Percepção do usuário em aplicações de realidade aumentada
Recent technological advances have provided devices that enable the integration between real and virtual elements of the scene. Augmented Reality (AR) technics enables the user to maintain his sense of presence inside the virtual environment and can interact with virtual objects. Many of AR applicat...
Autor principal: | Taira, Gabriel Mamoru Nakamura |
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Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7405 |
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riut-1-74052020-11-10T19:50:05Z Percepção do usuário em aplicações de realidade aumentada Taira, Gabriel Mamoru Nakamura Sanches, Silvio Ricardo Rodrigues Sanches, Silvio Ricardo Rodrigues Damasceno, Eduardo Filgueiras Paschoal, Alexandre Rossi Realidade aumentada Percepção Projeto experimental Augmented reality Perception Experimental design CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO Recent technological advances have provided devices that enable the integration between real and virtual elements of the scene. Augmented Reality (AR) technics enables the user to maintain his sense of presence inside the virtual environment and can interact with virtual objects. Many of AR applications run on desktop PCs or notebook computers in which is performed the capture of the scene by a conventional webcam. In these applications, the system shows the AR environment within a window (the screen) to users. Camera pose and position estimation is important since the local in which we capture the scene can affect the accuracy of tasks. The objective of this research is apply subjective experiments to find the best camera pose and position setting in AR applications that running on desktops. Os avanços tecnológicos proporcionaram recursos que permitem a integração entre elementos reais e virtuais em uma cena. A Realidade Aumentada (RA) possibilita que o usuário mantenha o senso de presença no mundo real e possa interagir com objetos virtuais. Muitas das aplicações de RA são executadas em desktops ou notebooks em que a captura da cena é realizada por meio de webcam. Nessas aplicações, o ambiente aumentado é visualizado na tela. O posicionamento da câmera é fator importante nessas aplicações, uma vez que a posição e o ângulo em que a cena é capturada pode afetar a precisão nas tarefas realizadas. O objetivo desta pesquisa é, por meio de experimentos subjetivos, encontrar as melhores posição e ângulo para ajuste da câmera em aplicações de RA executadas em desktops. 2020-11-10T19:50:04Z 2020-11-10T19:50:04Z 2016-06-14 bachelorThesis TAIRA, Gabriel Mamoru Nakamura. Percepção do usuário em aplicações de realidade aumentada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7405 por embargoedAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Cornelio Procopio Brasil Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas UTFPR |
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Recent technological advances have provided devices that enable the integration between real and virtual elements of the scene. Augmented Reality (AR) technics enables the user to maintain his sense of presence inside the virtual environment and can interact with virtual objects. Many of AR applications run on desktop PCs or notebook computers in which is performed the capture of the scene by a conventional webcam. In these applications, the system shows the AR environment within a window (the screen) to users. Camera pose and position estimation is important since the local in which we capture the scene can affect the accuracy of tasks. The objective of this research is apply subjective experiments to find the best camera pose and position setting in AR applications that running on desktops. |
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TAIRA, Gabriel Mamoru Nakamura. Percepção do usuário em aplicações de realidade aumentada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016. |
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