Ferramenta de auxílio ao desenvolvimento do pensamento computacional: uma plataforma robótica controlada por smartphone

The dificulty of students in learning logic and programming languages leads to the creation of many technological solutions to assist in the teaching-learning process. Among these solution, two common approaches are robotics and graphical programming based languages. Researches indicate that these t...

ver descrição completa

Principais autores: Reis, Cibele Alves da Silva, Sarmento, Henrique Reinaldo, Zaramella, Vinicius
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8156
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-8156
recordtype dspace
spelling riut-1-81562020-11-11T13:42:20Z Ferramenta de auxílio ao desenvolvimento do pensamento computacional: uma plataforma robótica controlada por smartphone Reis, Cibele Alves da Silva Sarmento, Henrique Reinaldo Zaramella, Vinicius Almeida, Leonelo Dell Anhol Tacla, Cesar Augusto Robótica Smartphones Inteligência computacional Robotics Smartphones Computational intelligence Engenharia de Computação The dificulty of students in learning logic and programming languages leads to the creation of many technological solutions to assist in the teaching-learning process. Among these solution, two common approaches are robotics and graphical programming based languages. Researches indicate that these tools can help youth to think systematically and develop computational thinking, and that this result can be enhanced with the application of a problem based learning methodology. Therefore, this work describes the development of Plataforma Coffee, which involves a block programming Web environment and a smartphone as a robot controller unit. This platform can be easily expanded to work with various mobile devices and robotic kits. Another accomplishment of this work was the application of the platform in a classroom with the aim of evaluating the tool produced and the students' motivation while using it. Besides the tool evaluation by student, it was performed a heuristic usability evaluation of the Web programming environment, in which was verified that the platform is aesthetically pleasing and consistent in its content. At the end of this work, it was possible to observe that the presented solution can serve as a stimulus for students and assist in understanding programming concepts. A dificuldade dos alunos em aprender logica e linguagens de programação faz com que várias soluções tecnológicas sejam criadas para auxiliar neste processo de ensino-aprendizagem. Entre as soluções tecnológicas, duas abordagens utilizadas são a robótica e a programação a partir de linguagens graças. A literatura indica que estas ferramentas podem auxiliar jovens a raciocinar de forma sistemática e desenvolver o pensamento computacional, e que este resultado pode ser potencializado com aplicação da metodologia de aprendizado baseado em problemas. Sendo assim, este trabalho descreve o desenvolvimento da Plataforma Coffee, constituída por um ambiente Web de programação em blocos, e um smartphone como unidade controladora de uma base robótica. Esta plataforma pode ser facilmente expandida para funcionar com diversos dispositivos móveis e kits robóticos. Outra realização deste trabalho foi a aplicação da plataforma em sala de aula com o objetivo de avaliar a ferramenta produzida e a motivação dos alunos ao utilizá-la. Além da avaliação da ferramenta pelos alunos foi realizada uma avaliação heurística da usabilidade do ambiente Web de programação, nesta foi possível verificar que a plataforma _e esteticamente agradável e consistente em seu conteúdo. Ao final do estudo foi possível constatar que a solução apresentada pode servir como estímulo para os alunos e auxiliar na compreensão de conceitos de programação. 2020-11-11T13:42:20Z 2020-11-11T13:42:20Z 2014-09-04 bachelorThesis REIS, Cibele Alves da Silva; SARMENTO, Henrique Reinaldo; ZARAMELLA, Vinicius. Ferramenta de auxílio ao desenvolvimento do pensamento computacional: uma plataforma robótica controlada por smartphone. 2014. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8156 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Departamento Acadêmico de Informática
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Robótica
Smartphones
Inteligência computacional
Robotics
Smartphones
Computational intelligence
Engenharia de Computação
spellingShingle Robótica
Smartphones
Inteligência computacional
Robotics
Smartphones
Computational intelligence
Engenharia de Computação
Reis, Cibele Alves da Silva
Sarmento, Henrique Reinaldo
Zaramella, Vinicius
Ferramenta de auxílio ao desenvolvimento do pensamento computacional: uma plataforma robótica controlada por smartphone
description The dificulty of students in learning logic and programming languages leads to the creation of many technological solutions to assist in the teaching-learning process. Among these solution, two common approaches are robotics and graphical programming based languages. Researches indicate that these tools can help youth to think systematically and develop computational thinking, and that this result can be enhanced with the application of a problem based learning methodology. Therefore, this work describes the development of Plataforma Coffee, which involves a block programming Web environment and a smartphone as a robot controller unit. This platform can be easily expanded to work with various mobile devices and robotic kits. Another accomplishment of this work was the application of the platform in a classroom with the aim of evaluating the tool produced and the students' motivation while using it. Besides the tool evaluation by student, it was performed a heuristic usability evaluation of the Web programming environment, in which was verified that the platform is aesthetically pleasing and consistent in its content. At the end of this work, it was possible to observe that the presented solution can serve as a stimulus for students and assist in understanding programming concepts.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Reis, Cibele Alves da Silva
Sarmento, Henrique Reinaldo
Zaramella, Vinicius
author_sort Reis, Cibele Alves da Silva
title Ferramenta de auxílio ao desenvolvimento do pensamento computacional: uma plataforma robótica controlada por smartphone
title_short Ferramenta de auxílio ao desenvolvimento do pensamento computacional: uma plataforma robótica controlada por smartphone
title_full Ferramenta de auxílio ao desenvolvimento do pensamento computacional: uma plataforma robótica controlada por smartphone
title_fullStr Ferramenta de auxílio ao desenvolvimento do pensamento computacional: uma plataforma robótica controlada por smartphone
title_full_unstemmed Ferramenta de auxílio ao desenvolvimento do pensamento computacional: uma plataforma robótica controlada por smartphone
title_sort ferramenta de auxílio ao desenvolvimento do pensamento computacional: uma plataforma robótica controlada por smartphone
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation REIS, Cibele Alves da Silva; SARMENTO, Henrique Reinaldo; ZARAMELLA, Vinicius. Ferramenta de auxílio ao desenvolvimento do pensamento computacional: uma plataforma robótica controlada por smartphone. 2014. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8156
_version_ 1805307965490593792
score 10,814766