occur. The physics content was worked in the evening, concurrent with regular classes with the student of the 1st year of high school, in a public school in the city of São Tomé, State of Paraná. The material developed was applied in the second half of 2019 to a student with TEA. The data collected during the implementation of the didactic sequence showed significant changes in relation to the student's learning, which can be observed through the performance of evaluations and in the development of the activities proposed in the didactic sequence.
format Dissertação
author Santos, Tânia Cristina Serenini dos
author_sort Santos, Tânia Cristina Serenini dos
title Proposta de uma sequência didática para trabalhar gravitação universal com uma discente com transtorno do espectro autista
title_short Proposta de uma sequência didática para trabalhar gravitação universal com uma discente com transtorno do espectro autista
title_full Proposta de uma sequência didática para trabalhar gravitação universal com uma discente com transtorno do espectro autista
title_fullStr Proposta de uma sequência didática para trabalhar gravitação universal com uma discente com transtorno do espectro autista
title_full_unstemmed Proposta de uma sequência didática para trabalhar gravitação universal com uma discente com transtorno do espectro autista
title_sort proposta de uma sequência didática para trabalhar gravitação universal com uma discente com transtorno do espectro autista
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SANTOS, Tânia Cristina Serenini dos. Proposta de uma sequência didática para trabalhar gravitação universal com uma discente com transtorno do espectro autista. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5165
_version_ 1805299799889543168
score 10,814766