Futebol: o endividamento dos clubes brasileiros na perspectiva de um dos gestores esportivos da cidade de Curitiba/PR
O futebol é um dos esportes mais populares do mundo e o mais popular e praticado no Brasil. Com o passar dos anos, passou a movimentar uma grande quantidade de recursos financeiros. Tais recursos podem ter diversas origens tais como, patrocinadores esportivos, ações de marketing para promover a imag...
Autor principal: | Brunner, Rodolpho |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7926 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O futebol é um dos esportes mais populares do mundo e o mais popular e praticado no Brasil. Com o passar dos anos, passou a movimentar uma grande quantidade de recursos financeiros. Tais recursos podem ter diversas origens tais como, patrocinadores esportivos, ações de marketing para promover a imagem do clube, renda de bilheteria, direitos de transmissão de jogos, entre outros. Nesse sentido, o futebol passou a ser uma rentável fonte de investimento e de retorno de capital, levando-se em conta a mercantilização e espetacularização do esporte. Junto com este desenvolvimento, os clubes devem ter uma gestão transparente, organizada e sustentável, situação que não ocorre em muitos clubes do Brasil, haja visto o crescimento do número de clubes endividados em nosso país e cada vez mais é comum encontrar clubes brasileiros em péssimas situações econômicas. No intuito de diminuir as dívidas dos clubes, em 2015 o Governo Federal sancionou a Medida Provisória nº 671 (MP do Futebol), nela estão incluídas medidas e orientações financeiras para que os clubes saiam do débito com a Receita Federal. Com esse foco em mente, o objetivo principal deste estudo foi analisar o ponto de vista de um dos gestores esportivos da cidade de Curitiba/PR em relação ao endividamento dos clubes brasileiros de futebol. Esta pesquisa foi de natureza qualitativa, descritiva e classificada como um estudo de caso. Por meio de um questionário estruturado, foi realizada uma entrevista com o gestor esportivo de um clube da cidade de Curitiba/PR, a saber, Coritiba Foot Ball Club. Por meio do questionário, o gestor informou o seu posicionamento em relação à MP do Futebol e ao atual momento econômico dos clubes de futebol, do Brasil. Os dados foram analisados em duas frentes complementares, a) através da Teoria dos Campos (BOURDIEU, 1883) com os conceitos de campo, capital e habitus; e b) uso da Análise de Discurso (PÊCHEUX, 1990). Após a análise, constatou-se o posicionamento do entrevistado a favor das mudanças implementadas na MP do Futebol e, segundo ele, a total dependência dos clubes de futebol do Brasil em relação à política para sua sobrevivência. A pesquisa poderia ter uma abrangência elevada se o número de clubes participantes fosse maior, porém estes se recusaram a participar das entrevistas. Constatando-se que seria um tema atual e que gera polêmica quando discutido. |
---|