A articulação dos saberes docentes à história e filosofia da ciência no processo formativo de um professor de química

This article aims to analyze how the articulation of teacher knowledge mobilized by a future professor of Chemistry to the History and Philosophy of Science (HPS) in the context of the disciplines of Supervised Stage. In this context, we will use, as a methodological reference for the organization,...

ver descrição completa

Autor principal: Ramos, Luara Wesley Candeu
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5525
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-5525
recordtype dspace
spelling riut-1-55252020-11-06T13:37:02Z A articulação dos saberes docentes à história e filosofia da ciência no processo formativo de um professor de química The articulation of teaching knowledge to the history and philosophy of science in the formative process of a professor of chemistry Ramos, Luara Wesley Candeu Stanzani, Enio de Lorena Stanzani, Enio de Lorena Rivelini, Angelica Cristina Hilário, Ana Paula Professores - Formação Ciência - História Ciência - Filosofia Teachers, Training of Science - History Science - Philosophy CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA This article aims to analyze how the articulation of teacher knowledge mobilized by a future professor of Chemistry to the History and Philosophy of Science (HPS) in the context of the disciplines of Supervised Stage. In this context, we will use, as a methodological reference for the organization, analysis and interpretation of the data, the presuppositions in the Content Analysis, based essentially on the ideas of Bardin (2011) and adopt as a priori categories the Teaching Knowledge in History of Science - disciplinary; pedagogical; curricular; and experiential, presented by Stanzani et al (2017). Given the above, the research results showed that the knowledges mobilized by the licensing were elaborated again during the stages, and in the first moment, even if not founded, the licensing prioritized the pedagogical knowledge, and at the end of the stages prioritized the experiential ones. In this sense, it is understood that the process of placing the licensing in an active role in evaluating his own posture and dynamics in the classroom, using a historical approach in the proposition of the classes, contributes to a more reflective formation, allowing the licenciando to reassess and re-elaborated their initial ideas, reflecting on their conceptions and how they may imply in the teaching and learning process of scientific concepts. Este artigo tem como objetivo de pesquisa analisar como se dá a articulação dos saberes docentes mobilizados por um futuro professor de Química à História e Filosofia da Ciência (HFC) no contexto das disciplinas de Estágio Supervisionado. Nesse contexto, utilizaremos como referencial metodológico para organização, análise e interpretação dos dados os pressupostos na Análise de Conteúdo, fundamentados essencialmente nas ideias de Bardin (2011) e adotaremos como categorias a priori os Saberes Docentes em História da Ciência – disciplinar; pedagógico; curricular; e experiencial, apresentados por Stanzani et al (2017). Dado o exposto, os resultados da pesquisa evidenciaram que os saberes mobilizados pelo licenciando foram reelaborados no decorrer dos estágios, sendo que no primeiro momento, mesmo que não fundamentados, o licenciando priorizava os saberes pedagógicos, e no final dos estágios priorizou os experienciais. Nesse sentido, entende-se que o processo de colocar o licenciando em um papel ativo ao avaliar sua própria postura e dinâmica em sala de aula, utilizando uma abordagem histórica na proposição das aulas, contribui para uma formação mais reflexiva, permitindo que o licenciando reavaliasse e reelaborasse suas ideias iniciais, refletindo sobre suas concepções e como estas podem implicar no processo de ensino e de aprendizagem dos conceitos científicos. 2020-11-06T13:37:02Z 2020-11-06T13:37:02Z 2018-11-22 bachelorThesis RAMOS, Luara Wesley Candeu. A articulação dos saberes docentes à história e filosofia da ciência no processo formativo de um professor de química. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5525 por embargoedAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Apucarana Brasil Licenciatura em Química UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Professores - Formação
Ciência - História
Ciência - Filosofia
Teachers, Training of
Science - History
Science - Philosophy
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
spellingShingle Professores - Formação
Ciência - História
Ciência - Filosofia
Teachers, Training of
Science - History
Science - Philosophy
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Ramos, Luara Wesley Candeu
A articulação dos saberes docentes à história e filosofia da ciência no processo formativo de um professor de química
description This article aims to analyze how the articulation of teacher knowledge mobilized by a future professor of Chemistry to the History and Philosophy of Science (HPS) in the context of the disciplines of Supervised Stage. In this context, we will use, as a methodological reference for the organization, analysis and interpretation of the data, the presuppositions in the Content Analysis, based essentially on the ideas of Bardin (2011) and adopt as a priori categories the Teaching Knowledge in History of Science - disciplinary; pedagogical; curricular; and experiential, presented by Stanzani et al (2017). Given the above, the research results showed that the knowledges mobilized by the licensing were elaborated again during the stages, and in the first moment, even if not founded, the licensing prioritized the pedagogical knowledge, and at the end of the stages prioritized the experiential ones. In this sense, it is understood that the process of placing the licensing in an active role in evaluating his own posture and dynamics in the classroom, using a historical approach in the proposition of the classes, contributes to a more reflective formation, allowing the licenciando to reassess and re-elaborated their initial ideas, reflecting on their conceptions and how they may imply in the teaching and learning process of scientific concepts.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Ramos, Luara Wesley Candeu
author_sort Ramos, Luara Wesley Candeu
title A articulação dos saberes docentes à história e filosofia da ciência no processo formativo de um professor de química
title_short A articulação dos saberes docentes à história e filosofia da ciência no processo formativo de um professor de química
title_full A articulação dos saberes docentes à história e filosofia da ciência no processo formativo de um professor de química
title_fullStr A articulação dos saberes docentes à história e filosofia da ciência no processo formativo de um professor de química
title_full_unstemmed A articulação dos saberes docentes à história e filosofia da ciência no processo formativo de um professor de química
title_sort articulação dos saberes docentes à história e filosofia da ciência no processo formativo de um professor de química
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation RAMOS, Luara Wesley Candeu. A articulação dos saberes docentes à história e filosofia da ciência no processo formativo de um professor de química. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5525
_version_ 1703204766461460480
score 10,966579