Análise do processo de avaliação na disciplina de química a partir das concepções de professor e estudantes do ensino médio
Considering the test as an intentional process of favoring student learning and teaching work, we have as a general objective of this work to identify and analyze the conceptions of teachers and students of the discipline of High School Chemistry on the test process, as well as the strategies of use...
Autor principal: | Siminoski, Raquel Dziubate |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6148 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-6148 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-61482020-11-09T19:46:08Z Análise do processo de avaliação na disciplina de química a partir das concepções de professor e estudantes do ensino médio Siminoski, Raquel Dziubate Deimling, Natalia Neves Macedo Deimling, Natalia Neves Macedo Marciniuk, Letícia Ledo Consolin Filho, Nelson Química Avaliação Aprendizagem Chemistry Evaluation Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA Considering the test as an intentional process of favoring student learning and teaching work, we have as a general objective of this work to identify and analyze the conceptions of teachers and students of the discipline of High School Chemistry on the test process, as well as the strategies of used by teachers. For that, a qualitative approach was developed with thirteen high school students from different periods (morning, afternoon and evening) and with a Chemistry teacher from a Public School of the state of Paraná belonging to Núcleo Regional de Educação in Campo Mourão. For the construction of the data, we used as interview instruments, questionnaires, documentary analysis and observations in the classroom. For the data analysis we use triangulation and categorization as techniques. Our theoretical framework was based on studies and research that discuss the evaluation of the education process at micro and macro level. From the analysis of the data, it was possible to identify both teacher and student conceptions about the evaluation of the teaching-learning process as well as the strategies used by them and the facilities, difficulties and challenges of this process in daily school life. We hope, with this study, to provide a critical and reasoned analysis and reflection of teachers, especially Chemistry teachers of the High School, on their conceptions and pedagogical practices in relation to evaluation methods and process, offering them new reflections for the development of the evaluation a moment of learning. Considerando a avaliação um processo intencional de favorecimento da aprendizagem discente e do trabalho docente, traçamos como objetivo geral desse trabalho identificar e analisar as concepções de professores e alunos da disciplina de Química do ensino médio sobre o processo de avaliação, bem como as estratégias de avaliação utilizadas por esses professores. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso de abordagem qualitativa com treze estudantes do terceiro ano do ensino médio de diferentes períodos (matutino, vespertino e noturno) e com uma professora de Química de uma escola pública da rede estadual de ensino pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão. Para construção dos dados, utilizamos como instrumentos entrevista, questionários, análise documental e observações em sala de aula. Para a análise dos dados utilizamos como técnicas a triangulação e categorização. Nosso referencial teórico foi pautado em estudos e pesquisas que discutem sobre a avaliação do processo educativo em nível micro e macro. A partir da análise dos dados, foi possível identificar tanto as concepções da professora e dos estudantes sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem quanto as estratégias por eles utilizadas e as facilidades, dificuldades e desafios desse processo no cotidiano escolar. Esperamos com este estudo proporcionar a análise e reflexão crítica e fundamentada de professores, em especial dos professores de Química do ensino médio sobre suas concepções e práticas pedagógicas frente aos métodos e processos de avaliação, oferecendo-os novas reflexões para o desenvolvimento da avaliação enquanto mais um momento de aprendizagem. 2020-11-09T19:46:08Z 2020-11-09T19:46:08Z 2018-06-29 bachelorThesis SIMINOSKI, Raquel Dziubate. Análise do processo de avaliação na disciplina de química a partir das concepções de professor e estudantes do ensino médio. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6148 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campo Mourao Brasil Departamento Acadêmico de Química Licenciatura em Química UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Química Avaliação Aprendizagem Chemistry Evaluation Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
spellingShingle |
Química Avaliação Aprendizagem Chemistry Evaluation Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA Siminoski, Raquel Dziubate Análise do processo de avaliação na disciplina de química a partir das concepções de professor e estudantes do ensino médio |
description |
Considering the test as an intentional process of favoring student learning and teaching work, we have as a general objective of this work to identify and analyze the conceptions of teachers and students of the discipline of High School Chemistry on the test process, as well as the strategies of used by teachers. For that, a qualitative approach was developed with thirteen high school students from different periods (morning, afternoon and evening) and with a Chemistry teacher from a Public School of the state of Paraná belonging to Núcleo Regional de Educação in Campo Mourão. For the construction of the data, we used as interview instruments, questionnaires, documentary analysis and observations in the classroom. For the data analysis we use triangulation and categorization as techniques. Our theoretical framework was based on studies and research that discuss the evaluation of the education process at micro and macro level. From the analysis of the data, it was possible to identify both teacher and student conceptions about the evaluation of the teaching-learning process as well as the strategies used by them and the facilities, difficulties and challenges of this process in daily school life. We hope, with this study, to provide a critical and reasoned analysis and reflection of teachers, especially Chemistry teachers of the High School, on their conceptions and pedagogical practices in relation to evaluation methods and process, offering them new reflections for the development of the evaluation a moment of learning. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Siminoski, Raquel Dziubate |
author_sort |
Siminoski, Raquel Dziubate |
title |
Análise do processo de avaliação na disciplina de química a partir das concepções de professor e estudantes do ensino médio |
title_short |
Análise do processo de avaliação na disciplina de química a partir das concepções de professor e estudantes do ensino médio |
title_full |
Análise do processo de avaliação na disciplina de química a partir das concepções de professor e estudantes do ensino médio |
title_fullStr |
Análise do processo de avaliação na disciplina de química a partir das concepções de professor e estudantes do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Análise do processo de avaliação na disciplina de química a partir das concepções de professor e estudantes do ensino médio |
title_sort |
análise do processo de avaliação na disciplina de química a partir das concepções de professor e estudantes do ensino médio |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
SIMINOSKI, Raquel Dziubate. Análise do processo de avaliação na disciplina de química a partir das concepções de professor e estudantes do ensino médio. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6148 |
_version_ |
1805321276304130048 |
score |
10,814766 |