Desenvolvimento de vestuários para mulheres sexagenárias: uma proposta estético-funcional adequada às novas necessidades da era contemporânea

The third age has become in a powerful representative segment in Brazil due to the longevity, the life quality and the reduction of the birth rate. Considering the fast increase of this group, the poor investments and strategies designated for it can be noticed, mainly concerning the fashion clothin...

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Autor principal: Aoki, Luciane Emy
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5798
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spelling riut-1-57982020-11-09T18:41:38Z Desenvolvimento de vestuários para mulheres sexagenárias: uma proposta estético-funcional adequada às novas necessidades da era contemporânea Development of sexagenarian women clothing: a esthetic-functional proposal that fits with new necessities of age contemporary Aoki, Luciane Emy D Andréa, Janeti Marques D Andréa, Janeti Marques Pinheiro, Nélio Nagamatsu, Rosimeiri Naomi Roupas femininas Roupas - Confecção - Moldes Idosas Women's clothing Dressmaking - Pattern design Older women CNPQ::OUTROS::DESENHO DE MODA The third age has become in a powerful representative segment in Brazil due to the longevity, the life quality and the reduction of the birth rate. Considering the fast increase of this group, the poor investments and strategies designated for it can be noticed, mainly concerning the fashion clothing’s consumption for women of this age group. The identification of cultural, social and psychological aspects that impact directly in the third age women’s consumption behavior could help to collect some important information for this work. This project was organized by a qualitative research with assertive inquiry, in order to reach the development of sexagenarian women clothing attending their esthetic and functional necessities. The enforcement of ergonomic modeling and the anthropometric adaptation are technical to be developed to result in desired targets. A longevidade, a qualidade de vida da população e a redução das taxas de natalidade vêm tornando o segmento da terceira idade cada vez mais representativo no Brasil. Considerando o acelerado crescimento desse grupo, pode-se observar poucos investimentos e estratégias destinados a ele, principalmente no que diz respeito ao consumo de vestuário com referências de moda para mulheres desta faixa etária. A identificação dos aspectos culturais, sociais e psicológicos que influenciam no comportamento de consumo da mulher da terceira idade, poderá contribuir na coleta de importantes informações para este trabalho. Complementado por uma pesquisa qualitativa baseada em questionários, o presente estudo tem como proposta o desenvolvimento de vestuários que atendam às necessidades das mulheres sexagenárias, conjugando aspectos funcionais e estéticos. A aplicação da modelagem ergonômica e a adaptação antropométrica são técnicas a serem desenvolvidas na obtenção dos resultados que se pretende alcançar. 2020-11-09T18:41:38Z 2020-11-09T18:41:38Z 2015-06-18 bachelorThesis AOKI, Luciane Emy. Desenvolvimento de vestuários para mulheres sexagenárias: uma proposta estético-funcional adequada às novas necessidades da era contemporânea. 2015. 136 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5798 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Apucarana Brasil Tecnologia em Design de Moda UTFPR
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Desenvolvimento de vestuários para mulheres sexagenárias: uma proposta estético-funcional adequada às novas necessidades da era contemporânea
description The third age has become in a powerful representative segment in Brazil due to the longevity, the life quality and the reduction of the birth rate. Considering the fast increase of this group, the poor investments and strategies designated for it can be noticed, mainly concerning the fashion clothing’s consumption for women of this age group. The identification of cultural, social and psychological aspects that impact directly in the third age women’s consumption behavior could help to collect some important information for this work. This project was organized by a qualitative research with assertive inquiry, in order to reach the development of sexagenarian women clothing attending their esthetic and functional necessities. The enforcement of ergonomic modeling and the anthropometric adaptation are technical to be developed to result in desired targets.
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