A aproximação da pedagogia da alternância com tendências pedagógicas educacionais à luz da contribuição de pensadores da educação
Composed by three chapters, this dissertation addresses the Pedagogy of Alternation as a methodological proposal for the field population with the aim of clarifying its theoretical and methodological frameworks and its approach to the educational learning trends in light of the contribution of educ...
Autor principal: | Bordin, Rodrigo |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2014
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/864 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-864 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-8642015-03-07T06:15:46Z A aproximação da pedagogia da alternância com tendências pedagógicas educacionais à luz da contribuição de pensadores da educação Bordin, Rodrigo Bernartt, Maria de Lourdes Educação - Estudo e ensino Educação rural Education - Study and teaching Education, Rural Composed by three chapters, this dissertation addresses the Pedagogy of Alternation as a methodological proposal for the field population with the aim of clarifying its theoretical and methodological frameworks and its approach to the educational learning trends in light of the contribution of educational thinkers. Characterized as literature, it is a study about Field Education emphasizing its historical context and some conceptual elements as well as the emergence of the Pedagogy of Alternation in the world and in brazilian context, allowing to realize the intrinsic relationship that is with this methodological approach to the field education. Also, it makes a theoretical and conceptual overview of the pillars and instruments that make up the pedagogical practice of this educational proposal evidencing the comprehensive training, scientific and professional guidance through the dialogue of knowledge from family, social and educational context in an interdisciplinary way. It was also studied the contribution of educational thinkers to the Pedagogy of Alternation in order to verify this proposed approach education with educational pedagogical trends which enabled the realization that its theoretical and methodological foundations rely on different trends teaching and in that context , there is a vast field of studies to show and (re)create. Composta por três capítulos, a presente dissertação aborda a Pedagogia da Alternância como proposta metodológica destinada à população do campo com o objetivo de apresentar os seus referenciais teóricos e metodológicos e sua aproximação com tendências pedagógicas educacionais à luz da contribuição de pensadores da educação. Caracterizando-se como pesquisa bibliográfica, faz-se um estudo acerca da Educação do Campo enfatizando-se o contexto histórico e alguns elementos conceituais, bem como o surgimento da Pedagogia da Alternância no contexto mundial e brasileiro, permitindo-se perceber as relações intrínsecas que há nessa proposta metodológica com a educação do campo. Faz-se, também, um apanhado teórico-conceitual dos pilares e instrumentos que compõem a prática pedagógica desta proposta educacional evidenciando- se a formação integral, técnico/científica e orientação profissional através do diálogo de saberes a partir do contexto familiar, social e educativo de forma interdisciplinar. Estudou-se, também, a contribuição de pensadores da educação à Pedagogia da Alternância com o intuito de se verificar a aproximação dessa proposta de educação com as tendências pedagógicas educacionais o que permitiu a compreensão de que seus fundamentos teóricos e metodológicos se apoiam em diferentes tendências pedagógicas e que, nesse contexto, há um vasto campo de estudos para se mostrar e (re)criar. 2014-07-23T12:08:21Z 2014-07-23T12:08:21Z 2014-03-28 masterThesis BORDIN, Rodrigo. A aproximação da pedagogia da alternância com tendências pedagógicas educacionais à luz da contribuição de pensadores da educação. 2014. 111 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/864 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Educação - Estudo e ensino Educação rural Education - Study and teaching Education, Rural |
spellingShingle |
Educação - Estudo e ensino Educação rural Education - Study and teaching Education, Rural Bordin, Rodrigo A aproximação da pedagogia da alternância com tendências pedagógicas educacionais à luz da contribuição de pensadores da educação |
description |
Composed by three chapters, this dissertation addresses the Pedagogy of Alternation as a methodological proposal for the field population with the aim of
clarifying its theoretical and methodological frameworks and its approach to the educational learning trends in light of the contribution of educational thinkers.
Characterized as literature, it is a study about Field Education emphasizing its
historical context and some conceptual elements as well as the emergence of
the Pedagogy of Alternation in the world and in brazilian context, allowing to
realize the intrinsic relationship that is with this methodological approach to the
field education. Also, it makes a theoretical and conceptual overview of the pillars and instruments that make up the pedagogical practice of this educational
proposal evidencing the comprehensive training, scientific and professional
guidance through the dialogue of knowledge from family, social and educational
context in an interdisciplinary way. It was also studied the contribution of educational
thinkers to the Pedagogy of Alternation in order to verify this proposed
approach education with educational pedagogical trends which enabled the realization that its theoretical and methodological foundations rely on different
trends teaching and in that context , there is a vast field of studies to show and
(re)create. |
format |
Dissertação |
author |
Bordin, Rodrigo |
author_sort |
Bordin, Rodrigo |
title |
A aproximação da pedagogia da alternância com tendências pedagógicas educacionais à luz da contribuição de pensadores da educação |
title_short |
A aproximação da pedagogia da alternância com tendências pedagógicas educacionais à luz da contribuição de pensadores da educação |
title_full |
A aproximação da pedagogia da alternância com tendências pedagógicas educacionais à luz da contribuição de pensadores da educação |
title_fullStr |
A aproximação da pedagogia da alternância com tendências pedagógicas educacionais à luz da contribuição de pensadores da educação |
title_full_unstemmed |
A aproximação da pedagogia da alternância com tendências pedagógicas educacionais à luz da contribuição de pensadores da educação |
title_sort |
aproximação da pedagogia da alternância com tendências pedagógicas educacionais à luz da contribuição de pensadores da educação |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2014 |
citation |
BORDIN, Rodrigo. A aproximação da pedagogia da alternância com tendências pedagógicas educacionais à luz da contribuição de pensadores da educação. 2014. 111 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/864 |
_version_ |
1805298491187003392 |
score |
10,814766 |